Música e saúde mental: álbum navega entre perfis psicológicos

Além de uma forma de entretenimento, ouvir música pode servir para diferentes funções em seu dia a dia. Seja para favorecer sua concentração e criatividade, por exemplo, ou garantir motivação na prática de exercícios físicos. Afinal, a música muitas vezes funciona como uma injeção de ânimo, inclusive contra a ansiedade e outros distúrbios de comportamento. Sendo assim, é ótima aliada da saúde mental – tema que recebe destaque mundial no 10 de outubro.

Atualmente, os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número total de incapacidades nas Américas. Enquanto isso, o Brasil apresenta as maiores taxas de depressão (9,3%) e ansiedade (7,5%) do continente. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan Americana da Saúde (Opas). Logo, a dica é ficar atento às suas emoções e manter a sintonia elevada com o apoio da música. Neste contexto, além das suas playlists favoritas, você sabia que pode existir um ritmo ideal para seu tipo de personalidade?

Os 9 tipos de personalidade – e a música de cada um

Inspirado no teste do Eneagrama, o compositor e multi-instrumentista norte-americano Ryan O’Neal tentou criar um match entre música e personalidade. Para isso, baseou sua produção musical na metodologia que descreve as diferenças individuais de nove tipos de personalidade. Assim surgiu o álbum Atlas: Enneagram, que é formado por nove músicas – uma para cada perfil. Depois de fazer o teste e descobrir qual a sua personalidade, assine o Apple Music na iPlace. Em seguida, é só colocar o som na caixa e relaxar!

Descubra sua faixa ideal no “Atlas: Enneagram”

1 – Perfeccionista

Centradas na ação, as pessoas com esta personalidade têm um senso prático exigente. Logo, dão prioridade às tarefas de sua lista e sempre cumprem os combinados.

2 – Prestativo

Pessoas com este perfil dão mais valor à emoção e têm uma percepção aguda. Isso faz com que sejam conquistadoras e saibam exatamente como obter o que querem dos outros. Ou seja, os prestativos são hábeis nas relações e costumam ser reconhecidos como pessoas queridas.

3 – Bem-sucedido

Este é o tipo de pessoa que se importa com o planejamento e persegue o sucesso. Logo, tem maior apego à imagem e ao valor que ela traduz. Além disso, o sucesso é para si um meio de perceber valor próprio.

4 – Romântico

Sensíveis ao ambiente e emocionalmente instáveis, essas pessoas conseguem ver o que a maioria não vê. No entanto, como focam nos detalhes que ainda estão incompletos, tornam-se pessoas críticas e insatisfeitas.

5 – Observador

Este é o tipo de personalidade de quem prefere estar consigo mesmo. Essas pessoas são centradas na mente e numa atitude de não envolvimento. Por isso, preferem estar em segundo plano, de onde podem ver melhor sem perder seu senso crítico.

6 – Questionador

Pessoas com este perfil tentam ter controle e são atentas e desconfiadas – apesar de não necessariamente expressar essa atitude. Com isso, têm uma autoimagem de precavidas e realistas.

7 – Sonhador

O sonhador tem uma agilidade mental para lidar com várias coisas ao mesmo tempo. Além disso, dá prioridade ao prazer, é tipicamente entusiasta e um hábil improvisador.

8 – Confrontador

O perfil confrontador vem da facilidade com que as pessoas se posicionam a respeito do que querem. Assim, se expressam de forma direta e objetiva, têm facilidade em liderar e realizar as tarefas.

9 – Preservacionista

Pessoas preservacionistas têm sempre atitudes mediadoras e dão prioridade ao bem comum. A definição de preservacionista indica busca por preservar o status quo, evitando conflitos em prol da paz e da tranquilidade.

Dicas para cuidar de sua saúde mental

  • Procure manter atitudes positivas em relação a si próprio;
  • Invista em crescimento, desenvolvimento e autorrealização;
  • Observe suas respostas emocionais em relação a suas interações sociais;
  • Tente sustentar uma percepção apurada da realidade;
  • Busque autonomia e autodeterminação;
  • Desenvolva sua capacidade de lidar com situações sociais difíceis ou delicadas;
  • Dedique-se ao seu papel social dentro de sua comunidade.

 

Foto: iStock/shironosov

Tags

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail