Ganhar, poupar e gastar com sabedoria: essas são algumas das premissas para a independência financeira de um indivíduo. Por isso, o quanto antes se aprende a lidar com o dinheiro, melhor. Afinal, quem sabe administrar bem seus recursos enfrenta menos estresse e ansiedade decorrentes de problemas financeiros – e consequentemente desfruta de mais qualidade de vida, saúde e bem-estar. Diante disso, bons motivos não faltam para que a educação financeira faça parte do dia a dia das crianças.
Segundo especialistas, elas já entendem que o dinheiro é necessário para adquirir coisas por volta dos três anos de idade. Seja um brinquedo tão desejado, roupas novas ou até aquela viagem em família. Assim, é possível aproveitar desde as primeiras oportunidades em que os pequenos pedem algo para ensinar noções mais básicas, assegurando que aprendam o valor do dinheiro de forma leve, lúdica e amigável.
Promovendo a educação financeira infantil
Gratuito na App Store, o Tindin é um aplicativo de mesada educativa e gamificada para promover a educação financeira infantil. Logo, sua proposta é ajudar a desenvolver a consciência monetária e de consumo na próxima geração de adultos.
O aplicativo oferece diversos recursos que facilitam a interação familiar e sua relação com o dinheiro. Por exemplo, é possível acompanhar o status financeiro e realizar transferências automáticas de mesada para um ou mais dependentes.
Além disso, dá para criar tarefas e missões de acordo com a faixa etária dos pequenos. Elas são úteis tanto para estimular o desenvolvimento de responsabilidade quanto para ensinar o valor do dinheiro.
A partir do Tindin, também é possível ajudar a criança a desenvolver o hábito de poupar com foco num objetivo. Assim, poupando, investindo e administrando a própria mesada, o pequeno descobre gradativamente a satisfação que há em cada conquista.
Especialmente desenvolvido para iPad, o Tindin também é compatível com iPhone, Mac e Apple Vision, podendo ser compartilhado com até seis membros da família.
Outros benefícios do Tindin Família
- Gestão de tarefas: é possível definir recompensas para tarefas combinadas com os filhos. Assim, eles se engajam com as atividades da família e desenvolvem responsabilidade através da gamificação e do contrato comportamental;
- Agenda familiar: essas atividades podem ser incluídas numa agenda familiar que todos têm acesso e podem organizar a rotina da casa.
- Biblioteca digital: uma biblioteca voltada para a educação financeira! Dessa forma, você e seus filhos podem conferir um acervo exclusivo de e-books de educação financeira desenvolvidos pela Tindin.
Tindin nas escolas
Além do uso familiar, o Tindin pode ser uma excelente ferramenta nas escolas. Afinal, o Metaverso Tindin é um grande ambiente virtual de aprendizagem gamificado, possibilitando que os alunos interajam para simular atividades do dia a dia. Nessa grande ilha digital, eles podem estudar, procurar emprego e administrar sua vida financeira, por exemplo.
Por sua vez, os professores podem utilizar os conteúdos pedagógicos fornecidos pela Tindin para os projetos de educação financeira, com aulas online para crianças e muito mais.
Gostou deste conteúdo? Então, inspire-se com a iPlace e descubra outros apps educacionais!