Apple Books: 7 sugestões para não desperdiçar suas férias

Férias são perfeitas para relaxar e colocar a leitura em dia – sobretudo quando você tem uma lista de ótimos livros. Aliás, opções de títulos e gêneros não faltam para você descobrir e se aventurar a partir de novas páginas. Ainda mais para quem usa o Apple Books, que dá acesso a inúmeras obras em qualquer hora e lugar. Com ele, é possível manter uma biblioteca vasta sem precisar de espaço físico para o armazenamento. Ou seja: seus livros sequer fazem volume na mala, visto que são disponibilizados diretamente no iPhone e no iPad. Assim, que tal conferir uma superlista de sugestões que a iPlace preparou para você explorar nas férias?

7 livros para aproveitar as férias

1. O fim em doses homeopáticas

Terceira obra da série “Textos cruéis demais”, O fim em doses homeopáticas é mais um sucesso de Igor Pires. Aliás, o autor é destaque em vendas e nas redes sociais, com livros que já conquistaram milhares de pessoas. Assim como nos antecessores, a coletânea lançada em 2020 traz textos poéticos, agora sobre as fases dos relacionamentos. Dessa forma, e dividido em quatro partes, O fim em doses homeopáticas explora de modo sensível o inevitável fim dos relacionamentos.

2. Um lugar bem longe daqui

Mesmo lançado em 2018, Um lugar bem longe daqui segue no topo das listas dos livros mais vendidos nos EUA. Aliás, está listado entre os best-sellers do The New York Times. Para quem gosta de ficção e literatura, a obra é capaz de prender os leitores do início ao fim. Um lugar bem longe daqui conta a história de Kya, a menina do brejo, como é chamada na cidade. Ela viveu uma infância terrível, mediante abusos do pai e o abandono da mãe e dos irmãos. Então, quando dois garotos da cidade decidem conhecê-la melhor, o inesperado acontece: e um deles é encontrado morto.

3. Malorie

Sequência do fenômeno mundial Bird Box, Malorie é um romance de terror pós-apocalíptico escrito por Josh Malerman. Instigante, a história mostra como está a vida da protagonista e de seus filhos doze anos após atravessarem o rio. Porém, ainda não há explicação nem solução para o caos gerado por criaturas que podem levar pessoas comuns a uma violência indescritível. Apesar disso, Malorie toma conhecimento de um fato que lhe dá esperança. Isso porque pessoas que já eram consideradas mortas, na verdade, podem ter sobrevivido. Assim, ela precisa decidir entre duas situações. Seguir conforme suas atuais regras de sobrevivência ou se aventurar na escuridão e buscar a liberdade mais uma vez.

4. Pessoas normais

Outro livro publicado em 2018 que segue fazendo estrondoso sucesso entre os leitores é Pessoas normais. Aliás, há pouco tempo ele foi traduzido para o português pela Companhia das Letras. Assim, é possível conhecer a obra da autora Sally Rooney, reconhecida como a voz da geração millennial. A história descreve o primeiro romance de Connell e Marianne, que enfrentam as dificuldades dos problemas familiares e classes sociais. Isso porque a mãe de Connell trabalha como empregada doméstica para a família de Marianne. Sensível e tocante.

5. Minha sombria Vanessa

Considerado um dos grandes livros de 2020, Minha sombria Vanessa é o romance de estreia de Kate Elizabeth Russell. Nele, a autora explora as dinâmicas psicológicas de um relacionamento entre uma adolescente e seu professor. Porém, a partir de determinada situação, a protagonista começa a questionar o que viveu no passado com o docente. Se realmente foi uma história de amor ou um caso de estupro. Então, alternando entre presente e passado, o livro justapõe memória e trauma ao entusiasmo de descobrir o poder do próprio corpo. Dessa forma, Minha sombria Vanessa capta brilhantemente os costumes culturais em transformação que guiam nossos relacionamentos e a própria sociedade.

6. Terra americana

Terra americana integra diversas listas de redes sociais e aplicativos destinados a leitores como um dos melhores livros do ano. Essa ficção narra a história de Lydia, uma mulher que vivia feliz com o homem que amava, tocando sua livraria e rodeada de amigos e familiares. Mas tudo muda quando uma chacina vitima dezesseis pessoas de sua família durante uma festa de quinze anos. Assim, Lydia e seu filho Luca, de oito anos, viram os únicos sobreviventes e precisam fugir para sobreviver. Transformados em migrantes, os dois dão início a uma longa jornada em direção aos Estados Unidos. Além de impactante e repleto de suspense, Terra Americana tem personagens cativantes. Isso porque suas histórias fazem refletir sobre o heroísmo e a generosidade de quem arrisca tudo para viver com dignidade. Aliás, a obra foi escolhida para integrar o Clube do Livro da Oprah e já deverá receber adaptação no cinema.

7. Essa Gente

Publicado em 2019, Essa Gente é o romance mais recente de Chico Buarque. Sua estrutura assemelha-se a um diário, encarando o Brasil de agora. O livro conta a história de um escritor decadente que enfrenta uma crise financeira e emocional enquanto o Rio de Janeiro colapsa à sua volta. Assim, ao seu melhor estilo, Chico Buarque esfuma as fronteiras entre vida, imaginação, sonho e delírio, e constrói narrativa engenhosa. Tão divertidas quanto trágicas, suas entrelinhas descortinam contradições de um país ameaçando se despedaçar. Da mesma forma, dá contornos verossímeis às deliciosas incoerências e ilusões de pessoas comuns.

Além dessas dicas, você pode encontrar na página inicial do Apple Books listas com os mais lidos e gêneros específicos. Da mesma forma, pode acessar o Clube do Livro da Oprah e assistir ao Oprah’s Book Club no Apple TV+.

Foto: iStock/nortonrsx

Tags

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail