Na última semana, em San Jose, Califórnia, aconteceu a Worldwide Developers Conference, conferência voltada para desenvolvedores, onde a Apple anuncia as novidades de software para o ano, além de apresentar lançamentos importantes da marca.
Confira agora um resumo dos principais anúncios da Apple na conferência.
Destaques da WWDC 2019
tvOS 13
O tvOS 13, novo sistema operacional da Apple TV, tem sua tela inicial toda nova. Agora é possível ver prévias de programas e filmes em tela cheia. Outra novidade é o Up Next, recurso que mostra recomendações personalizadas baseadas no histórico de conteúdos assistidos e no perfil de cada usuário cadastrado.
O Apple Music também vai permitir que vários perfis sejam cadastrados numa mesma Apple TV, ganhando inclusive o recurso de transmitir letras de músicas em tempo real. Presente também no tvOS 13, o Apple Arcade oferece agora suporte para controles de Xbox One S e Playstation 4.
A atualização de sistema operacional estará disponível em setembro de 2019 para Apple TV HD e Apple TV 4K.
watchOS 6
Inicialmente, foram anunciadas novas watchfaces com design minimalista, inclusive opções analógicas, além da possibilidade de ativar a vibração ou um alerta sonoro na virada de cada hora.
Novos aplicativos nativos chegam ao Apple Watch: calculadora, gravador de voz e audiobooks. Apps independentes agora poderão ser controlados diretamente do watchOS, sem a necessidade de usar o iPhone para isso. Haverá também uma App Store própria para o Apple Watch, possibilitando baixar e instalar apps diretamente do dispositivo.
Novidades também no app Activities: o recurso Trends vai analisar seu histórico de atividades e mostrar se o seu progresso está indo bem ou não, fazendo recomendações de ritmo para realização das atividades físicas. Foi apresentado também o recurso Noise, que vai medir os decibéis dos ambientes e emitir alertas caso os níveis de poluição sonora atinjam números prejudiciais.
A atualização chega em setembro para todos os modelos de Apple Watch.
iPadOS
Um novo sistema operacional pensado exclusivamente para iPad foi anunciado. O iPad OS traz melhorias significativas no Slide Over e no dock, além de um novo recurso multitarefas que inclui tela dividida e novos gestos para deslizar entre aplicativos. Também foi apresentada uma nova tela inicial, com widgets que podem ser expandidos ao lado de ícones de apps.
O aplicativo Arquivos foi melhorado, ficando mais parecido com o Finder do macOS. Agora o Arquivos do iPad tem suporte para mídias de armazenamento USB e cartões de memória SD para que você possa conectar esses dispositivos no seu iPad e acessar os arquivos diretamente, sem precisar de um computador.
O sistema estará disponível para download também em setembro para iPad Pro 9,7”, iPad Pro 10,5”, iPad Pro 11”, iPad Pro 12,9”, iPad 5th e iPad 6th, iPad mini 4 e iPad mini 5, iPad Air 3 e iPad Air 2.
iOS 13
O novo sistema operacional para iPhone está cheio de novidades e muito mais rápido: o Face ID vai desbloquear o iPhone 30% mais rápido em comparação com o iOS 12 e os apps serão abertos duas vezes mais rápido. Uma das novidades é o modo escuro nativo. Mapas, Música, Calendário, Notas, Mensagens e notificações contarão com seu próprio dark mode.
O aplicativo Mapas foi totalmente atualizado com novos dados mais amplos e um novo modo, que permite visualizar imagens em alta definição da região que você está explorando. Inicialmente disponível em algumas cidades dos Estados Unidos, a nova versão do Mapas estará disponível globalmente em 2020.
Foram apresentados também novos recursos de privacidade e segurança. Será possível fornecer dados de localização a aplicativos apenas uma vez, impedindo que uma nova localização seja enviada cada vez que determinados apps ficam ativos. Para aumentar ainda mais a segurança do iPhone, o recurso Sign with Apple vai permitir fazer login em aplicativos e sites sem precisar fornecer seus dados pessoais de acesso, utilizando apenas o Face ID.
Outra novidade do iOS 13 é a nova interface para edição de fotos e a possibilidade de edição de vídeos. Você poderá editar contraste, saturação, brilho, realces, sombras, nitidez – entre outros atributos – de fotos e vídeos no seu iPhone.
O iOS 13 chegará em setembro compatível com versões de iPhone a partir do iPhone 6S.
macOS Catalina
O macOS Catalina é o novo sistema operacional para o Mac. Com ele chega o Catalyst, recurso que permite que os apps de iPad sejam disponibilizados também para o Mac. Ainda será possível utilizar nativamente o iPad como um segundo monitor para o Mac. Além disso, também foi apresentada a possibilidade de controlar o Mac com comandos de voz.
Mac Pro e Pro Display XDR
A Apple revelou um novo modelo de Mac Pro que conta com processador Intel Xeon de até 28 núcleos e com até 300W de potência. A máquina conta também com um robusto sistema de resfriamento para evitar qualquer tipo de superaquecimento.
A memória pode ser expandida até 1,5 TB em 12 slots DIMM. Há também slots de memória PCI Express. O novo Mac Pro ainda conta com duas portas USB-C/ Thunderbolt 3 e duas portas USB-A na parte frontal. Será vendido separadamente um módulo de expansão que, entre outros recursos, vai adicionar uma placa de edição de vídeo capaz de processar até 6 bilhões de pixels por segundo.
Outro novo produto Apple apresentado foi a Pro Display XDR, a melhor tela de nível profissional do mundo. Ela possui uma enorme tela Retina 6K de 32 polegadas, com lindas cores de 10 bits e ampla tonalidade, brilho extremo e amplo ângulo de visualização. Juntos, o novo Mac Pro e a tela Pro Display XDR são a ferramenta mais poderosa que a Apple já criou para os clientes profissionais, capaz de redefinir para sempre os fluxos de trabalho.
Ficou animado com as novidades incríveis apresentadas pela Apple na WWDC 2019?
Na iPlace você encontra as melhores condições para comprar seu dispositivo Apple. Você ainda pode parcelar em 1 + 36x no Carnê iPlace*!
Visite uma de nossas lojas e fale com um consultor. Ele vai apresentar a melhor oferta para você realizar o sonho de ter um dispositivo Apple.
– *Promoção sujeita a análise e aprovação de crédito pela instituição financeira e demais condições de produto vigentes na data da contratação.
Fotos: Apple/Divulgação