Coloridas paisagens urbanas, animais curiosos, reflexos criativos e a beleza do mundo comum. Esses foram os principais temas que inspiraram os cliques dos dez vencedores do desafio Shot on iPhone.
Realizado pela Apple neste início de ano, o concurso destacou fotógrafos de países como Singapura, Alemanha, Belarus, Israel e EUA. Marcado pela diversidade cultural, o resultado demonstra o tamanho da comunidade mundial apaixonada por fazer fotos com iPhone. Outro fator evidenciado pelo desafio foi a qualidade das câmeras embarcadas nos diferentes modelos da Apple. Afinal, entre os vencedores, destacaram-se fotos feitas do iPhone 7 ao iPhone XS Max.
As imagens vencedoras já estão sendo divulgadas online, em mídia exterior e nas lojas da Apple. Antes disso, porém, passaram pelo julgamento de uma comissão internacional.
Brasileira entre os jurados
Na relação dos jurados esteve a gaúcha Luísa Dörr, fotógrafa profissional destacada mundialmente por suas fotos com iPhone.
Citada recentemente neste post, ela foi responsável por retratar as mulheres mais influentes dos EUA para uma série de capas da renomada revista Time. Ainda integraram a comissão nomes como Pete Souza, Austin Mann, Annet de Graaf, Chen Man, Phil Schiller e Kaiann Drance. Brooks Kraft, Sebastien Marineau-Mes, Jon McCormack e Arem Duplessis completaram o time de avaliadores.
O que disseram os jurados sobre as fotos com iPhone
A colorida narrativa arquitetônica de Alex Jiang (EUA) foi destaca por Chen Man e Annet de Graaf. Para os jurados, ele teve ótima visão para captar detalhes e histórias por trás da imagem. A composição perfeita entre o prédio e a cesta de basquete bem centralizada também foi alvo de elogios.
Paciência e ótimo timing definiram o trabalho de Blake Marvin (EUA). Para o jurado Austin Mann, ele fez algo quase impossível a partir da luz natural. “Usando o obturador com tempo de resposta instantâneo e o Smart HDR do iPhone, podemos ver tanto os olhos do guaxinim quanto as sombras profundas no tronco”, comentou. Outra imagem em P&B que agregou personalidade e drama à produção foi a de Bernard Antolin (EUA).
Já a foto de Darren Soh (Singapura) foi definida pelos jurados como um reflexo que parece uma pintura, provocando sensação fantástica. Dina Alfasi (Israel) fez de uma poça em formato de coração a moldura de uma pessoa numa perspectiva singular. Andrew Griswold (EUA), cativou a comissão com o uso criativo da profundidade de campo. Em sua imagem, o desenho de fundo foi ampliado e distorcido em cada uma das gotas de água.
Outra vencedora do desafio foi Elizabeth Scarrott (EUA), que conseguiu captar o deslumbramento da infância numa paisagem incrível. No Instagram, Nikita Yarosh (Belarus) gosta de explorar cores e linhas em suas fotos com iPhone 7.
Foi assim que também conquistou os jurados Austin Mann e Luísa Dörr. A gaúcha falou ainda sobre a imagem de Lie Adi Darmawan (EUA), que trouxe uma representação do reino do inconsciente. E Robert Glaser (Alemanha) chamou a atenção pela amplitude dinâmica de sua foto.
Qual é a sua foto preferida?
Fotos: Alex Jiang, Blake Marvin, Bernard Antolin, Darren Soh, Dina Alfasi, Andrew Griswold, Elizabeth Scarrott, Nikita Yarosh, LieAdi Darmawan, RobertGlaser | Apple | Divulgação