Visita virtual: explore museus brasileiros sem sair de casa

Com um pouquinho de criatividade e a ajuda da tecnologia, tem sido possível fazer turismo
mesmo sem sair de casa. Mais do que isso: a partir de crescentes projetos de digitalização, já se consegue viajar no tempo e no espaço. Afinal, fechados pela pandemia do coronavírus, muitos museus e atrações culturais estão investindo e se aventurando no universo online. Seja com uma maior presença nas redes sociais ou com a implementação de recursos como acervo digital e visita virtual.

Nesse sentindo, o Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro tem mantido seu perfil no Instagram com novidades. Por sua vez, o Museu da Imagem e do Som (MIS), de São Paulo, concedeu acesso online a diversas coleções. Enquanto isso, a partir de dispositivos como Mac, iPhone e iPad, você pode visitar museus em todo o mundo. Ou, ainda, aproveitar a quarentena para aprofundar seu conhecimento sobre o patrimônio cultural do Brasil. Afinal, a partir do projeto Era Virtual, já é possível participar de experiências inovadoras e imersivas pelo país.

Enriqueça suas experiências com uma visita virtual

Executado desde 2008, o Projeto Era Virtual reúne museus, exposições temporárias e
patrimônio cultural de diversas partes do Brasil. Dessa forma, representa uma experiência
imersiva e já bem evoluída no universo online. Para tanto, a iniciativa reúne diversos roteiros digitais com imagens em 360° e muitos recursos interativos. Assim, sua visita virtual pode ser feita tanto com o iPhone quanto com um iPad, Mac ou na Apple TV. Ou seja: seus dispositivos Apple funcionam como “passaporte” para uma incrível jornada!

Que tal começar desbravando vestígios do período das Missões Jesuíticas dos índios Guarani em todo o mundo? Depois, por que não observar modelos de embarcações no Museu Nacional do Mar ou se aventurar pelo Museu do Universo?! Aliás, as opções não se restringem a essas, envolvendo muitas outras áreas do conhecimento. Inclusive, apenas uma visita virtual, com certeza, não será suficiente. Por isso, a dica é reunir a família e aproveitar em detalhes cada assunto que desperte seu interesse. Afinal, são mais de 20 museus, oito exposições temporárias e oito cidades-patrimônio. É cultura acessível e imersiva para enriquecer suas experiências sem sair de casa! Inspire-se!

Foto: iStock/gpointstudio

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail