Ecossistema Apple: dicas para usar seu iPhone e Mac juntos

Usuários de iPhone e MacBook podem aproveitar os recursos do ecossistema Apple e garantir uma integração completa em seus dispositivos

O ecossistema Apple é conhecido pela perfeita integração entre dispositivos, permitindo que os usuários aproveitem ao máximo os seus produtos. Por exemplo, se você possui um iPhone e um Mac, saiba que existem dezenas de recursos esperando para serem explorados. Aliás, todas essas possibilidades garantem a melhor experiência de uso, com funcionalidades extras para os felizes proprietários de dispositivos Apple.

 

Por que o ecossistema Apple é tão interessante?

Essa é a “pergunta de milhões…” Afinal, o ecossistema Apple oferece vantagens que se voltam à eficiência e à produtividade na rotina. Com a capacidade de sincronizar perfeitamente dispositivos como iPhone, Mac, iPad e Apple Watch, a gigante de Cupertino permite uma transição suave entre tarefas, bem como o acesso aos dados em qualquer lugar. Em meio à rotina atribulada, isso representa uma ajuda de grande valor.

Além disso, a interconexão de aplicativos e serviços, junto a medidas de segurança como a Autenticação de Dois Fatores, proporciona uma experiência extremamente confiável. Não à toa, a oferta de recursos e a constante inovação da Apple tornam seu ecossistema uma escolha popular entre usuários que prezam por simplicidade e conveniência em suas vidas digitais.

 

Antes de começar

Antes de explorar todas as funções, verifique alguns pré-requisitos importantes em seus dispositivos:

  • O Wi-Fi e o Bluetooth devem estar ativados em ambos os aparelhos.
  • O iPhone e o Mac precisam estar com a mesma Conta Apple conectada.
  • Ambos devem estar com versões atualizadas do sistema (iOS, iPadOS e macOS).

Com tudo configurado, é só aproveitar a integração!

 

Ecossistema Apple

 

Quais as vantagens de usar iPhone, iPad e Mac juntos?

 

Continuidade no trabalho

Em primeiro lugar, os recursos de continuidade permitem iniciar uma tarefa num dispositivo e terminá-la em outro sem interrupções. Um exemplo é o Handoff, que possibilita escrever um e-mail, mensagem ou documento no iPhone e, em seguida, continuar de onde parou no Mac. Parece mágica, mas não é! Aliás, lembre-se que para usar o Handoff, os dispositivos devem estar conectados à mesma rede wi-fi, bem com o Bluetooth ligado, além de estar logados na mesma conta.

 

Copie e cole do Mac para iPhone

Uma ferramenta incrivelmente útil permite copiar e colar entre dispositivos. Com a Área de Transferência Universal, o usuário consegue copiar textos, imagens e até mesmo vídeos em um dispositivo Apple e colar o conteúdo desejado em outro. Tudo isso de um jeito simples e instantâneo. Por exemplo, é possível pesquisar uma receita no Mac e colá-la diretamente em uma nota no iPhone. Simples assim! Para isso, você precisa:

  1. Selecionar o texto ou a imagem que deseja copiar com o cursor, pressionando Command+C ou escolher Editar > Copiar na barra de menus.
  2. No outro dispositivo, como iPhone ou iPad por exemplo, escolha onde quer colar o texto ou a imagem e toque em Colar.

No entanto, para usar esse recurso, verifique se os dispositivos cumprem os requisitos do sistema para Continuidade – e ative o Wi-Fi, o Bluetooth e o Handoff.

 

Facilidade no compartilhamento de arquivos

O AirDrop é uma maneira eficaz de compartilhar arquivos entre dispositivos que compõem o ecossistema Apple. Aliás, esse sistema representa extrema praticidade, principalmente quando a ideia é transferir arquivos com agilidade. Nesse sentido, é possível utilizar o AirDrop para enviar fotos, documentos, links, locais no mapa e outros tipos de arquivos do iPhone para o MacBook e vice-versa. Para tanto, basta garantir que o AirDrop esteja ativado em ambos os dispositivos e configurá-lo para receber de “Contatos Apenas” ou “Todos”.

