Cada vez mais, nosso iPhone, MacBook ou iPad se torna uma extensão da nossa vida. Dessa forma, frente à correria do dia a dia, conseguimos ter na palma da mão todas as informações necessárias. Senhas importantes, aplicativos de bancos, informações sigilosas… Tudo está anotado em nossos dispositivos, e ser “hackeado” é um dos maiores receios da vida moderna. Porém, não se preocupe: a tecnologia Apple ajuda a manter tudo muito mais seguro.
Aliás, a iPlace preparou algumas dicas baseadas num artigo do autor Brian Chen para o portal The New York Times. A seguir, confira os “5 mandamentos” para fortalecer sua vida digital e aproveite o melhor da tecnologia!
Mandamentos para uma vida digital mais segura
Sempre falamos de segurança digital, mas como podemos colocar isso na prática? Confira abaixo as dicas!
1. Não usarás senhas fracas
Data de nascimento, seu nome seguido de 123, o nome do seu pet… Tudo isso é classificado como senha fraca – e pode ter certeza: você precisa evitá-las! Isso porque combinações muito básicas são fáceis de serem hackeadas. Além disso, mesmo assegurando maior complexidade, não utilize uma mesma senha para tudo. Afinal, isso facilitará a vida de quem porventura deseje roubar suas informações.
Porém, nem sempre você sabe como fazer senhas mais difíceis, certo?! Então não perca tempo e leia nosso artigo sobre criação de senhas seguras para proteger seus dados. Aliás, vale a pena dar uma olhada também no breve tutorial que publicamos aqui. Depois, é claro, pode ficar difícil simplesmente memorizar tantas combinações diferentes… Mas, felizmente, o Mac tem uma ferramenta prática e segura para gerenciar suas senhas. 🙂
2. Usarás autenticação de dois fatores
Depois de criar senhas fortes, sua próxima missão é adotar a autenticação de dois fatores. Aliás, o iPhone oferece muitas opções de segurança para sua vida digital, e a dupla validação é um dos destaques. Para aprender a utilizá-lo, sugerimos que você leia este passo a passo da Apple. Depois, para ainda mais segurança, confira este guia para configurar o Face ID no seu iPhone ou iPad Pro.
3. Não compartilharás demais
Não é segredo para ninguém que nossos dispositivos estão sempre coletando informações sobre nossas vidas digitais. Aliás, isso pode ser muito útil! Afinal, quando está tudo conectado, conseguimos compartilhar localização, chamar motoristas de aplicativo e marcar locais com facilidade. Porém, é fundamental saber como garantir mais privacidade o Facebook, Twitter e Instagram. Também vale saber como controlar a privacidade do seu dispositivo e entender quando aceitar ou não as permissões de aplicativos.
4. Não compartilharás dados de amigos
Qual seria sua reação ao descobrir que seus dados estão sendo compartilhados por um amigo? Não parece algo correto, não é mesmo? Então não faça isso também! Talvez você não saiba, mas, quando compartilha a lista de contatos com um aplicativo, você está fornecendo os dados das pessoas de sua agenda. Isso pode incluir nome, e-mail, endereço e número de telefone, por exemplo. Muitas vezes, quando não lemos as letras miúdas dos acordos de utilização de um app, acabamos não percebendo a cessão dos nossos contatos e dos contatos de terceiros. Por isso, não perca nossas dicas de como proteger seus dados usando as ferramentas da Apple.
5. Permanecerás cético
Isso mesmo: na sua vida digital, não confie cegamente em ninguém. Afinal, nunca sabemos quem está do outro lado da tela. Assim, não clique em links que ofereçam ofertas boas demais para serem verdade, nem passe seus dados para desconhecidos.
Aliás, os golpes na internet são muito diversificados – desde armadilhas financeiras até propagação de fake news. Por isso, confira nosso tutorial para evitar fraudes e garantir a segurança de suas compras online. Além disso, para não cair em notícias falsas, veja como checar a veracidade das informações.
Por fim, nem o mais conhecido mensageiro está de fora dessa! Então não deixe de conferir como evitar golpes no WhatsApp.
Dica extra: use a criptografia a seu favor
Quando se fala em segurança da informação, uma palavrinha sempre é utilizada: criptografia. Mas, na prática, você sabe o que é isso?
Basicamente, essa tecnologia age como uma camada adicional de proteção, evitando que um dado interceptado possa ser lido pelos cibercriminosos. Portanto, utilize a criptografia para aumentar sua segurança online. Aqui no blog você encontra uma lista de 4 aplicativos que ajudam a proteger seus dados.
Quer pôr as mãos nos dispositivos mais seguros do mercado? Então não tenha dúvida: a Apple tem a tecnologia mais avançada também no quesito segurança. Além disso, na iPlace é muito mais fácil adquirir seu iPhone, iPad, Mac e outros produtos de última geração. Afinal, aqui você encontra vantagens como o BuyBack, que transforma seu celular usado em desconto na compra de produtos novos!
Foto: iStock/Paffy69