Com a suíte iWork, nativa dos dispositivos Apple, é possível criar documentos, planilhas e apresentações incríveis, modernas e elegantes. Aliás, você têm à disposição recursos de altíssima qualidade e não precisa economizar nisso. Afinal, o emprego de vídeos, fotos, áudios, formas e gráficos interativos transforma completamente o visual dos projetos. Inclusive, se você usar imagens feitas com o iPhone, por exemplo, certamente vai impressionar. Contudo, ao explorar tudo que o Pages, o Numbers e o Keynote oferecem, seu documento poderá ficar com vários megabytes. Felizmente, isso não é problema, pois a suíte iWork inclui um recurso prático e extremamente útil para compactar arquivos. Dessa forma, você pode facilmente reduzir o tamanho dos documentos para enviá-los, publicá-los ou compartilhá-los.
Saiba compactar arquivos em 3 passos
Para compactar arquivos na suíte iWork, basta seguir este breve roteiro:
1) Acesse a opção no menu
Com o mouse ou teclado, selecione Arquivo > Reduzir Tamanho do Arquivo (no menu superior da sua tela).
2) Selecione o procedimento
Em seguida, selecione o ajuste desejado. As opções são as seguintes:
Reduzir imagens grandes
Com essa opção, as imagens são ajustadas à resolução usada no documento, preservando a qualidade visual. Por exemplo, se você adicionar uma foto ao documento e diminuí-la, os dados não utilizados da imagem serão removidos ao selecionar esta opção. Aliás, quando necessário, os programas fazem automaticamente uma conversão de formato para favorecer a visualização no iPhone ou iPad.
Remover partes recortadas de filmes e áudio
Caso tenha recortado o início ou o final de filmes ou áudios (usando os controles na barra lateral formatar), as partes recortadas são apagadas.
Mais compatível (H.264)
Sempre que optar pelo ajuste Mais compatível, os filmes no documento são convertidos para o formato H.264. Afinal, ele pode ser reproduzido na maioria dos dispositivos iOS e iPadOS e computadores Mac.
Alta eficiência (HEVC)
Este formato aparece apenas se você estiver usando o macOS 10.13 ou posterior e o Mac for compatível com a codificação de hardware HEVC. Assim, os filmes no formato HEVC têm a melhor qualidade com o menor tamanho de arquivo. Mas eles podem ser reproduzidos apenas em dispositivos com iOS 11, iPadOS 13, ou posterior, e computadores Mac com macOS 10.13 ou posterior. Se você selecionar este formato, poderá adicionar arquivos HEVC mais tarde ao documento ou cópia de tamanho reduzido. Para obter mais informações sobre HEVC, consulte este artigo de Suporte da Apple. Aliás, lembre-se que H.264 e HEVC não são compatíveis com canais alfa. Logo, a transparência é convertida em um fundo preto.
Preservar formato original
Com esta opção você mantém os formatos atuais dos filmes. Neste caso, qualquer formato de filme incompatível com o iOS ou iPadOS não é otimizado. Ou seja, impossibilita sua reprodução em dispositivos iOS ou iPadOS.
Qualidade do vídeo
Define a resolução máxima de filmes. Além disso, filmes com uma resolução menor do que a máxima não são aumentados.
3) Aplique os ajustes
Para aplicar os ajustes, clique num dos seguintes botões:
Reduzir este arquivo
A partir deste botão, você aplica os ajustes ao documento original.
Reduzir uma cópia
Dessa forma, você aplica os ajustes a uma cópia do documento e preserva o arquivo original. Então, insira um nome para a cópia do documento, escolha onde deseja salvá-la e clique em Salvar.
Viu como é fácil compactar arquivos no Mac? Como se não bastasse, os programas da suíte iWork garantem muitas outras facilidades para seu dia a dia. Afinal, ajudam a garantir produtividade, favorecem a colaboração remota e ainda permitem habilitar senhas para proteger seus documentos. Então, caso ainda não tenha um Mac, compre online ou visite uma loja iPlace para aproveitar as melhores condições!
Foto: iStock/Liudmila Chernetska