Produtividade x estresse: como as pausas melhoram o trabalho

Quando o assunto é trabalho, estamos sempre procurando formas de aumentar a produtividade, tanto no escritório quanto em home office. Para tanto, primeiro é preciso garantir um setup de alto desempenho com os dispositivos adequados. Nesse contexto, como você certamente já sabe, a Apple é grande aliada. Afinal, com seus Mac, iPhone e iPad, oferece potência e versatilidade para a realização de qualquer tarefa de trabalho.

Porém, o ganho e a manutenção de um “estado de alta produtividade” não depende apenas de equipamentos. Aliás, nem mesmo da nossa própria vontade de trabalhar com foco e excelente desempenho. Isso porque o corpo e a mente precisam de pausas para descanso, ainda que frequentemente não nos demos conta disso. Logo, muitas vezes perdemos o foco no trabalho sem perceber, nem identificar a causa da queda no desempenho laboral.

Por isso, a iPlace hoje mostra para você como é possível melhorar o desempenho e a concentração nas tarefas através de novos hábitos. Confira nossas dicas!

Mais pausas, mais produtividade  

O passo mais importante nessa jornada de busca por uma rotina de trabalho mais saudável é a organização do tempo. Afinal, por mais que saibamos da importância do descanso, é comum simplesmente nos esquecermos de fazermos as devidas pausas. Ou, ainda, as fazemos de forma errada, com distrações involuntárias durante o expediente – algo que também não é benéfico. Portanto, é preciso “treinar” o hábito de fazer intervalos para descanso reais, longe de telas de computador, TV ou celular. Assim, um bom ponto de partida podem ser as seguintes recomendações de produtividade sadia:

1. Planeje-se

Ter a consciência de que pausas são importantes nem sempre é o bastante. Afinal, muitas vezes ficamos imersos em nossas tarefas e só percebemos que estamos cansados quando é tarde demais. Assim, o ideal é planejar – e cumprir! – os horários de descanso ao longo do expediente. Portanto, preveja em sua lista de atividades pessoal o tempo de um ou mais intervalos. Da mesma forma, vale utilizar recursos como o método Pomodoro, que explicaremos a seguir.

2. Use técnicas de produtividade

Para ajudar nesse planejamento, existem várias técnicas bastante úteis. Uma das mais conhecidas é o método Pomodoro, que prevê a divisão do expediente em blocos de trabalho e descanso. Assim, a ideia é trabalhar de forma contínua por 25 minutos, fazendo então uma pausa de cinco. Aliás, na App Store há vários aplicativos que ajudam a colocar esse método em prática. Então basta baixá-los no seu iPhone, iPad ou Apple Watch e experimentar!

3. Potencialize a pausa

Além de organizar o tempo, é importante ter consciência da razão pela qual você está fazendo intervalos. Afinal, as pausas precisam relaxar a sua mente – e esse objetivo não pode ficar em segundo plano. Isso porque elas funcionam muito melhor quando você de fato fica “offline” por alguns minutos. Logo, não use o seu intervalo para ler notícias, conferir as redes sociais ou trocar mensagens no WhatsApp. Ao contrário: o ideal é movimentar-se um pouco, dar uma pequena caminhada, fazer alongamentos, preparar um lanche, meditar… Se for possível ir até o jardim ou outro lugar onde você possa se conectar com a natureza, melhor ainda!

Dessa forma, seu corpo e sua mente recarregam as energias e, ao voltar ao trabalho, com certeza você obterá muito mais produtividade!

Foto: iStock/Drazen Zigic
Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail