Já faz algum tempo que “inteligência artificial” (ou simplesmente “IA”) virou algo relativamente comum no dia a dia. Afinal, está presente em nosso dia a dia, nos dispositivos, mecanismos de pesquisas e até no atendimento de várias empresas. Porém, as pesquisas e os aprimoramentos dessa tecnologia são constantes. Nesse sentido, uma das novidades mais comentadas atualmente é o ChatGPT. Aliás, você já interagiu com essa ferramenta?
Neste artigo, explicamos o que é o ChatGPT, quais as suas vantagens e como usar esse recurso em sua rotina. Confira!
Afinal, o que é o ChatGPT?
O ChatGPT é definido como “um modelo de linguagem treinado com uma variedade de tópicos e estilos”. Mas o que isso quer dizer? Em linhas gerais, seria como uma espécie de chatbot, porém com capacidades aumentadas.
Essa tecnologia consegue gerar textos escritos de forma natural e coerente em grande parte de suas respostas. Estudos seguem sendo feitos – e, no futuro, o ChatGPT possivelmente seja capaz de usar o microfone e o alto-falante para se comunicar, tal como outras assistentes virtuais já conhecidas.
Atualmente, o ChatGPT é uma ferramenta utilizada em aplicações que envolvem o texto escrito. São os casos de aplicativos de escrita automatizada, ferramentas de análise de dados, programação e chatbots.
Chatbot x ChatGPT: qual a diferença?
Em primeiro lugar, devemos lembrar que o chatbot é um robô de conversa. Inclusive, a grande maioria dos sites de empresas já utiliza esse recurso no atendimento ao cliente. Afinal, é uma excelente forma de economizar tempo e dinheiro, sanando as dúvidas comuns rapidamente. Porém, sabemos que esse recurso ainda é limitado.
Questões pontuais, incomuns ou mais delicadas não são resolvidas pela inteligência artificial mais rudimentar, podendo até irritar quem está do outro lado da tela. Isso porque, no chatbot convencional, há respostas programadas – mas, caso você não fique satisfeito com elas, deve solicitar atendimento humano. Já o ChatGPT é um chatbot com inteligência artificial refinada. Com ele, você pode ter experiência de diálogo sem limite de respostas.
Isso pode ser interessante e intrigante na mesma proporção. Afinal, essa inteligência artificial é treinada para dar as mais variadas respostas e se moldar ao que é digitado. Se você desejar, até histórias de amor diferentes a inteligência artificial pode escrever. Nesse sentido, muitos estudiosos começaram a questionar se essa inteligência não pode ser utilizada por alunos, por exemplo, para realizar tarefas de aula. Porém, isso apenas o futuro dirá.
Como funciona na prática o ChatGPT
Unindo técnicas de inteligência artificial e aprendizado de máquina, o ChatGPT cria textos de forma autônoma. O ajuste fino (fine-tuning) é um dos recursos presentes em sua construção. Ele funciona ensinando a ferramenta a prever quais serão as palavras seguintes com base nas palavras já geradas. Ou seja, alimentado por exemplos de texto, o ChatGPT aprende a fazer previsões da próxima palavra dentro de um conjunto inicial.
Como utilizar o ChatGPT em português
- Acesso o site em seu navegador;
- Faça login no serviço (em inglês);
- Comece uma conversa naturalmente em português;
- Aguarde a resposta do ChatGPT.
Você também pode pedir ao ChatGPT que crie qualquer tipo de conteúdo escrito. Por exemplo, histórias infantis sobre determinado assunto, peças publicitárias e até roteiros de cinema. Aliando a criatividade humana à inteligência artificial, as possibilidades são infinitas!
A tecnologia é incrível, né? Aliás, se você gosta dessa área do conhecimento, confira nossa seleção de podcasts sobre o assunto! 🙂
Foto: iStock/PhonlamaiPhoto