O iPadOS 17 apresenta novos níveis de personalização e versatilidade para o iPad

O iPadOS 17 traz a experiência mais pessoal e poderosa já vista no iPad, com uma Tela Bloqueada linda e útil, maneiras mais fáceis de encontrar e compartilhar informações e novos recursos inteligentes para ajudar a fazer o que precisa ser feito.
CUPERTINO, CALIFÓRNIA A Apple apresentou hoje a prévia do iPadOS 17, que traz jeitos totalmente novos de personalizar a Tela Bloqueada e interagir com os widgets. Trabalhar com PDFs fica mais fácil com o Preenchimento Automático, que identifica e preenche campos em formulários de modo inteligente enquanto o app Notas traz uma nova experiência com marcações e colaboração em arquivos nesse formato. O app Mensagens recebeu uma grande atualização, incluindo uma nova experiência com adesivos, e agora os usuários podem deixar mensagens de voz e de vídeo no FaceTime. O app Saúde chega ao iPad com gráficos interativos, e o HealthKit permite que desenvolvedores criem experiências inovadoras pensadas para a tela do iPad. O iPadOS 17 já está disponível como versão beta para desenvolvedores e, no segundo semestre, será disponibilizado como uma atualização de software gratuita.
“O iPadOS no iPad permite que os usuários façam todo tipo de coisa com o nosso aparelho mais versátil. Agora, com o iPadOS 17, vamos oferecer uma experiência que é ainda mais pessoal e poderosa”, disse Craig Federighi, senior vice president of Software Engineering da Apple. “Com widgets interativos na Tela Bloqueada, atualizações no app Notas e no trabalho com PDFs e melhorias no Mensagens e no FaceTime, o iPadOS oferece mais formas de fazer tudo o que precisa ser feito, de um jeito ainda mais fácil e rápido.”

Uma experiência linda e personalizada na Tela Bloqueada

A Tela Bloqueada aproveita bem o tamanho da tela do iPad, e os usuários podem personalizá-la para que fique mais pessoal, útil e bonita. Novos recursos avançados permitem que os usuários coloquem na Tela Bloqueada e editem do jeito que quiserem as suas fotos preferidas. É possível selecionar uma foto da biblioteca pessoal, um conjunto de fotos dinâmicas que ficam passando durante o dia ou uma Live Photo para um efeito de câmera lenta suave quando a tela do iPad acender.
Os usuários podem escolher uma imagem de fundo da galeria da Tela Bloqueada que vai ficar linda na tela grande do iPad, optar entre várias cores e estilos de fontes expressivas para personalizar a data e hora ou criar designs únicos combinando cores e emojis.
As Atividades ao Vivo chegam ao iPadOS, permitindo que os usuários fiquem atualizados sobre tudo o que está acontecendo em tempo real direto na Tela Bloqueada, como esportes, planos de viagens ou a entrega de um pedido de comida.
A Tela Bloqueada tem um efeito em várias camadas que posiciona o elemento principal da foto automaticamente em frente à hora para que fique em destaque.
Os widgets interativos chegam à Tela Bloqueada para que os usuários vejam mais informações com apenas um toque.

 

 

 

 

 

Os usuários podem personalizar a aparência da data e hora na Tela Bloqueada com estilos de fonte expressivos e várias opções de cores.
Fique por dentro do que está acontecendo em tempo real na Tela Bloqueada com as Atividades ao Vivo.

 

 

 

 

 

 

A imagem de fundo de caleidoscópio usa um algoritmo feito sob medida para analisar a foto escolhida pelo usuário, encontrar os elementos mais interessantes e criar uma linda figura que se move durante o dia.

Widgets mais poderosos

Os widgets ganham interatividade no iPadOS 17, o que permite executar tarefas com apenas um toque. Por exemplo: é possível acender as luzes da casa, tocar uma música ou marcar um lembrete como feito na hora, diretamente no widget. E com as atualizações do WidgetKit, os desenvolvedores podem incluir essa interatividade em seus widgets.
Com os widgets interativos agora disponíveis na Tela Bloqueada e na Tela de Início, é fácil executar ações e ver informações importantes rapidamente. Na Tela Bloqueada, os widgets se combinam perfeitamente à imagem de fundo com colorações adaptativas, melhorando a leitura.
Com mais interatividade, agora os usuários podem marcar tarefas como concluídas, reproduzir ou pausar conteúdo de mídia, acessar controles da casa e muito mais diretamente nos widgets na Tela Bloqueada e na Tela de Início.

Trabalhar com PDFs está ainda mais fácil

Inserir informações em PDFs agora está ainda mais fácil. O iPadOS 17 usa o aprendizado de máquina para identificar campos em um PDF que podem ser preenchidos rapidamente com informações como nomes, endereços e e-mails armazenados nos Contatos.
O iPadOS 17 identifica campos em PDFs e facilita como nunca o preenchimento de documentos.

O app Notas introduz uma nova experiência com PDFs

Uma grande atualização no app Notas dá aos usuários novas formas de organizar, ler, fazer anotações e colaborar em PDFs. No iPadOS 17, os PDFs aparecem em tela cheia, facilitando para virar as páginas, fazer anotações rápidas ou rabiscar diretamente no documento usando o Apple Pencil. Os usuários agora podem revisar e fazer marcações em PDFs e documentos escaneados diretamente nas notas e, com a colaboração ao vivo, as atualizações aparecem em tempo real nas notas compartilhadas com outras pessoas.
O Notas traz uma nova experiência que facilita para revisar e fazer marcações em PDFs e documentos escaneados diretamente nas notas.
No iPadOS 17, os usuários podem colaborar em tempo real quando compartilham uma nota.

 

 

 

 

 

 

O Mensagens está mais interativo com as melhorias nas ferramentas de comunicação

O app Mensagens oferece novos jeitos de se conectar, incluindo uma experiência com adesivos de emojis e o recurso que permite criar Live Stickers a partir das próprias fotos, destacando uma pessoa ou objeto. Os usuários também podem adicionar efeitos aos Live Stickers para dar vida às conversas. Disponível no teclado, uma nova seção reúne todos os adesivos do usuário para facilitar o acesso em todo o iPadOS.
Entre os novos recursos do Mensagens está um menu expansível que aparece com um simples toque para mostrar rapidamente os apps mais usados no iMessage. A experiência de busca ficou melhor com filtros que permitem fazer uma pesquisa mais específica e encontrar exatamente o que o usuário quer. É possível filtrar por pessoas, palavras-chave e tipos de conteúdo. Os usuários agora podem voltar para a última mensagem lida em um grupo e, para responder na mesma linha, é só arrastar o dedo em um balão de diálogo.
As mensagens de voz são transcritas automaticamente para que os usuários possam ler na hora ou ouvir mais tarde. Quando um usuário compartilha a localização no Mensagens, ela aparece em tempo real na conversa até que o compartilhamento termine.
A busca no Mensagens foi aprimorada com filtros de pesquisa que incluem pessoas, palavras-chave e tipos de conteúdo, como fotos ou links.
Uma seção consolidada de adesivos organiza todos em um só lugar, incluindo os Live Stickers, adesivos de emojis e pacotes de terceiros.

 

 

 

 

 

Mais maneiras expressivas de se comunicar com o FaceTime

No FaceTime, os usuários podem deixar mensagens de áudio ou vídeo quando a outra pessoa não atender
As chamadas do FaceTime também ficam mais expressivas com reações como corações, balões, fogos de artifício, raios laser, chuva e muito mais. Os novos efeitos podem ser ativados com gestos simples, e os apps de chamadas de vídeo de terceiros também podem aproveitá-los.
Quando a outra pessoa não atender uma chamada FaceTime, os usuários agora podem deixar uma mensagem para capturar exatamente o que eles querem dizer naquele momento.
Uma incrível atualização da Apple TV 4K agora mostra o FaceTime na maior tela da casa. Com os recursos da Câmera de Continuidade, os usuários podem iniciar uma chamada de vídeo diretamente na Apple TV ou iniciar a chamada no iPad e passar a usar a Apple TV para poder ver os amigos e familiares na televisão Com o Palco Central, o enquadramento é perfeito mesmo que as pessoas se movimentem pelo ambiente.

O Safari ajuda os usuários a produzir mais

Atualizações no Safari permitem que os usuários sejam mais produtivos do que nunca. Com os Perfis, é possível manter a navegação separada por tópicos, como “trabalho” ou “pessoal”. Cada perfil tem histórico, cookies, grupos de abas e favoritos próprios, e é fácil alternar entre elas.
A Navegação Privada agora permite que os usuários bloqueiem a janela que estão visualizando com o Face ID ou Touch ID e remove rastreadores de sites. A experiência de busca ficou ainda melhor com respostas mais rápidas e sugestões de busca mais relevantes e mais fáceis de ler.
O Safari ajuda os usuários a aumentar sua produtividade. 
Com os Perfis, os usuários podem dividir a navegação entre tópicos, e cada perfil tem histórico, cookies, extensões, grupos de abas e favoritos próprios.
Os usuários podem alternar facilmente entre perfis e adicioná-los a um Foco para ajudar na concentração durante suas tarefas.

 

 

 

 

 

 

 

 

