Projeto conecta voluntários a ações de caridade pelo Brasil

Instituído em 1966 pelo então presidente Castelo Branco, o Dia da Caridade é celebrado no país em 19 de julho. Desde então, a data tem o intuito de reforçar o sentimento de altruísmo entre a nação brasileira. Hoje, com o amplo desenvolvimento da sociedade civil organizada, inúmeras são as iniciativas desenvolvidas em favor das mais diversas causas.

Publicado recentemente, o estudo Giving Report 2019 demonstra um retrato da doação no Brasil. Entre as principais conclusões, a pesquisa aponta que sete em cada dez brasileiros fizeram doações em dinheiro no último ano. A destinação de recursos para causas sociais é, inclusive, a modalidade mais comum de caridade no país.

Já o voluntariado vem logo a seguir, protagonizado principalmente pelo público mais jovem. O estudo também investigou as razões mais comuns para que os brasileiros pratiquem a solidariedade. Conforme a maioria dos entrevistados, uma grande motivação para ajudar o próximo é a sensação de bem-estar decorrente desse ato. Além disso, a preocupação com uma causa e a vontade de ajudar pessoas menos favorecidas também servem como estímulo.

 

Tecnologia a favor da comunidade

Apesar da doação em dinheiro ser a mais praticada no Brasil, existem muitas outras formas de praticar caridade. Compartilhar seu tempo, conhecimento e habilidades com outras pessoas estão entre elas. Seja em benefício de sua própria comunidade ou, ainda, para contribuir com outras ações ao redor do mundo. Para tanto, é importante eleger áreas de atuação que combinem com o seu perfil de interesses. Além disso, a internet pode ser uma importante aliada de quem deseja encontrar um projeto ou instituição social para apoiar.

Criado em 2008 como Portal Voluntários Online, o Social Good Brasil busca aproximar pessoas e organizações para resolver desafios sociais. Para isso, une tecnologia e competências humanas com o propósito de estimular o bem comum. Tudo por meio de programas, eventos e capacitações para protagonistas sociais, empreendedores e organizações.

Ao todo, o SGB conta com cinco programas destinados ao desenvolvimento do protagonismo civil. Entre eles, iniciativas de apoio e inspiração para gerar transformação social na prática e laboratório de inovação para viabilizar projetos. Além disso, o Comece Agora apresenta soluções inspiradoras em várias áreas e maneiras de se envolver com elas. Para tanto, permite que entidades enviem seus projetos e convidem as pessoas a se engajar. Por sua vez, o voluntariado corporativo também tem espaço no SGB, que disponibiliza um canal de contato específico para empresas.

Cada vez mais, as tecnologias estão protagonizando ações de impacto social. Então, inspire-se com a iPlace e faça a diferença em sua comunidade!

Foto: iStock/Sasiistock

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail