Cada vez mais utilizada em escolas, a tecnologia é uma ferramenta muito útil para promover um ensino dinâmico e adequado ao mundo moderno. Aliás, o uso educacional dos recursos tecnológicos não precisa ficar restrito ao ambiente escolar. Com dispositivos como iPhone ou iPad em mãos, as crianças podem transformar muitas de suas atividades diárias em verdadeiras lições a partir de jogos educacionais. Ou seja, sem deixar a diversão de lado!
A seguir, veja como o contato com a tecnologia no dia a dia das crianças impacta positivamente o seu desenvolvimento.
3 motivos para apostar nos jogos educacionais
Embora o tempo de tela muitas vezes seja visto com preocupação, ele pode servir de apoio à educação quando bem direcionado. Para tanto, basta fazer da tecnologia uma parceira no desenvolvimento infantil.
Com curadoria, acompanhamento e escolhas conscientes, os jogos educacionais transformam o uso dos dispositivos em momentos de aprendizado valiosos e divertidos. Principalmente, quando estão em pauta os dispositivos Apple – quer ver? Então, confira abaixo alguns dos principais motivos para, com supervisão e racionalidade, aproximar as crianças da tecnologia:
1. Melhora da aprendizagem
Uma maneira eficaz e envolvente de potencializar o aprendizado infantil é por meio dos jogos educacionais. Isso porque esses recursos lúdicos permitem que as crianças aprendam enquanto se divertem. Desenvolvidos por especialistas em educação, jogos pedagógicos despertam a curiosidade natural dos pequenos, tornando o processo de aprendizagem mais leve e espontâneo.
Aliás, os avanços tecnológicos contribuem significativamente para essa proposta. Afinal, existe hoje uma variedade de aplicativos para iPhone e iPad que, explorando brincadeiras e desafios interativos, estimulam funções cognitivas. Além disso, a interatividade das plataformas digitais favorece o desenvolvimento intelectual, tornando o aprendizado mais dinâmico e acessível.
Por exemplo, o uso da tela sensível ao toque promove engajamento, aprimora a concentração e incentiva a resolução de problemas. Esses estímulos acabam se refletindo no desempenho escolar, com a obtenção de melhores resultados de forma natural e prazerosa.
2. Apoio à transmissão do conhecimento
Com a internet, as crianças podem não apenas aprender, como retransmitir os conhecimentos adquiridos de forma mais dinâmica. Aliás, a prática de passar adiante um conteúdo é muito benéfica para fixar o aprendizado – especialmente se a criança fizer um esforço para explicar com suas próprias palavras aquilo que entendeu.
Ao conseguir ensinar, o pequeno tende a se sentir mais produtivo, reforçando aspectos como confiança e autoestima. Por isso, é importante que pais e professores sempre estimulem essa dinâmica – tanto pessoalmente quanto por meio da tecnologia, valendo-se de textos, vídeos, fotos, áudios ou desenhos. Porém, vale ressaltar que o uso da internet por crianças deve ser sempre supervisionado por um adulto.
Leia também: Mega Chef: game para crianças tem receitas e “cozinha virtual”
3. Estímulo ao contato com outros idiomas
Outra vantagem do uso de recursos tecnológicos na infância é a facilitação do contato com línguas estrangeiras. Na verdade, isso se dá de forma praticamente automática, já que jogos, apps e mesmo desenhos animados estão, muitas vezes, em inglês.
Ao deparar palavras e expressões diferentes, as crianças sentem a necessidade de procurar seus significados. Logo, percebem o valor de dominar não apenas a língua materna, mas diferentes idiomas. Especialmente nos games, é possível aprender muitos termos de forma ainda mais fácil. Isso porque, ao jogar, a criança associa a ação executada por botões e comandos à palavra que está escrita ali.
Além dos jogos educacionais, há inúmeros apps de aprendizado voltados especificamente ao desenvolvimento das habilidades com idiomas. Aliás, os melhores deles estão disponíveis para iPhone e iPad na App Store, é claro! Então, para investir nas melhores ferramentas de apoio à aprendizagem, que tal visitar a iPlace mais próxima ou nosso site?