 

Sincronia entre fotos e vídeos

Outra vantagem de utilizar o ecossistema Apple é o uso do iCloud para armazenar todas as fotos e vídeos na nuvem. Isso faz com que as mídias se tornem acessíveis em todos os dispositivos conectados. Na prática, ao capturar uma foto com o iPhone, ela estará automaticamente disponível no MacBook. Para aproveitar essa funcionalidade, lembre-se de ativar o iCloud em ambos os dispositivos e configurar o armazenamento na nuvem.

Conheça todas as funcionalidades do App Fotos e saiba como manter suas imagens mais seguras, acessíveis e organizadas em seu iPhone!

Compartilhar o acesso à internet

Em alguns momentos, o iPhone pode ser a salvação para conectar o MacBook à internet. Isso porque o Hotspot Pessoal do iPhone, quando ativado, garante a conexão do MacBook à sua rede via Wi-Fi. A solução é válida em qualquer lugar onde o sinal de celular for forte o suficiente. Para ter acesso ao recurso, basta certificar-se de que o acesso pessoal do dispositivo iOS esteja ativado, em Ajustes > Acesso Pessoal no seu dispositivo.

 

iPad como segunda tela do Mac

Duas telas podem facilitar muito o seu uso no dia a dia, agilizando tarefas e dando mais visibilidade aos fluxos de trabalho. Então, para isso, você pode utilizar o iPad. Afinal, facilmente o dispositivo se transforma em uma segunda tela a partir do Sidebar do Mac. Para entender como esse recurso funciona, confira o nosso artigo completo.

ipad-como-segunda-tela-no-dia-a-dia

 

Adicione widgets do iPhone à mesa do Mac

Além disso, você sabia que é possível colocar widgets do iPhone diretamente na mesa do Mac? Com o macOS, você pode arrastar widgets da Central de Notificações ou escolher novos na Galeria de Widgets. Para isso, basta clicar com o botão direito na mesa e selecionar Editar Widgets. Assim, informações como clima, calendário e lembretes do iPhone ficam visíveis o tempo todo.

 

Controle o iPhone pelo Mac

Com o Espelhamento do iPhone, você pode abrir e usar o dispositivo diretamente na tela do Mac. Isso inclui visualizar notificações, acessar apps e até acompanhar Atividades ao Vivo na barra de menus.

 

Use o iPhone como câmera e microfone

Se você costuma fazer videochamadas, a Câmera de Continuidade pode transformar o iPhone em uma webcam de alta qualidade para o Mac. Depois de configurar a função pela primeira vez, o Mac passa a reconhecer o iPhone automaticamente quando ele estiver por perto. E não para por aí: você também pode usar o microfone do iPhone em reuniões no FaceTime ou em outros apps de vídeo, garantindo uma qualidade de áudio superior. Porém, é preciso ter um iPhone XR ou posterior para usar a câmera como webcam.

 

Faça ligações e envie mensagens pelo Mac

Com os apps Telefone e Mensagens, você pode fazer e receber ligações e trocar SMS diretamente do Mac, tudo sincronizado com o seu iPhone. Isso é ideal para quem trabalha com o Mac aberto e não quer alternar entre dispositivos.

 

Use apps do iPhone e iPad no Mac

Se o seu Mac tiver chip Apple silicon (M1, M2, M3), muitos apps de iPhone e iPad funcionam nele nativamente. Desse modo, você pode usar seus aplicativos favoritos em uma tela maior, com a mesma fluidez de sempre.

 

Preparado para aproveitar ao máximo os recursos dos seus dispositivos?

Como vimos, o ecossistema Apple oferece uma experiência integrada e fluida, permitindo que iPhone, Mac, iPad e Apple Watch funcionem como uma única plataforma. Então, experimente esses recursos e descubra como a tecnologia pode simplificar — e potencializar — o seu dia a dia.

E se quiser renovar seus dispositivos para aproveitar tudo isso e ainda mais, conte com a iPlace! 😉

 

Foto: Apple/Divulgação
Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail