A tecnologia pode ser uma grande aliada para diminuir o desperdício de alimentos. Descubra como ajudar e ainda economizar dinheiro!
Apenas no Brasil, estima-se que o desperdício de alimentos envolva em torno de 26,3 milhões de toneladas por ano. Os dados são de um relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Segundo o registro, mais de 30% da produção mundial vai parar no lixo. Aliás, isso ocorre em todas as fases de manejo e gera impactos negativos tanto para a sociedade quanto para o planeta.
De acordo com a FAO, o montante descartado seria suficiente para alimentar dois bilhões de pessoas. Todavia, o que realmente acontece é que essa produção excedente resulta ainda em mais poluição.
Preços mais baixos e menos desperdício de alimentos
Felizmente, a tecnologia tem se mostrado uma aliada para reduzir o desperdício de alimentos, bastando que haja pessoas engajadas nisso. Então, que tal aderir ao propósito e conhecer três aplicativos úteis que podem ser baixados em seu iPhone? Cada um deles é responsável por encontrar alternativas em diferentes etapas do consumo. Veja:
Em restaurantes
Já parou para pensar na quantidade de comida que os restaurantes desperdiçam a cada dia? Aliás, sabia que o preço desse descarte é repassado aos consumidores, ainda que não seja culpa deles?
Pois foi pensando em reduzir a quantidade de comida jogada fora diariamente que o app Appétit Delivery desenvolveu sua estratégia. Para tanto, essa plataforma incentiva os restaurantes a ofertarem preços mais baixos em seus pratos a partir de determinado horário.
Além disso, o app oferece “cashback” para seus usuários. Assim, também fica muito mais interessante para o consumidor optar pelo Appétit Delivery do que por outros aplicativos de entrega!
Nos supermercados
A necessidade de giro de estoque também acarreta grande desperdício de alimentos nos supermercados. Afinal, aqueles produtos que ficam mais para o fundo da prateleira podem acabar perdendo seus prazos de validade.
Por isso, o aplicativo B4Waste disponibiliza esses produtos que estão próximos da validade. Para vender no app, os supermercados devem informar a data de vencimento dos alimentos e disponibilizá-los pela metade do preço encontrado nas lojas físicas.
Conectando quem quer doar com quem precisa
Já a plataforma Comida Invisível ajuda na redução do desperdício de alimentos conectando doadores a instituições ou pessoas em vulnerabilidade.
Atuando em todo o país, o projeto é chancelado pela FAO. Assim, toda a comida passa por inspeções de nutricionistas ao longo do processo de doação. Além disso, doadores podem se cadastrar como pessoa física, ONG ou empresa – obtendo acesso a métricas como a mensuração do carbono evitado.
Por sua vez, pessoas ou instituições que desejem receber as doações precisam se inscrever através do site. Por enquanto, o projeto não está disponível em aplicativo, mas pode ser acessado normalmente em dispositivos móveis através do navegador.
Agora que você conhece iniciativas que ajudam na redução do desperdício de alimentos, que tal conferir outros aplicativos interessantes? Afinal, no blog da iPlace você encontra sugestões que envolvem as mais diversas áreas do cotidiano. Desde recursos para criar hábitos mais saudáveis até ferramentas que facilitam a vida urbana, por exemplo!
Ah! Caso esteja pensando em adquirir um novo dispositivo Apple, conte com a iPlace para fazer o melhor negócio! Além disso, no site e nas lojas físicas você encontra fones de ouvido, caixas de som, serviços e acessórios incríveis!