Vivemos uma nova era de produção, distribuição e consumo de informação. Afinal, com dispositivos poderosos como o iPhone e uma conexão de internet, qualquer pessoa pode atuar na criação de conteúdo. Aliás, isso vale tanto para redes sociais quanto para outras plataformas de compartilhamento e serviços de streaming. Isso porque, em contraponto à velha comunicação de massa, na Era Digital a informação customizada ganha mais espaço e atenção. Assim, muitas pessoas estão descobrindo como ganhar dinheiro com seu próprio canal no Youtube, por exemplo. Porém, as oportunidades estão longe de se resumirem ao vídeo. Principalmente depois que a gigante de Cupertino implementou as assinaturas do Apple Podcasts no primeiro semestre deste ano.
Apple Podcasts: o lar do conteúdo customizado
Atualmente, o Brasil é o segundo maior mercado de podcasts do mundo, de acordo com a Podcasts Stats Soundbite. Consequentemente, o país oferece um cenário extraordinariamente promissor para criadores de conteúdo, apresentadores, jornalistas e demais interessados no setor. Ao mesmo tempo, a Apple lidera a próxima fase desta experiência de áudio ao lançar as assinaturas do Apple Podcasts. Assim, gera uma nova forma de rentabilizar as produções enquanto disponibiliza uma loja global para ouvintes descobrirem conteúdo especial exclusivo.
Desde maio de 2021, usuários de mais de 170 países dispõe de uma variedade de benefícios selecionados pelos próprios produtores. Além disso, podem ouvir seus podcasts sem anúncios e acessar conteúdo extra em primeira mão. Dessa forma, conseguem aproveitar as assinaturas especiais de vozes independentes e estúdios de qualidade.
Outra novidade trazida pelo Apple Podcasts são os canais. Isto é, “grupos” de programas selecionados por criadores com títulos e descrições únicos e artes inusitadas. Dessa forma, assim como já faziam com os podcasts avulsos, os ouvintes conseguem explorar canais gratuitos que facilitam suas descobertas. Afinal, encontram tanto programas dos seus criadores preferidos quanto produções de canais pagos que trazem benefícios extras para os assinantes.
Novidades para ouvintes…
Com o último iOS, os ouvintes têm acesso a um app Apple Podcasts redesenhado, incluindo uma nova aba Buscar. Com ela, é possível ver rapidamente os Top Charts e as categorias. Além disso, o Apple Podcasts traz lindas páginas novas para cada programa e episódio, facilitando acompanhar, ouvir e compartilhar conteúdo. Enquanto isso, o novo botão Smart Play ajuda os ouvintes a começar automaticamente programas divididos em episódios. Agora também é possível salvar episódios individuais, que são baixados para a reprodução offline.
…e para os criadores
O novo site Apple Podcasts for Creators permite aprender mais sobre criação de podcasts, ver as últimas notícias e recursos e explorar guias detalhados com as melhores práticas. Além disso, todos os criadores podem acessar um painel de controle do Apple Podcasts Connect atualizado. Inclusive, os novos recursos facilitam o gerenciamento de programas no Apple Podcasts. Dá para editar metadados, agendar a disponibilidade de programas, organizá-los em canais ou administrar usuários e funções, por exemplo. Com novas ferramentas e métricas de desempenho, também é fácil aprender como os ouvintes estão se envolvendo com seus programas.
Outra vantagem para os criadores é a possibilidade de inscrição no novo Apple Podcasters Program – um programa que oferece acesso a todas as ferramentas necessárias para criar e distribuir assinaturas especiais no Apple Podcasts.
Se os podcasts possibilitaram aos criadores compartilhar suas vozes com os ouvintes do mundo inteiro, as assinaturas do Apple Podcasts levam essa relação a um novo patamar. Afinal, oferecem aos criadores uma maneira de estreitar o vínculo com seus ouvintes mais engajados – e fazer dinheiro no processo.
Vivencie esta experiência com a iPlace
Como temos frisado aqui no blog, podcasts são ótimas opções para adquirir conhecimento a qualquer hora e lugar. Especialmente por ser um formato de mídia que oportuniza mais liberdade e produtividade para sua rotina. Então, para tirar o máximo do Apple Podcasts, que tal elevar sua experiência de áudio com iPlace? Além do iPhone, você pode adquirir fones de ouvido e caixinhas de som da melhor qualidade para acompanhar seus programas! E, se você cria conteúdo, confira também os diversos modelos de microfones que oferecemos para facilitar suas gravações! 🙂