Paleta de cores: crie e guarde referências no iPhone ou iPad

Sempre que um novo projeto entra em cena, a escolha de uma paleta de cores deve receber atenção especial. Afinal, quando são bem associadas a uma ideia, as tonalidades ajudam a transmitir identidade, sentimentos e sensações. Aliás, mesmo que você não se dê conta sempre, essa é uma estratégia muito utilizada em diversas situações do cotidiano. Tanto para fins profissionais quanto para atividades pessoais. Sobretudo aquelas voltadas à organização e harmonização visual – que, inclusive, têm sido muito aplicadas até mesmo às redes sociais.

Por exemplo: ao escolher o que vestir, você certamente cria uma composição baseada numa paleta de cores. Ao mesmo tempo, pode querer empregar essa tática para tornar seu feed do Instagram mais atraente e original. Sob esse mesmo ponto de vista são desenvolvidos projetos em inúmeras áreas, incluindo design, arquitetura, decoração e tantas outras. Logo, replicar determinados padrões pode ser útil (e necessário) em diferentes ocasiões.

Porém, as tonalidades eleitas para suas atividades nem sempre ficam bem armazenadas ou facilmente acessíveis. Já com a ajuda do iPhone, iPad e Mac, tudo se torna muito mais prático, simples e intuitivo. Afinal, eles são perfeitos para reunir suas ideias e deixar seu dia a dia extremamente produtivo. Ainda mais quando todo esse poder e capacidade dos dispositivos Apple são postos a serviço dos aplicativos mais adequados. Portanto, vale a pena conferir esta dica de app da iPlace:

Conheça o app Pastel e personalize sua paleta de cores

Gratuito na App Store, o app Pastel liberta os usuários da tarefa de memorizar e salvar cores em diferentes lugares. Afinal, a ferramenta disponível para iPhone, iPad e Mac oferece sincronização perfeita de sua biblioteca entre dispositivos com o iCloud. Dessa forma, é uma ótima opção para desenvolvedores, artistas e, também, usuários comuns. Principalmente em função de sua facilidade de uso e de aplicação para os mais diversos fins. Afinal, com movimentos simples de arrastar e soltar, ele permite enviar cores para outros aplicativos. Como, por exemplo, para o Pages, Keynote e muitas outras plataformas de terceiros. Ou seja: a partir de sua biblioteca Pastel, você consegue usar sua coleção-mestre de paleta de cores em diversos programas.

Outra funcionalidade bacana é a de analisar fotos e determinar cores dominantes da imagem. Aliás, o usuário consegue escolher manualmente os tons específicos se assim desejar. Em seguida, basta salvá-las em sua biblioteca Pastel. Além disso, o app inclui grande variedade de seletores como roda, controles deslizantes RBG e lápis de cor. Da mesma forma, disponibiliza tons já nomeados e classificados por códigos hexadecimais. Também há opção de digitalizar as cores do “mundo real” a partir da câmera do iPhone e do iPad.

Enquanto no iPad o layout é dividido em três colunas, no iPhone são três telas separadas que facilitam a visualização. Assim, o app oferece um menu com paletas de cores salvas e que podem ser vistas por quadros ou listas. Dessa forma, você consegue aproveitar ao máximo sua inspiração e criatividade. Aliás, já imaginou – por exemplo – unir esses recursos para definir e testar a paleta de cores de sua próxima tatuagem?

Tecnologia aplicada ao desenvolvimento profissional

Para além do uso pessoal, dispositivos como iPhone, iPad e Mac são capazes de transformar as tarefas profissionais. Ainda mais com a relação estreita entre o design e os dispositivos Apple. Diante disso, o que não faltam são bons exemplos para revolucionar o campo das artes e inspirar a criação digital. Por essas e outras razões, o iPad, por exemplo, é considerado ferramenta essencial para designers, arquitetos e decoradores. Então, por hobby ou atividade profissional, conte com as dicas da iPlace para fazer o melhor uso de apps e dispositivos!

Foto: iStock/Zolga_F

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail