Acessibilidade: conheça alguns dos recursos nativos da Apple

É muito provável que você já tenha ouvido falar dos recursos de acessibilidade da Apple. Mas, na prática, você sabe como aproveitá-los ao máximo no dia a dia? Entender como essas soluções funcionam e o quanto contribuem para a rotina dos usuários pode ser providencial. Afinal, assim dá para tornar os dispositivos ainda mais práticos para todos, facilitando diversas atividades do dia a dia.

Aliás, no primeiro semestre de 2022 a Apple anunciou novos recursos de acessibilidade em seus produtos. Com as atualizações, os usuários de Apple Watch, iPhone, iPad e Mac passaram a contar com diversas facilidades.

As novidades abarcam desde a detecção de portas, para deficientes visuais, até a transcrição de diálogos em chamadas de vídeo com o Live Captions. Inclusive, se você quer entender melhor o que são esses novos recursos, confira este artigo publicado do nosso blog.

Desvendando os recursos de acessibilidade

Em todos os produtos Apple, é possível ativar soluções de acessibilidade que visam à praticidade no uso. Entre elas estão os Atalhos do Mac, que permitem controlá-lo com um teclado ou dispositivo assistido. Outra dica interessante é utilizar a Siri para ajudá-lo no controle das opções de acessibilidade.

Assim, é possível ativar o VoiceOver, por exemplo, com um simples comando de voz para a Siri. Consequentemente, a função será aberta no dispositivo, permitindo ouvir tudo que seja exposto na tela. Depois, com gestos simples, o usuário pode navegar entre os links e apps de uma forma facilitada.

Aliás, que tal saber como o comando de voz do iPhone pode facilitar sua rotina?

Atalhos de acessibilidade do Mac

A seguir, confira os atalhos de acessibilidade do Mac mais úteis no dia a dia:

  • Abrir o painel Atalhos de Acessibilidade: Option + Command + F5 ou pressionar três vezes o botão liga/desliga Touch ID;
  • Ativar ou desativar o VoiceOver: Command + F5 ou Fn + Command + F5 ou manter pressionada a tecla Command e pressionar três vezes o botão liga/desliga Touch ID;
  • Ativar ou desativar o zoom: Option + Command + 8;
  • Aumentar o zoom: Option + Command + sinal de mais (+);
  • Reduzir o zoom: Option + Command + sinal de menos (-);
  • Aumentar contraste: Control + Option + Command + ponto final (.);
  • Diminuir contraste: Control + Option + Command + vírgula (,).

Utilizando o teclado como mouse

Os recursos de acessibilidade não param por aí. Por exemplo: você sabia que o teclado do seu Mac pode ser utilizado como mouse? Para isso, basta acessar o Menu Apple e abrir as Preferências do Sistema, selecionando Teclado. Em seguida, vá até Atalhos e, na parte inferior da janela de preferências, e selecione “Usar navegação pelo teclado para mover o foco entre controles”.

Aprenda a utilizar o teclado para mover o cursor do mouse

Ao ativar a opção Teclas do Mouse, é possível utilizar o teclado para mover o cursor do mouse. Depois, é só utilizar os atalhos abaixo:

  • Mover para cima: 8 ou 8 no teclado numérico;
  • Mover para baixo: K ou 2 no teclado numérico;
  • Mover para a esquerda: U ou 4 no teclado numérico;
  • Mover para a direita: O ou 6 no teclado numérico;
  • Pressionar o botão do mouse: I ou 5 no teclado numérico;
  • Manter o botão do mouse pressionado: M ou 0 no teclado numérico;
  • Soltar o botão do mouse: ponto final (.).

Recursos de Acessibilidade no iPhone

Você já conhece o app Lupa nativo do seu iPhone? Para ativá-lo, é bastante simples: o símbolo da lupa deve aparecer na tela de início do dispositivo. Caso contrário, acesse sua Biblioteca de Apps e o procure na pasta Utilitários. Como o nome sugere, o recurso funciona como uma lupa e ajuda a ampliar objetos do entorno. Aliás, ele pode ser utilizado para detectar pessoas e cenas próximas com o Modo de Detecção e Descrição de Imagens.

Leitura facilitada na tela do iPhone

Você sabia que o iPhone e o iPad oferecem preferências de tela e tamanho de texto? Esses recursos permitem personalizar o texto, aumentar o tamanho das letras ou deixá-las em negrito. Além disso, é possível ajustar contraste e brilho da tela e optar por filtros de cor. Outra função é o Inverter Cores, que permite alternar entre um fundo claro ou um escuro. Assim, a exibição do conteúdo ficará adequada às preferências do usuário. Para tanto, basta acessar a aba Acessibilidade e ir até Tela e Tamanho de Texto.

Como você viu, há uma infinidade de recursos de acessibilidade para facilitar o uso do seu produto Apple. Então, que tal adquirir um novo dispositivo para ter as tecnologias mais avançadas ao seu dispor? Na iPlace é muito fácil! Afinal, aqui você tem vantagens como o BuyBack – no qual seu celular usado vale como desconto na compra de outros produtos!

 

Foto: Apple/Divulgação

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail