Perda ou roubo do iPhone: saiba como agir de imediato

Em caso de perda ou roubo do iPhone, você sabe o que fazer? Apesar do susto, o ideal é tomar algumas providências imediatas, prevenindo assim problemas como a exposição dos seus dados. Sabemos que nem sempre é fácil pensar em soluções rápidas quando algo inesperado acontece. Por isso, preparamos um guia prático com tudo o que você precisa saber. Confira!

Passo a passo em caso de perda ou roubo do iPhone

1.  Busque seu iPhone no mapa

Você pode procurar seu dispositivo no app nativo Buscar ou acessando sua conta no iCloud Find. Isso pode ser feito tanto com um iPhone quanto com outros aparelhos Apple. Então, caso você tenha um Apple Watch, por exemplo, poderá realizar a busca diretamente nele.

Se você não localizar o iPhone com essa dica, significa que provavelmente o recurso não está ativado. Mas, assim mesmo, dá para proteger seus dados, alterando senhas e seguindo os passos a seguir.

2.  Marque o dispositivo como Perdido

Ao efetuar essa ação, seu iPhone será bloqueado imediatamente com um código de acesso. Isso deixará todas as suas informações seguras, evitando que desconhecidos as visualizem.

3.  Dirija-se à polícia para registrar a perda ou roubo do iPhone

É muito importante registrar o sinistro do seu iPhone. Para isso, a polícia poderá solicitar o número de série ou o IMEI do aparelho. Existem diferentes formas para encontrar essa informação. Uma delas é acessando appleid.apple.com em um navegador da web. Lá, será necessário iniciar a sessão com seu ID Apple e ir até Dispositivos. Selecionado o aparelho desejado, tanto o número de série quanto o IMEI serão informados. Além disso, caso você ainda tenha a embalagem original do aparelho, esses dados podem ser encontrados na etiqueta do código de barras.

Por fim, vale saber que o bloqueio do IMEI impossibilita o dispositivo de acessar redes móveis. Mas, caso você recupere o iPhone depois, poderá desfazer o procedimento junto à operadora.

4.  Apague seu dispositivo remotamente

Mesmo que apague um dispositivo (no caso dos aparelhos com iOS 15 ou posterior), você ainda poderá utilizar o recurso Buscar. Contudo, essa é uma ação que não pode ser desfeita. Então, somente apague seu dispositivo após ter esgotado todas as alternativas de encontrá-lo. Inclusive, caso o dispositivo tenha cobertura AppleCare+ para roubo e perda, você não deve apagá-lo até que tenha sua solicitação aprovada.

5.  Informe sua operadora de celular

É necessário informar a perda ou roubo do iPhone à operadora de celular, solicitando a desativação da conta. Isso impossibilitará chamadas telefônicas, mensagens de texto e uso de dados.

6.  Adquira um novo chip

Ao adquirir um novo chip mediante comunicação do extravio à operadora, aquele que estava no iPhone perdido será desativado. Basta ir à loja da operadora ou ligar para a central de atendimento, identificando-se e relatando o ocorrido.

7.  Troque suas senhas bancárias eletrônicas

Para assegurar mais tranquilidade quanto a seus apps de bancos ou cartões de crédito virtuais, uma boa providência adicional é trocar as senhas deles. Para isso, ligue para o gerente do banco ou para a central de atendimento da instituição e solicite suporte.

8.  Redefina as demais senhas

Após todos os processos burocráticos, lembre-se de redefinir todas as outras senhas. Isso inclui senhas de redes sociais, e-mails e outros apps logados no seu iPhone. Você também pode conferir outras dicas sobre senhas e segurança digital neste post em nosso blog.

Você já conhece o iPlaceCare?

O iPlaceCare com AppleCare Services foi pensado para deixar a sua rotina mais tranquila e segura. Com ele, usuários de iPhone têm proteção e suporte para o aparelho, com 24 meses de cobertura contra quebra acidental. Além disso, o iPlaceCare oferece 12 meses de cobertura contra roubo e furto qualificado.

Os assinantes também podem usufruir de outros benefícios. Entre eles, suporte em qualquer lugar do mundo e acesso ilimitado ao suporte Apple pelo 0800. Outra vantagem exclusiva é a franquia reduzida para substituição de tela ou bateria.

Agora que você já sabe o que fazer em caso de perda ou roubo do seu iPhone, que tal conferir as dicas da assistência técnica para deixar seu dispositivo mais seguro?

Foto: iStock/tommaso79

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