Energia no trabalho: administre a sua para prevenir o burnout

Desde o momento que acordamos até a hora de dormir, diversas tarefas e responsabilidades são impostas a nós. Diante disso, fazer mais em menos tempo é o desejo de muitas pessoas, especialmente no ambiente profissional. Para tanto, aprender a gerenciar e garantir maior energia no trabalho é essencial. Sobretudo para evitar a sobrecarga, o estresse e a exaustão. Aliás, uma pesquisa da Universidade de São Paulo indicou que 20% dos brasileiros já sofrem da síndrome de burnout.

Mas, afinal, como otimizar a rotina a fim de entregar melhores resultados e ainda ter tempo de qualidade para a vida pessoal? Pois o segredo está no equilíbrio entre corpo, mente e emoções. Assim, separamos as principais dicas para você administrar a sua energia no trabalho e garantir mais produtividade e qualidade de vida.

Planeje seus dias com antecedência

Você é daqueles que acordam em cima da hora e quase não conseguem tomar o café da manhã? Além disso, sente que ao final do dia não sobrou nenhuma energia para aproveitar após o trabalho? Certamente há diversos fatores que podem influenciar um dia pouco proveitoso, mas a falta de planejamento é um dos principais.

Então anote esta dica: tire um tempo do seu domingo para planejar toda a semana. Aliás, você pode utilizar o app Notas do seu iPhone ou iPad para organizar suas tarefas! Além disso, invista no recurso Hora de Dormir, do iPhone, para determinar os melhores horários de ir para a cama e acordar. Dessa forma, você terá mais disposição para começar o dia de forma tranquila. Logo, será possível perceber que organizar a rotina faz seu trabalho render mais, sendo verdadeiramente produtivo e recompensador.

Faça pausas estratégicas

Se você está se sentindo sobrecarregado(a) com o trabalho ou mesmo perdendo prazos importantes, o motivo pode ser a falta de descanso. Aliás, alguns intervalos podem acontecer até durante o trabalho, desde que planejados com inteligência. Afinal, pausas estratégicas realizadas durante o expediente contribuem para reforçar sua energia no trabalho.

Seja em home office, no escritório da empresa ou em outro lugar, tire alguns minutos para levantar da mesa de trabalho e dar uma volta, bem como se alongar ou preparar um café. Afinal, essa breve “desconexão” do trabalho faz real diferença para gerar mais energia no seu dia a dia.

Use a tecnologia a favor de sua energia no trabalho

Aproveitar as modernidades tecnológicas é a melhor maneira de otimizar a rotina, especialmente se for para implementar hábitos saudáveis. Dormir 8 horas por noite, movimentar o corpo, alimentar-se adequadamente e beber água podem parecer passos óbvios em uma rotina. Porém, mais do que isso, são imprescindíveis para tornar o dia mais produtivo.

Entre as inúmeras ferramentas tecnológicas que contribuem para um dia repleto de energia, o Apple Watch desponta como um dos principais aliados nesse quesito. Com ele, é possível otimizar suas horas, criar rotinas de exercícios e ainda receber dicas e incentivo para manter a forma entre uma pausa e outra.

Além disso, há muitos aplicativos voltados à qualidade de vida disponíveis na App Store. Então, que tal começar hoje mesmo a organizar a sua rotina para ter mais energia no trabalho? Aproveite para conferir outras dicas sobre produtividade no blog da iPlace e conheça todas as nossas novidades em produtos e serviços! 🙂

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail