Tempo de uso: como gerenciar atenção dedicada a apps e sites

 

A tecnologia facilita tanto a rotina que, às vezes, é difícil perceber o espaço que ela ocupa na nossa vida. Por isso, entre as novidades do iOS 12, o recurso Tempo de Uso chegou para agregar mais um benefício. Com a nova ferramenta é possível acessar informações precisas sobre quanto tempo você dedica a apps e sites. A funcionalidade cria Relatórios de Atividades detalhados, com frequência diária e semanal. Além do tempo total dispensando a cada app, outros dados ajudam a entender sua relação com o dispositivo. Incluem-se aí o uso de apps de uma mesma categoria e o número de notificações recebidas, por exemplo. E até mesmo a frequência com que você pega seu iPhone ou iPad.

Ao compreender como interage com seus aparelhos iOS, é possível gerenciar melhor também suas rotinas. Assim, a partir do “Limite de Apps”, o usuário consegue determinar um tempo de uso adequado para cada aplicativo. Quando o fim do período está próximo, uma notificação é mostrada na tela. A funcionalidade pode ser especialmente útil para crianças e famílias. Afinal, permite que pais acessem o Relatório de Atividades dos filhos direto de seus dispositivos iOS. Dessa forma, podem entender exatamente onde os pequenos gastam o tempo, além de gerenciar e estabelecer limites para eles. Caso não queiram que as crianças utilizem aparelhos iOS à noite, por exemplo, basta agendar o bloqueio dos dispositivos. Durante o chamado Repouso, as notificações não são mostradas – e um aviso indica que os apps não podem ser abertos. Os pais também podem escolher aplicações específicas para manter sempre disponíveis, como Telefone ou Livros.

Fácil e prático

Por funcionar com o Compartilhamento Familiar, o Tempo de Uso é fácil e rápido de configurar em todos os aparelhos. Assim, seus ajustes podem ser feitos localmente nos dispositivos ou de maneira remota, com o mesmo grupo do Compartilhamento Familiar. Assim, sem precisar baixar nenhum aplicativo, você gerencia períodos de repouso, limites de apps, apps sempre permitidos, conteúdo e privacidade. Além disso, pode criar um código de acesso dedicado para proteger os ajustes. Dessa forma, apenas você consegue estender o tempo de uso ou realizar alterações nos ajustes.

Assim como o Tempo de Uso, o Não Perturbe é outro recurso útil para o dia a dia. Aprimorada no iOS 12, essa funcionalidade ajuda a manter a concentração em momentos importantes do dia.  Ou seja: é ideal para períodos de estudos, reuniões, refeições, lazer ou mesmo descanso. Com o modo Não Perturbe na Hora de Dormir, é possível reduzir a iluminação da tela e esconder todas notificações. Assim, sua tela bloqueada permanece “limpa” até ser ativada pela manhã. Vale a pena conferir as novas opções da Central de Controle!

Outras boas pedidas para monitorar o acesso a apps e sites são o Dinner Mode e o Forest. Gratuito, o primeiro ajuda a fazer refeições mais tranquilas, bloqueando o acesso a apps durante 15, 30 ou 60 minutos. Mais abrangente, o Forest é pago e incentiva o usuário a “plantar uma semente virtual”. Enquanto ele estiver aberto em primeiro plano, bloqueia o uso de outros apps. E, dependendo dos seus padrões quanto ao tempo de uso do dispositivo, a semente pode crescer, tornando-se até uma árvore.

Como ativar o recurso Tempo de Uso do iOS 12

  1. No iPhone ou iPad, acesse Ajustes > Tempo de Uso.
  2. Toque em “Ativar Tempo de Uso”.
  3. Toque em Continuar.
  4. Selecione “Este [dispositivo] É Meu” ou “Este [dispositivo] É de uma Criança”.

A partir disso, sempre que desejar, você pode obter um relatório sobre o uso dos dispositivos, em relação a apps e sites.

 

Foto: Divulgação/Apple

Tags

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail