Organização financeira: 4 apps para botar ordem nas contas

Atualmente, a educação financeira tem sido um assunto mais presente ao dia a dia familiar. Inclusive, usando ferramentas como o Tindin, é possível ensinar noções de consumo e consciência monetária desde cedo para as crianças.

No entanto, a realidade nem sempre foi esta. Por isso, conseguir manter uma boa organização financeira pode ser ainda um tanto complicado para muitos jovens e adultos.

Ao mesmo tempo, longe da desordem de papéis ou planilhas, a simplicidade de aplicativos pode facilitar muito essa tarefa. Especialmente quando se trata de ter uma visão geral das despesas, controlar gastos e lembrar datas de vencimento das contas.

 

A organização financeira e os meios digitais

Sem dúvida, os meios digitais garantem transações mais ágeis, seguras e práticas. Porém, sem ver realmente o dinheiro físico sair da carteira, alguns usuários podem perder a noção de seus gastos.

De toda forma, a tecnologia sempre oferece muitas soluções para as questões do dia a dia. Logo, assim como é possível contar com uma carteira digital, também existem aplicativos dedicados à sua organização financeira. Portanto, conheça alguns, a seguir, e escolha o(s) mais conveniente(s) para suas necessidades!

 

  1. Minhas Economias

Gratuito na App Store, o Minhas Economias oferece ferramentas de controle, orçamento, gerenciamento de objetivos, gráficos e relatórios. Com isso, o aplicativo o ajuda a tomar decisões mais acertadas e a planejar sua vida financeira com mais tranquilidade.

Consequentemente, fica mais fácil saber onde você está gastando e até fazer sobrar dinheiro no fim do mês. Afinal, reúnem-se num só lugar as informações de suas contas de diversos bancos, cartões de crédito, investimentos, financiamentos e até aposentadoria.

Aliás, com a versão para iPhone você consegue verificar saldos, acompanhar o fluxo de caixa, analisar gráficos e receber alertas. Também pode cadastrar transações de despesas, receitas e transferências, programar repetição de transações, categorizá-las, lançar parcelamentos e cadastrar notas.

Além disso, consegue programar lembretes para não atrasar contas, consultar e alterar as transações já cadastradas e definir metas.

 

  1. Organizze

O Organizze é outro app gratuito dedicado à organização financeira para iPhone e iPad. Assim, permite reunir em poucos cliques todas as informações pertinentes a suas economias. Ou seja, o app junta carteira, cartão de crédito, conta corrente e poupança num só lugar. Também oferece uma interface simples, fácil e intuitiva, bem como relatórios completos e descomplicados.

Além disso, permite categorizar receitas e gastos, bem como ter pleno controle da fatura do cartão de crédito. Também possui alertas de contas a pagar e a receber para que você não perca nenhuma data. Enquanto isso, sua versão paga oferece mais alguns recursos exclusivos, como acesso a múltiplas contas e cartões. Outra possibilidade de quem é Premium é a criação de metas de gastos por mês. E ainda o uso de tags para marcar lançamentos, conciliação com suas informações bancárias e acesso livre às configurações.

 

  1. Expensify

Para quem não quer perder tempo anotando gasto por gasto, a dica é usar o Expensify: Receipts & Expenses. Afinal, com ele o usuário consegue compilar automaticamente todos os detalhes a partir de uma simples foto de cada recibo. Apesar de o app ser em inglês, todas as funções são ilustradas com ícones de fácil compreensão. Dessa forma, o idioma não será problema para qualquer usuário. Aliás, o Expensify é a ferramenta eleita por freelancers, pequenas empresas e até grandes companhias.

Assim, também pode ser utilizado para sua organização financeira pessoal com muitas vantagens. Afinal, é um bom aliado de quem precisa acompanhar os recibos e automatizar o gerenciamento de despesas. Para completar, o app funciona com recibos de qualquer moeda e é compatível com iPhone e iPad.

 

  1. Guiabolso

Por sua vez, o app Guiabolso é uma ferramenta um pouco mais avançada de todas as já citadas. Pois além de ajudar a organizar suas economias, também faz recomendações de produtos financeiros de acordo com seu perfil. Porém, o app requer conexão com suas contas bancárias para sincronizar dados e automatizar sua organização financeira. De toda forma, seu desenvolvedor garante que o aplicativo está adequado às normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Além disso, utiliza protocolos de segurança tecnológica de nível bancário. Mas, voltando às funcionalidades, o Guiabolso disponibiliza categorização automática do dinheiro para facilitar o entendimento dos seus gastos. Também ajuda a estimar sua renda e gastos mensais para controlar o orçamento e permite agendar pagamentos de boletos. Dessa forma, evita a cobrança de juros desnecessários por atraso.

Outra funcionalidade bacana é o Radar CF e Score. Com ela você acompanha se está tudo em ordem com o seu CPF e verifica seu score de crédito. Além disso, também acessa facilmente sua avaliação como bom pagador no mercado. Enquanto isso também recebe análises e dicas personalizadas para você ganhar, gastar e guardar o seu dinheiro de maneira inteligente. Logo, você consegue acessar produtos financeiros dos parceiros Guiabolso mais indicados para o seu perfil. Como, por exemplo: empréstimos, contas correntes, cartões, investimentos e seguros selecionados para você, e todos com contratação online.

 

Depois de avaliar cada sugestão, basta acessar a App Store e baixar o aplicativo em seu iPhone e iPad. Aliás, baseado na organização financeira e com a ajuda da iPlace, é possível ter um iPhone novo todos os anos. Então, você está pronto para começar a realizar seus sonhos?

 

Foto: iStock/dusanpetkovic

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail