Perda ou roubo do iPhone: saiba como agir de imediato

Confira um guia prático para localizar, bloquear e proteger seus dados com segurança e rapidez para casos de perda ou roubo do iPhone!

Sem dúvidas, situações como perda ou roubo do iPhone são muito preocupantes, mas agir rapidamente pode evitar maiores transtornos. Diante disso, você sabe quais são os primeiros passos para minimizar riscos e proteger seus dados?

Com algumas medidas simples, é possível bloquear o dispositivo, impedir o acesso de terceiros às suas informações e até aumentar as chances de recuperação. Para ajudar nesse momento, preparamos um guia prático com tudo o que você precisa fazer. Confira!

 

Passo a passo em caso de perda ou roubo do iPhone

 

1. Localize seu iPhone pelo app Buscar

Antes de qualquer coisa, tente encontrar seu dispositivo pelo app Buscar usando outro iPhone, um iPad ou Mac. Caso não tenha outro aparelho Apple, acesse sua conta pelo site iCloud.com/find.

Se o iPhone estiver ligado e conectado à internet, sua última localização será exibida no mapa. Mesmo se ele estiver offline, o recurso pode mostrar o último local registrado antes da desconexão.

Caso o iPhone não seja localizado, não se preocupe! Você pode proteger seus dados seguindo os próximos passos.

 

2. Ative o Modo Perdido para bloquear o iPhone

seguranca-no-iphoneAinda no app Buscar, ative a opção “Marcar como Perdido”. Desse modo, você consegue bloquear seu iPhone automaticamente com um código de acesso. Com isso, é possível desativar notificações na tela bloqueada e impedir que qualquer pessoa visualize suas mensagens. Logo, mesmo com a perda ou roubo do iPhone, todas as suas informações ficarão seguras, sem que desconhecidos as visualizem.

Outra opção bastante útil é a de adicionar um número de contato e uma mensagem na tela do dispositivo. Assim, caso alguém o encontre, poderá devolver o aparelho com mais facilidade.

 

3. Registre B.O. para formalizar a perda ou roubo do iPhone

Depois de seguir os passos anteriores, é fundamental registrar a perda ou roubo do iPhone na polícia, fazendo um boletim de ocorrência (B.O.). Especialmente se você tiver seguro ou cobertura contra furto e roubo. Para isso, será necessário informar o número de série ou IMEI do aparelho.

Existem diferentes formas para encontrar essa informação. Uma delas é acessando appleid.apple.com em um navegador da web. Lá, será necessário iniciar a sessão com seu ID Apple e ir até Dispositivos. Então, selecione o aparelho desejado e tanto o número de série quanto o IMEI serão informados. Além disso, caso você ainda tenha a embalagem original do aparelho, esses dados se encontram na etiqueta do código de barras.

Por fim, vale saber que o bloqueio do IMEI impossibilita o dispositivo de acessar redes móveis. Mas, caso você recupere o iPhone depois, poderá desfazer o procedimento junto à operadora.

 

4. Apague os dados do dispositivo remotamente

como-apagar-dados-do-iphoneSe não houver mais chances de recuperar o dispositivo, a opção “Apagar iPhone” no app Buscar permite excluir todas as suas informações do aparelho. Contudo, essa é uma ação que não pode ser desfeita. Então, somente apague seu dispositivo após ter esgotado todas as alternativas de encontrá-lo. Aliás, caso você tenha cobertura AppleCare+ para perda ou roubo do iPhone, não apague-o antes de concluir o pedido de substituição junto à Apple.

 

5. Informe sua operadora e solicite um novo chip

Outra medida necessária diante da perda ou roubo do iPhone é contatar sua operadora para suspender sua conta. Dessa maneira, você impede que o iPhone seja usado para chamadas, mensagens ou acesso à internet móvel. Além disso, solicite a emissão de um novo SIM card e ative-o em outro aparelho para voltar a usar seu número normalmente.

 

6. Proteja suas contas bancárias e cartões digitais

bancos-digitaisQuando ocorre a perda ou roubo do iPhone, essa é uma das questões mais preocupantes. Afinal, seus aplicativos bancários e carteiras digitais armazenam informações sensíveis, então é essencial reforçar a segurança. Para isso, notifique seu banco sobre o ocorrido e solicite o bloqueio de cartões cadastrados no Apple Pay. Em seguida, troque suas senhas bancárias e ative a autenticação em dois fatores para reforçar a proteção.

 

7. Redefina as demais senhas

Mesmo com o bloqueio do iPhone, é recomendável alterar as senhas de serviços essenciais, como e-mails, redes sociais e outros apps logados em seu dispositivo. Se possível, ative a verificação em duas etapas para evitar acessos indesejados.

 

iPlaceCare: mais segurança para seu iPhone

Para quem preza por segurança e proteção extra, o iPlaceCare com AppleCare Services é a solução ideal. Com ele, usuários de iPhone têm proteção e suporte para o aparelho, com 24 meses de cobertura contra quebra acidental. Além disso, o iPlaceCare oferece 12 meses de cobertura contra roubo e furto qualificado.

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Mais do que isso, os assinantes também podem usufruir de outros benefícios. Entre eles, suporte em qualquer lugar do mundo e acesso ilimitado ao suporte Apple pelo 0800. Outra vantagem exclusiva é a franquia reduzida para substituição de tela ou bateria.

 

Agora que você já sabe o que fazer em caso de perda ou roubo do seu iPhone, que tal conferir as dicas da assistência técnica para deixar seu dispositivo ainda mais seguro?

 

Foto: iStock/tommaso79
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