Áudio Espacial: uma revolução no mundo da música

Você já deve ter percebido: nos últimos tempos, a palavra “Apple” virou praticamente sinônimo de inovação tecnológica. Afinal, quase tudo que a gigante de Cupertino lança possui características revolucionárias. Isso vale para desde as câmeras do novo iPhone até as funções de monitoramento de saúde do Apple Watch. E, agora, a marca também está mudando para sempre o mundo da música – com o Áudio Espacial. Com esse recurso, escutar suas canções favoritas torna-se uma experiência muito mais intensa e imersiva.

Como funciona o Áudio Espacial?

Como o nome indica, o novo sistema consegue reproduzir em alto-falantes e fones o mesmo efeito que o som teria em ambientes reais. Logo, ele pode vir de qualquer direção, “ocupando” todo o espaço ao seu redor, em 360 graus.

Ao ouvir uma música com Áudio Espacial, você poderá experimentar a sensação de estar no meio do palco, por exemplo. Portanto, imagine escutar claramente o vocalista à sua frente, uma guitarra ao lado e a bateria mais atrás… Fantástico, né?

Uma revolução na indústria da música

Além da experiência imersiva para o ouvinte, o Áudio Espacial dá muito mais liberdade criativa para músicos e engenheiros de som. Afinal, até pouco tempo atrás eles só podiam mixar suas composições em som mono ou estéreo. Ou seja, no máximo em dois canais. Porém, com o novo recurso, as possibilidades são infinitas. Dessa forma, eles podem definir a exata posição espacial de cada instrumento, bem como sua distância em relação ao ouvinte.

Além disso, conseguem até mesmo trabalhar com movimentações, fazendo com que você ouça o som girando ao seu redor! Sem falar no uso aplicado a vídeos e filmes, é claro. Nesse caso, você poderá escutar a voz dos personagens de forma diferente dependendo da posição deles na tela, por exemplo.

Como usar o Áudio Espacial

No Apple Music, milhões de faixas já estão disponíveis no novo formato, sem qualquer custo adicional. Assim, basta usar seus AirPods para aproveitar o recurso automaticamente. O mesmo vale para fones Beats que possuam processador H1 ou W1, como o Beats Solo3 e o PowerBeats3. Além disso, o Áudio Espacial é compatível com os alto-falantes integrados das versões mais atuais do iPhone, iPad e Mac. Já para uso em vídeo, o recurso está disponível nos AirPods Pro e AirPods Max – os fones mais avançados da Apple.  

Foto: Apple/Divulgação
Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail