Comunicação eficaz em tempos de home office: 4 dicas de ouro

O isolamento social tem gerado efeitos profundos na saúde física e mental de muitas pessoas. Afinal, até mesmo as coisas mais triviais, que pareciam simples e sem tanta importância, acabam fazendo muita falta no cotidiano. Por exemplo, conversar no corredor ou aproveitar aquela pausa no trabalho para tomar um café com os colegas. Aliás, em tempos de home office e pandemia, as interações sociais não ocorrem mais de maneira “natural”.

Assim, diante da escassez de oportunidades mais casuais, planejar uma comunicação eficaz com sua equipe de trabalho torna-se imperioso. Afinal, conversar, brincar e festejar são coisas que contribuem significativamente para seu bem-estar, resiliência e criatividade. Também por isso os rituais coletivos são tão importantes: para “sincronizar” as pessoas, mantendo-as felizes e motivadas em suas carreiras. Portanto, que tal algumas dicas para tornar suas interações sociais mais frequentes e qualificadas?

 

4 passos para uma comunicação eficaz com os colegas

  1. Procure conversar com alguém todos os dias

Mesmo que casuais, as conversas ajudam a manter as relações de amizade no ambiente profissional. No entanto, quando se trabalha de casa, todas as interações naturais e presenciais acabam perdidas. Por isso, neste momento, é preciso investir propositalmente nestas interações para fazer com que elas aconteçam. Afinal, as interações sociais possuem relação direta com o bem-estar.

Assim, a primeira dica para manter uma comunicação eficaz durante o home office é entrar em contato com alguém diariamente. Mas não para falar de trabalho – e, sim, de assuntos corriqueiros do cotidiano. Por exemplo, comentando situações vividas em casa ou trocando sugestões de filmes, séries, músicas, livros, receitas e compras. Dessa formam será possível arejar as ideias, manter-se criativo e aproveitar soluções já testadas por outras pessoas. Além disso, dá para conhecer ainda mais os seus colegas – seus gostos, afinidades…

  1. Aproveite reuniões online para socializar com a equipe

Muitas empresas adotaram as reuniões remotas como parte da rotina do home office. Afinal, as chamadas de vídeo em grupo têm ajudado a superar a distância e consolidar a atuação em equipe. Logo, a segunda dica para investir na comunicação interpessoal é usar um curto momento da reunião para “jogar conversa fora”. Pode ser antes de iniciar os assuntos de trabalho ou depois de concluir os temas mais importantes. Isso porque um bate-papo informal é sempre útil para “quebrar o gelo” e conquistar mais leveza e receptividade do grupo.

Por outro lado, fique atento ao fato de não “forçar” as pessoas a passarem tempo com você. Às vezes, elas têm coisas urgentes para resolver, então não deve ser um problema se não puderem conversar naquele momento. Assim, o fundamental é saber perceber a melhor hora para o bate-papo e não deixar que isso cause frustração. Aliás, o ideal é buscar equilíbrio entre produtividade no trabalho e bem-estar, incluindo a qualidade nas interações sociais. Para tanto, o iPad e o Mac são os excelentes aliados numa rotina versátil e multitarefas.

  1. Foque na comunicação clara e efetiva

Lembre-se que toda comunicação depende da correta interpretação de suas intenções. Por isso, busque sempre utilizar uma linguagem clara, sem deixar nada subentendido. Quando a conversa ocorre por videochamada, é possível acompanhar o tom de voz e as expressões faciais das pessoas. Porém, por mensagem de texto a questão fica um pouco mais complicada. Ainda assim, emojis, memojis e figurinhas podem lhe ajudar a tornar suas interações mais leves, divertidas e personalizadas.

De toda forma, quando o assunto envolver trabalho, sempre passe mais informações do que lhe pareça ser necessário. Certamente não será preciso contar ou escrever uma saga, é claro. Mas é importante garantir que todos saibam o que precisam para desempenhar suas tarefas de maneira independente. Aliás, nesse contexto, organizar trabalho e vida em família também é mais fácil com a Apple. Tanto para gerenciar os afazeres, quanto para conversar com os colegas e aproveitar os momentos de entretenimento.

Então, seja em assuntos sérios ou mais descontraídos, busque a transparência, comunique-se bastante e de forma regular. Além disso, priorize as abordagens mais positivas, especialmente para afastar o estresse e a ansiedade das relações interpessoais.

  1. Invista numa conexão de internet confiável

Um serviço de internet confiável e de qualidade é essencial para adaptar-se ao novo estilo de vida imposto pela pandemia. Tanto para garantir mais motivação e produtividade quanto para agregar praticidade, diversão e tranquilidade ao home office. Igualmente, uma boa conexão é vital para assegurar imagens nítidas e não perder partes de videochamadas em grupo. Aliás, é bastante útil saber lidar com problemas básicos que sua internet pode apresentar.

 

Gostou das dicas para garantir a comunicação eficaz nestes tempos de home office? Então conte com a iPlace e com os dispositivos Apple para tornar essas interações mais intuitivas, significativas e personalizadas. Afinal, até mesmo com o Apple Watch é possível conversar a partir do modo Walkie-Talkie! 🙂

 

Foto: iStock/nensuria

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