O app Saúde chega ao iPad

O iPadOS 17 traz o app Saúde para o iPad, dando aos usuários novas formas de ver seus dados de saúde com muitos detalhes. Com design otimizado para a tela do iPad, os Favoritos estão com um novo visual, e os usuários podem receber insights sobre seus dados de saúde com as Tendências, os Destaques e os gráficos detalhados e interativos disponíveis. Agora, os usuários do iPad também podem acompanhar e gerenciar suas medicações, usar o Acompanhamento de Ciclo, registrar suas emoções e o humor a cada dia, ver seus prontuários de atendimento de diferentes instituições de saúde e muito mais. Tudo isso em um único lugar, com segurança e privacidade.
Os desenvolvedores de apps de saúde e boa forma agora podem usar o HealthKit no iPad, abrindo novas oportunidades para criar experiências inovadoras e incorporar os dados que os usuários optam por compartilhar — tudo isso sempre com os protocolos rígidos de privacidade e segurança de dados do app Saúde.
O app Saúde no iPad, com design pensado para aproveitar a tela maior e dar aos usuários novas formas de acompanhar seus dados de saúde.
Outras atualizações do iPadOS 17 incluem:
  • Organizador Visual traz ainda mais flexibilidade para a posição e tamanho das janelas, oferecendo aos usuários mais controle sobre seus ambientes de trabalho, além de ser compatível com as câmeras integradas em um monitor externo.
  • Freeform oferece novas ferramentas de desenho, é compatível com ações de passar sobre a tela, inclinar e converter em forma, além da capacidade de inserir linhas de conexão e novas formas a qualquer objeto e do recurso Seguir, para guiar os colaboradores pelo quadro.
  • Spotlight ajuda os usuários a encontrar informações e fazer o que precisam rapidamente trazendo atalhos úteis, resultados visuais aprimorados e busca por vídeo.
  • Pesquisa Visual expandiu a capacidade de reconhecimento para se aplicar a comidas, fachadas de lojas, placas e símbolos impressos, como nas etiquetas com instruções de lavagem nas roupas.
  • Teclado traz melhorias na correção automática, permitindo que os usuários digitem com mais rapidez e facilidade do que nunca. O texto preditivo na mesma linha ajuda a terminar as frases, e o novo modelo de reconhecimento de fala do ditado melhora a precisão
  • Siri agora pode ser ativada apenas com a palavra “Siri”. Quando ela for ativada, os usuários podem fazer vários pedidos em sequência, sem a necessidade de chamá-la novamente.
  • Compartilhar conteúdo usando o AirPlay ficou ainda mais fácil, pois a inteligência do aparelho aprende as preferências do usuário. O AirPlay também vai funcionar com televisões compatíveis em hotéis para que os usuários possam aproveitar seus conteúdos favoritos na TV durante viagens. Criado com uma base de privacidade e segurança, esse recurso estará disponível até o final do ano em hotéis selecionados, começando com as marcas da IHG Hotels & Resorts.
  • O app Lembretes tem uma nova experiência de lista de compras que facilita para fazer o mercado, agrupando automaticamente em seções os itens da mesma categoria e trazendo uma nova visualização em colunas para exibir horizontalmente as seções usando toda a tela.
  • Mapas agora permite que os usuários baixem e usem mapas quando estiverem offline. Os usuários podem selecionar uma área, buscar e explorar informações detalhadas sobre os locais, além de obter rotas para qualquer meio de transporte, tudo isso offline.
  • As atualizações de Privacidade incluem a ampliação da Segurança de Comunicação, trazendo proteções para crianças, além do recurso Aviso de Conteúdo Sensível para adultos. As atualizações nas permissões do Calendário e do Fotos ajudam os usuários a fazer escolhas mais conscientes sobre quais dados querem compartilhar com apps. E uma atualização chamada Modo de Bloqueio aprimora as proteções para quem pode ser alvo de spyware mercenário.
  • As novas ferramentas de acessibilidade tornam o iPad ainda mais acessível. O Acesso Assistivo é uma interface personalizável que ajuda os usuários com deficiência cognitiva a usar o iPad com mais independência e facilidade. A Fala ao Vivo ajuda usuários não verbais a digitar o que querem dizer para ser lido em voz alta nas chamadas por telefone, FaceTime e nas conversas presenciais. O recurso Voz Pessoal dá aos usuários em risco de perder a fala a opção de criar uma voz personalizada parecida com a deles e que se integra perfeitamente à Fala ao Vivo. E na Lupa, o recurso Apontar e Falar ajuda usuários com deficiência visual a interagir com aparelhos domésticos elétricos e outros objetos físicos com rótulos escritos em letras pequenas.
O Organizador Visual traz ainda mais flexibilidade oferecendo aos usuários mais controle sobre a posição e o tamanho das janelas.
O Freeform oferece novas ferramentas de desenho, compatibilidade com ações de passar sobre a tela, inclinar e a capacidade de adicionar linhas de conexão e novas formas a qualquer objeto.
O Aviso de Conteúdo Sensível evita que o usuário veja imagens indesejadas.

 

 

 

 

 

 

Disponibilidade
A versão beta para desenvolvedores do iPadOS 17 está disponível para os membros do Apple Developer Program em developer.apple.com a partir de hoje, e uma versão beta pública estará disponível para os usuários do iPadOS no mês que vem em beta.apple.com. Novos recursos de software estarão disponíveis no segundo semestre como uma atualização gratuita para iPad (6ª geração e posterior), iPad mini (5ª geração e posterior), iPad Air (3ª geração e posterior), iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração e posterior), iPad Pro de 10,5 polegadas e iPad Pro de 11 polegadas (1ª geração e posterior). Para obter mais informações, acesse apple.com/ipados/ipados-17-preview. Os recursos estão sujeitos a mudanças. Alguns recursos podem não estar disponíveis em todos os idiomas, regiões ou aparelhos. Para mais informações sobre disponibilidade, acesse apple.com.

Tags

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail