Jogos de construir estimulam a criatividade e o relaxamento

Tijolo por tijolo, cidade por cidade. Em jogos de construir, tudo que pode ser sonhado pode, também, ser realizado. Então, que tal erguer uma casa, uma cidade ou mesmo um mundo inteiramente novo? Além de servir como passatempo, os aplicativos desta categoria são ótimos aliados da mente. Isso porque são capazes de estimular a criatividade e a organização dos pensamentos, bem como de induzir ao relaxamento. Por isso, o blog da iPlace listou alguns dos principais jogos de construir disponíveis para iPhone e iPad. Tudo para você se divertir a qualquer hora e lugar, sempre que se sentir necessidade de espairecer ou desestressar! 🙂

8 jogos de construir para baixar no iPhone ou no iPad

Engenharia e decoração – Jogos de construir casas normalmente apresentam jogabilidade simples e descomplicada. Ou seja: são ideais para jogadores de todas as idades se divertirem enquanto exercitam a criatividade. Além disso, estimulam aptidões como concentração, planejamento e resolução de problemas. Então veja, a seguir, duas sugestões para baixar gratuitamente no iPhone e o iPad:

1.     The Sims

O The Sims é um clássico que permite tanto customizar os personagens quanto construir uma casa e um bairro perfeitos. Para isso, você pode escolher entre uma variedade de móveis, eletrodomésticos, decorações e até coleções temáticas. Depois de definir o estilo de vida dos seus “sims”, é possível levá-los para passear e interagir com outros usuários.

2.     Homescapes

Em Homescapes, sua casa é o principal desafio. Aliás, aventuras emocionantes começam já na porta da mansão do jogo, considerado o mais aconchegante da série Scapes, da Playrix. Para renovar e decorar cada ambiente, é preciso resolver pequenos desafios de agrupar objetos por cores. Dessa forma, você desbloqueia os capítulos de uma emocionante história em família!

Gerenciamento de fazendas. Esta é outra temática de sucesso na categoria dos jogos de construir. Afinal, por meio dela é possível simular o contato com o mundo natural. Além disso, os jogadores obtêm até mesmo algumas noções importantes sobre o gerenciamento de produções. Assim, confira algumas dicas de apps para virar um fazendeiro digital:

3.     Stardew Valley

Mude-se para o campo e cultive uma nova vida neste premiado RPG de simulação agrícola sem fim. Afinal, Stardew Valley oferece mais de 50 horas de conteúdo de jogo e novos recursos específicos para dispositivos móveis. Além do salvamento automático, há diversas opções de controle. Dessa forma, você pode criar animais felizes, cultivar uma variedade de plantações sazonais e projetar sua fazenda da sua forma.

4.     FarmVille 2: Paraíso Tropical

Para quem não consegue escolher entre campo ou praia, a franquia número um de fazendas traz uma opção unificada. Afinal, em FarmVille 2: Paraíso Tropical o jogo chega aos trópicos para oferecer uma versão ambientada numa ilha paradisíaca. Assim, você pode construir sua própria pousada de praia com oficinas, plantações tropicais e animais exóticos. Além disso, produzir frutas insulares, como abacaxis, cocos e mangas, para deleitar seus visitantes. Tudo isso enquanto prepara receitas deliciosas e produtos raros como piñas coladas, peixes grelhados e colares de flores.

Jardinagem e cenários relaxantes. Esta categoria está em plena ascensão entre os jogos de construir! Aliás, há quem garanta que os jardins virtuais são “os novos livros de colorir”. Afinal, ainda que apenas simuladas, as lides de cultivo ajudam a reduzir o estresse e a esquecer os problemas cotidianos. Então, se você é fã de plantas, mas não tem um espaço propício para elas em casa, considere estes apps:

5.     Gardenscapes

Gardenscapes é o primeiro sucesso da série Scapes, da Playrix, mesmo desenvolver de Homescapes. Logo, o jogo segue a proposta de vencer níveis de desafios ao agrupar objetos em trios para desbloquear aventuras. Porém, aqui a ideia principal é restaurar e decorar diferentes áreas no jardim e investigar segredos escondidos. Ao mesmo tempo, você pode desfrutar da companhia de divertidos personagens – como Austin, seu mordomo.

6.     Lily’s Garden

Outro jogo que mistura jardinagem e pequenos desafios de quebra-cabeça é o Lily’s Garden. Portanto, se prepare para arregaçar as mangas e ajudar Lily a reformar o jardim de sua tia-avó. Ao mesmo tempo, entre numa história cheia de reviravoltas em que Lily interage com diversos personagens para redescobrir suas raízes. Assim, coletando e combinando flores em centenas de níveis únicos de quebrar a cabeça, você fará crescer o jardim.

Empreendedorismo. Para encerrar a lista de jogos de construir, que tal algumas dicas de aplicativos que testam suas aptidões de empreendedor? Então aqui vão duas sugestões superdivertidas:

7.     Shop Titans: Crie e Construa

Com o Shop Titans: Crie e Construa você vira o novo artesão da cidade. Consequentemente, deve projetar e construir uma loja próspera para viver uma aventura de simulação digna de um magnata. Por isso, se prepare para equipar seus heróis com itens épicos e envie-os a missões poderosas. Afinal, você será responsável por construir armaduras, espadas e equipamentos capazes de defender sua vila. Além disso, deverá estabelecer parcerias com ferreiros, alfaiates, sacerdotisas, carpinteiros e herbalistas para fazer prosperar seu negócio.

8.     Tap! Dig! My Museum!

O que você acha de se aventurar numa expedição para escavação de fósseis? Depois de encontrar os mais preciosos dinossauros, sua missão é levá-los ao museu. Além disso, será preciso investir na montagem dos expositores e arrecadar verba para continuar as escavações. Para aceitar o desafio, é só baixar o Tap! Dig! My Museum!

Se você quiser ainda mais dicas de jogos, aqui no blog da iPlace já falamos sobre inúmeras categorias. São opções tanto para baixar na App Store quanto para desfrutar com o incrível Apple Arcade. Aliás, com ele você tem garantia de diversão a qualquer hora e lugar! Afinal, o serviço de games da Apple é compatível com iPhone, iPad, Mac e até Apple TV!

Foto: The Sims Mobile – Electronic Arts/Divulgação
Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail