À primeira vista, a disparidade de preços entre acessórios originais e paralelos pode parecer o aspecto que faz a diferença. Aliás, de certa forma, realmente é – mas não a favor do produto genérico. Afinal, a verdadeira escolha é entre um investimento seguro e o risco de prejuízo na vibe “barato que sai caro”. Portanto, mais do que somente o preço, é crucial considerar o processo de fabricação e as matérias-primas utilizadas. Dessa forma, fica fácil constatar que acessórios não homologados pela fabricante do produto original deixam muito a desejar. Ainda mais quando se trata de um dispositivo de alto valor agregado, como iPhone, iPad ou Apple Watch, por exemplo.
Certamente, ninguém está livre de perder algum dos acessórios originais de seus dispositivos Apple. Ou, ainda, de ganhar um aparelho usado, porém, sem os acessórios. De qualquer forma, substituir cabos ou até mesmo adquirir capas e películas requer muita atenção. Afinal, você não vai querer comprometer a qualidade ou a funcionalidade de um dispositivo de alta qualidade como esses, certo? Por isso, antes de fazer suas escolhas, veja este comparativo:
Acessórios de origem desconhecida embutem riscos
O primeiro passo antes de definir sua compra é entender os quatro grandes motivos para evitar produtos não oficiais. São eles:
-
Baixa qualidade de fabricação
A imensa maioria das fabricantes de acessórios paralelos não tem um controle rígido de qualidade em sua produção. Ou seja, os preços baixos decorrem do uso de materiais mais baratos, que diminuem o custo de fabricação. Consequentemente, não é possível esperar muito da qualidade – nem da durabilidade – desses produtos. Além disso, muitas vezes eles apresentam medidas imprecisas (especialmente no caso de capinhas), sem aquele encaixe perfeito e seguro. Dessa forma, com o tempo de uso, você pode acabar danificando seu dispositivo. O mesmo vale para cabos de origem desconhecida: como precisam ser “forçados”, acabam comprometendo a entrada do carregador.
-
Possíveis danos aos dispositivos
Outro problema atrelado à má qualidade dos acessórios sem certificação refere-se ao risco de dano interno aos equipamentos. Por exemplo: é surpreendentemente comum que cabos paralelos e falsificados entreguem corrente elétrica diferente daquela ideal para os dispositivos. Ou seja: você pode estar carregando seu iPhone com uma quantidade acima ou abaixo do limite recomendado pela Apple. Como resultado, poderá comprometer a vida útil da bateria ou gerar um curto-circuito na placa lógica do dispositivo. O barato, nessa caso, tem tudo para sair muito caro…
-
Propensão a acidentes
O uso de acessórios não oficiais normalmente está por trás de acidentes que resultam em explosões de dispositivos, por exemplo. Enquanto isso, outras situações em menor escala também podem trazer prejuízos financeiros. Como no caso das capas e películas protetoras, que podem não ter a devida eficiência na proteção de seus equipamentos.
-
Ausência de garantia
É bem provável que acessórios não oficiais apresentem duração muito inferior àquela garantida pelos originais. Aliás, por serem produzidos com materiais de baixa qualidade, acabam apresentando problemas rapidamente e não oferecem possibilidade de troca. Logo, além de não contar com garantia, você gastará duas vezes, pois precisará comprar um novo produto para reposição.
Agora que você está por dentro dessas desvantagens de adquirir um acessório falsificado, que tal investir nas melhores opções? Nesse caso, além dos produtos fabricados pela própria Apple, você pode contar com os acessórios Originais iPlace. Isso porque eles possuem garantia e certificação para toda a linha de dispositivos Apple. São películas e capas protetoras para iPhone e iPad, Macbook, mochilas e sleeves para Macbook e iPad, pulseiras e capas para Apple Watch… Sem falar nas diversas opções de cabos, power banks e carregadores tradicionais ou por indução (sem fio). Tudo com a garantia e a qualidade iPlace, que você conhece e com a qual pode sempre contar!
Foto: iPlace/Divulgação