macOS Catalina: 5 recursos bacanas trazidos pela Apple

Assim como o iOS 13, o macOS Catalina chama atenção entre os sistemas operacionais da Apple. Liberada em outubro, a versão mais recente do sistema operacional para Mac agrega melhorias e funcionalidades práticas e atrativas. Afinal, com ele você aproveita tudo o que já adora no Mac e muito mais.

macos-catalina-apple-music

Por exemplo: experimente três novos apps para música, TV e podcasts. Utilize seus apps favoritos do iPad no Mac. Amplie sua área de trabalho e solte a criatividade com o iPad e o Apple Pencil. Além disso, descubra novos recursos inteligentes nos apps que você usa todos os dias.

A seguir, veja cinco recursos que vão revolucionar sua forma de interação com o Mac.

 

  1. Um app totalmente dedicado para cada mídia

Primeiro, o iTunes mudou para sempre o modo de curtir músicas, filmes e podcasts. Agora, chegou o momento de inovar novamente. Assim, com o macOS Catalina surgem três novos apps exclusivos para entretenimento no Mac. Apple Music, Apple TV e Apple Podcasts deixam as antigas funções do iTunes ainda mais fáceis de usar. Afinal, tudo o que há na sua biblioteca continua disponível em cada app.

Além disso, o iCloud sincroniza o conteúdo em todos os seus aparelhos. Mas você também pode conectar direto no Mac para fazer backup, restaurar e sincronizar os dados.

 

  1. Seus apps favoritos do iPad disponíveis no Mac

A partir do macOS Catalina, os desenvolvedores podem criar apps para Mac com base nos apps para iPad. Afinal, eles rodam de maneira nativa como os que você já tem no Mac, permitindo arrastar e soltar conteúdo. Além disso, aproveitam a arquitetura poderosa e a tela grande do Mac. Inclusive, como eles são baseados na versão para iOS, a experiência é mais familiar em todos os seus aparelhos.

macos-catalina-twitter-app

Ou seja: prepare-se para descobrir uma grande variedade de apps para Mac! De opções jogos, apps de viagem e entretenimento até apps financeiros, educativos ou para gerenciamento de projetos. Tripit, Post-It, GoodNotes 5, Jira e o novo app do Twitter para Mac são algumas das opções já disponíveis.

 

  1. iPad como segunda tela

Para ampliar sua produtividade, que tal usar o iPad como segunda tela do Mac? A partir do novo recurso Sidecar, o macOS Catalina permite fazer esta conexão para estender a área de trabalho. Tudo isso via sem fio ou usuando o mesmo cabo carregador que vem com o iPad. Além disso você pode usar o Apple Pencil para desenhar ou editar fotos em apps como Illustrator ou Affinity Photo. Também é possível espelhar as telas para mostrar o mesmo conteúdo nos dois aparelhos. Essa função é ideal para compartilhar com outras pessoas exatamente o que você vê.

 

  1. Tempo de usopreviews-macOS-Catalina-Screen-Time

O Recurso de Tempo de Uso agora também pode ser aproveitado no Mac. Dessa forma, o usuário consegue acompanhar o tempo de utilização de cada aplicativo instalado no Mac. Além disso, pode estabelecer limites e programar alertas para identificar apps que fiquem abertos por muito tempo. Logo, a função deve contribuir para que os usuários consigam se manter focados no que realmente importa, sem distrações.

 

  1. Segurança e Privacidade em potência máxima

Como já era de se esperar, o macOS Catalina tem recursos de segurança aprimorados para proteger seu Mac contra invasores. Logo, está preparado para garantir a segurança dos apps que você usa e proporcionar maior controle sobre o acesso aos seus dados. E, em caso de perda ou roubo, ele torna ainda mais fácil a missão de encontrar seu Mac.

Além disso, o chip Apple T2 Security garante que somente softwares confiáveis sejam executados e criptografa automaticamente os dados armazenados. Ele também permite usar o Touch ID para autenticação segura e o Apple Pay para pagamentos. E agora o macOS Catalina conta com a função Bloqueio de Ativação, para que só você possa apagar e reativar seu Mac.

macOS-catalina-disponivel-agora

O update gratuito está disponível para MacBook 2015 e posteriores, MacBook Air, MacBook Pro e Mac mini 2012 e posteriores. Também estão contempladas as versões do iMac fabricadas a partir de 2012, bem como iMac Pro 2017 e posteriores. Quanto ao Mac Pro, a atualização chega para os modelos 2013 e posteriores.

Foto: Apple/Divulgação

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail