Como pedir 2ª via da certidão de nascimento pela internet

A certidão de nascimento é o primeiro e mais importante documento oficial de um brasileiro. Além de ser gratuita, ela atesta oficialmente o nascimento de um indivíduo não somente perante a sociedade, como o Estado. Aliás, é a partir dela que ocorre a obtenção de benefícios e outros documentos, como Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e passaporte. Além disso, a certidão de nascimento é necessária para matricular a criança na escola e até para casamentos.

Apesar da 1ª via precisar ser requisitada de maneira presencial, é possível solicitar a segunda por meio da internet. Ou seja, em caso de perda ou extravio, é possível providenciar uma 2ª via da certidão de nascimento online. Vale ressaltar que o mesmo vale para certidões de casamento e de óbito.

Vantagens de solicitar a certidão de nascimento online

Seja por descuido ou acidente, ninguém está livre de perder documentos, não é? Após providenciar um Boletim de Ocorrência, nesse tipo de situação geralmente é necessário solicitar suas segundas vias. No caso da certidão de nascimento, é possível fazer a requisição via internet. Para isso, basta acessar o site Registro Civil, uma plataforma mantida pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Inclusive, o acompanhamento do pedido e o pagamento (por boleto, Pix ou cartão de crédito) também podem ser feitos online.

Além de facilitar o processo via internet, o serviço oferece dois tipos de certidão: impressa ou digital. A versão digital chega por e-mail, e sua validação é possível no próprio site do Registro Civil. Isso porque o arquivo é disponibilizado em formato PDF e assinado digitalmente com o certificado digital do cartório. Assim, trata-se de uma imagem fiel da certidão em papel, com a mesma validade legal. Apesar de não poder ser utilizada na forma impressa, ela estará sempre acessível em seu iPhone, por exemplo.

Por sua vez, a versão impressa é produzida em papel oficial e pode ser recebida em casa pelos Correios. Além disso, é possível adicionar a ela a Apostila de Haia, que garante sua validade no exterior. Mais precisamente, nos mais de 120 países signatários da Convenção de Haia, que o Brasil integra desde 2015.

Passo a passo para a emissão do documento

  1. Acesse o site registrocivil.org.br e escolha a opção Nascimento;
  2. Em seguida, comece a preencher o formulário. As primeiras informações solicitadas serão estado, cidade e cartório em que a certidão foi emitida. Depois, toque no botão Próximo;
  3. Complete a segunda página com dados como nome completo, CPF e data de nascimento. Na sequência, preencha os nomes dos seus pais. Caso não saiba, deixe em branco;
  4. Nesta etapa, o formulário pedirá informações que constam na certidão original. Mas não se preocupe: elas também não são obrigatórias. Então, caso você tenha esses dados, inclua o livro, a folha e o termo da certidão;
  5. Em Tipo de entrega, escolha se prefere a segunda via da certidão em formato digital ou impresso;
  6. Revise os dados informados, leia os termos de uso, marque a caixa de confirmação e avance;
  7. Nesta etapa, você verá o preço do serviço e poderá apertar o botão Próximo;
  8. Caso ainda não tenha cadastro, será necessário criar uma conta no site para prosseguir. Para tanto, você deverá informar dados como nome completo, CPF, telefone e endereço;
  9. Se você encomendou o documento na versão impressa, deve escolher o método de entrega;
  10. Por fim, selecione o método de pagamento.

O prazo de entrega, na versão digital, é de 5 dias úteis após a confirmação do pagamento pela instituição bancária. Porém, para quem solicitar a via impressa, a esse prazo deve-se somar o prazo de entrega. No blog mantido pelo Registro Civil também é possível esclarecer dúvidas e acessar informações úteis.

Mais praticidade e segurança para seu dia a dia com a iPlace

Muito em breve, os recursos digitais permitirão abandonar de vez a carteira física. Aliás, já é possível utilizar a Carteira de Identidade e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na versão digital em muitas situações. Por isso, contar com dispositivos modernos, confiáveis e seguros é fundamental. Assim, o iPhone pode ser o seu parceiro ideal, tanto para efetuar pagamentos com cartão de crédito quanto para armazenar documentos.

 

Foto: iStock/Milkos
Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail