Tanto quanto as fotos e os vídeos, as composições de caligrafia garantiram seu espaço como protagonistas nas redes sociais. Afinal, mais do que simplesmente escrever, a arte de desenhar letras (também conhecida como lettering) transforma cada caractere numa ilustração. Assim, mesmo quem não é muito familiarizado ao termo consegue facilmente reconhecer a técnica aplicada em diversas outras situações. Principalmente porque ela está cada vez mais presente por todos os lados. Seja em quadros, paredes, lousas e cartazes, seja em objetos, embalagens, planners, mapas mentais, tatuagens e até campanhas publicitárias.
Aliás, qualquer pessoa pode investir nessa arte para tornar as publicações em redes sociais ou apresentações de trabalhos mais criativas. Afinal, com as ferramentas de lettering digital, é possível levar a técnica de caligrafia manual para a tela do iPhone. Então veja, a seguir, algumas dicas para testar e desenvolver ainda mais suas ideias e habilidades!
Como fazer lettering digital
Sempre que você quiser reforçar um posicionamento, compartilhar opiniões ou transmitir emoções, o lettering digital será um ótimo aliado. Isso porque ele confere mais estilo e personalidade a tudo o que se pretenda escrever – de maneira fácil e ágil. Portanto, conheça algumas opções de apps para incluir em seu iPhone:
1. Autodesk Sketchbook
O Autodesk Sketchbook é um aplicativo gratuito para iPhone e iPad dedicado a desenhos e esboços em geral. Dessa forma, funciona como um caderno virtual e oferece ferramentas como pincéis, réguas, conta-gotas, preenchimento e simetria. Além disso, possui o recurso de camadas, que é extremamente útil para contornar letras e desenhos. Outro detalhe muito bacana para usuários iniciantes nas artes digitais é a possibilidade de importar fotos de lettering para manipular.
2. Phonto
Outro aplicativo grátis na App Store é o Phonto, um editor de imagens que reúne 200 fontes de diferentes formatos. Logo, com ele você tem acesso a diversos estilos, como brush lettering, handmade e letras com curvas delicadas. Ao mesmo tempo, o app permite instalar outras fontes baixadas a partir da web. Além disso, com o Phonto é muito fácil adicionar fundo, mudar a cor da letra ou o tamanho dos elementos. Basta adicionar o texto na arte, que as ferramentas já aparecem na parte central da imagem. Aliás, a opção “Style” traz várias possibilidades para estilizar as fontes, como misturar cores e espaçar as letras. Experimente!
3. Adobe Photoshop Sketch
Assim como Autodesk Sketchbook, o Adobe Photoshop Sketch traz a mesma proposta: ser um caderno virtual para desenhos. Adicionalmente, disponibiliza 11 ferramentas para ajustar cor, opacidade e tamanho. Inclusive, o app oferece formas geométricas, pincéis, tintas e design em camadas – o kit perfeito para criar um lettering caprichado! Enquanto você faz seus desenhos, também pode gravar um vídeo automático com “time lapse” para compartilhar o processo.
4. Canva
Caso você precise treinar um pouco mais antes de desenvolver suas próprias criações, o Canva é o aplicativo ideal. Assim como os demais, ele é disponibilizado de maneira gratuita na App Store. Mas, mesmo na versão free, é bem completo, oferecendo mais de 60 mil templates desenvolvidos por profissionais. Assim, seja qual for sua proposta de criação, na ferramenta “Texto” você encontra diversos modelos prontos para usar. Para tanto, basta selecionar seu estilo preferido e substituir pelas palavras desejadas. Ao todo, são mais de 700 opções de fonte – e você ainda pode variar tamanho, cor, espaçamento e posição delas.
Bônus: eleve seu potencial com o iPad Pro
Caso você tenha encontrado um novo talento no iPhone, que tal elevar a sua experiência usando uma tela maior? Além de ampliar sua área de trabalho, com o iPad Pro você garante o mesmo desempenho de um computador. Também por isso, ele é o dispositivo escolhido por muitos artistas que atuam profissionalmente com lettering digital. Inclusive, por que não buscar inspiração justamente no trabalho de alguns pros? Para começar, basta fazer uma pesquisa rápida no Instagram! Assim, você descobrirá perfis como o da Nubia Navarro ou da Isa Juzkow, por exemplo… Além do iPad, elas utilizam o aplicativo Procreate para produzir suas artes e combinações de caligrafia. Porém, diferentemente das outras ferramentas indicadas acima, essa requer um investimento de R$ 54,90. Mesmo assim, há uma versão mais enxuta e econômica – o Procreate Pocket, disponível por R$ 27,90.
Depois de todas essas dicas, o que você está esperando para começar a criar? 🙂