Acessibilidade: conheça alguns dos recursos nativos da Apple

Com os recursos de acessibilidade Apple disponíveis no iOS 17, todos podem aproveitar o melhor da tecnologia

É muito provável que você já tenha ouvido falar dos recursos de acessibilidade da Apple. Mas, na prática, você sabe como aproveitá-los ao máximo no dia a dia? Entender como essas soluções funcionam e o quanto contribuem para a rotina dos usuários pode ser providencial. Afinal, assim dá para tornar os dispositivos ainda mais práticos, facilitando diversas atividades diárias.

Recentemente, a Apple anunciou que o iOS 18 trará atualizações de acessibilidade como Eye Tracking (para interagir com o iPhone com os olhos), Music Haptics (para pessoas surdas ou com perda auditiva curtirem música por meio do Taptic Engine) o Vocal Shortcuts, que emite sons personalizados para ajudar na realização de tarefas. Aliás, os investimentos em acessibilidade são uma prioridade na Apple.

Por exemplo, ao apresentar o iOS 17, no último semestre de 2023, a fabricante destacou os novos “recursos de software para acessibilidade cognitiva, de fala e visão”. Com as atualizações, o iPad e o iPhone  ficaram ainda mais simples de usar. Anteriormente, os dispositivos já possuíam funções bem interessantes, como detecção de portas para deficientes visuais e transcrição de diálogos em chamadas de vídeo com o Live Captions.

 

Recursos de acessibilidade do iPhone e do iPad

Entre as novidades introduzidas no iOS 17 está o Acesso Assistido, uma função que permite localizar num só painel todos os principais serviços do sistema. Para quem gosta de personalização, o sistema também permite escolher uma nova interface para os aplicativos. Em geral, o objetivo dessas atualizações é deixar a navegação mais simples, melhorando a experiência do usuário.

Leia também: Comando de voz do iPhone facilita rotina de pessoas com deficiência

Entre outras coisas, o iOS 17 trouxe importantes avanços na função Live Speech, ideal para usuários com dificuldades na fala. Afinal, basta digitar as frases que deseja, que o sistema as transforma em falas. Além disso, com a atualização, o recurso passa a salvar as frases mais frequentes, tornando cada vez mais prático o uso da ferramenta.

O contrário também é possível, uma vez que o iPhone tem a capacidade de falar o conteúdo que está na tela, bem como textos selecionados ou digitados. Assim, mesmo que o recurso VoiceOver esteja desativado, o dispositivo tem a capacidade de ler em voz alta os textos na tela.

 

Ativando o recurso Conteúdo Falado

Para acessar, basta ir em Ajustes > Acessibilidade > Conteúdo Falado. Depois, escolha o que você deseja:

  • Falar Seleção: faça com que o iPhone fale o texto que você selecionou;
  • Falar Conteúdo da Tela: faça com que o iPhone leia o texto na tela, começando pela parte superior;
  • Ative Controle de Fala para manter na tela os controles de Falar Conteúdo da Tela;
  • Ative Destacar Conteúdo para fazer com que as palavras ou frases sejam destacadas conforme o iPhone as lê em voz alta;
  • Opções em Falar Digitação: conforme você digita, faça com que o iPhone fale caractere por caractere, palavra por palavra e mais.

Escolha a ação desejada

  • Para ouvir o texto selecionado (caso você tenha ativado Falar Seleção), selecione o texto que deseja ouvir e toque em Falar;
  • Já para ouvir todo o texto na tela (caso você tenha ativado Falar Conteúdo da Tela), passe dois dedos de cima para baixo na tela;
  • Depois, use os controles exibidos para pausar a fala, ajustar a velocidade, navegar para trás ou para a frente no conteúdo que deseja ouvir. Alternativamente, use Falar ao Tocar e toque no texto que deseja que o iPhone leia para você;
  • Por fim, se quiser ouvir o que você digita (caso tenha ativado Falar Digitação), simplesmente comece a digitar.

 

Mais recursos de acessibilidade no iPhone

Outra novidade do iOS 17 é o recurso Apontar e Falar, integrado ao aplicativo Lupa. Esse recurso facilita a interação dos usuários com objetos físicos que possuem etiquetas de texto. Por exemplo, ao utilizar um eletrodoméstico, o Apontar e Falar usará a câmera, o scanner LiDAR e a tecnologia de aprendizado de máquina do dispositivo para identificar e anunciar o texto presente nos botões enquanto o usuário desliza o dedo sobre eles.

O Apontar e Falar, disponível tanto no iPhone quanto no iPad, é compatível com o VoiceOver e pode ser usado junto a outros recursos da Lupa. Por exemplo, com as funções Detecção de Pessoas, Detecção de Portas e Descrições de Imagens. Isso permite que os usuários naveguem em seus ambientes físicos com maior precisão e facilidade.

Aproveite para conhecer cinco aplicativos de acessibilidade para otimizar o cotidiano.

 

Facilidades para leitura

Você sabia que o iPhone e o iPad oferecem preferências de tela e tamanho de texto? Esses recursos permitem personalizar o texto, aumentar o tamanho das letras ou deixá-las em negrito. Além disso, é possível ajustar contraste e brilho da tela, bem como optar por filtros de cor. Outra função é o Inverter Cores, que permite alternar entre fundo claro ou escuro. Assim, a exibição do conteúdo ficará adequada às preferências do usuário. Para tanto, basta acessar a aba Acessibilidade e ir até Tela e Tamanho de Texto.

 

Atalhos de acessibilidade do Mac

O MacOS também oferece uma variedade de recursos que ajudam a navegar com mais facilidade entre os aplicativos. A seguir, confira os atalhos de acessibilidade do Mac mais úteis no dia a dia:

  • Abrir o painel Atalhos de Acessibilidade: Option CommandF5 ou pressionar três vezes o botão liga/desliga Touch ID;
  • Ativar ou desativar o VoiceOverCommandF5 ou Fn + Command + F5 ou manter pressionada a tecla Command e pressionar três vezes o botão liga/desliga Touch ID;
  • Ativar ou desativar o zoom: OptionCommand + 8;
  • Aumentar o zoom: OptionCommand + sinal de mais (+);
  • Reduzir o zoom: OptionCommand + sinal de menos (-);
  • Aumentar contraste: ControlOption + Command + ponto final (.);
  • Diminuir contraste: ControlOption + Command + vírgula (,).

 

Utilizando o teclado como mouse

Os recursos de acessibilidade não param por aí. Por exemplo: você sabia que o teclado do seu Mac pode ser utilizado como mouse? Para isso, basta acessar o Menu Apple e abrir as Preferências do Sistema, selecionando Teclado. Em seguida, vá até Atalhos e, na parte inferior da janela de preferências, e selecione “Usar navegação pelo teclado para mover o foco entre controles”.

 

Aprenda a utilizar o teclado para mover o cursor do mouse

Ao ativar a opção Teclas do Mouse, é possível utilizar o teclado para mover o cursor do mouse. Depois, é só utilizar os atalhos abaixo:

  • Mover para cima: 8 ou 8 no teclado numérico;
  • Mover para baixo: K ou 2 no teclado numérico;
  • Mover para a esquerda: U ou 4 no teclado numérico;
  • Mover para a direita: O ou 6 no teclado numérico;
  • Pressionar o botão do mouse: I ou 5 no teclado numérico;
  • Manter o botão do mouse pressionado: M ou 0 no teclado numérico;
  • Soltar o botão do mouse: ponto final (.).

 

Como você viu, há uma infinidade de recursos de acessibilidade para facilitar o uso dos seus produtos Apple. Então, que tal adquirir um novo dispositivo para ter as tecnologias mais avançadas ao seu dispor? Na iPlace é muito fácil! Afinal, aqui você tem vantagens como o BuyBack – no qual seu celular usado vale como desconto na compra de outros produtos!

 

Foto: Apple/Divulgação
Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail