Quando o assunto é segurança e tecnologia, a Apple é referência. Prova disso são os recursos voltados à proteção de dados e outros aspectos constantemente aprimorados. Aliás, você sabia que o iPhone permite ao usuário uma série de configurações que o torna ainda mais seguro? É isso mesmo! Com poucos toques na tela do dispositivo, dá para personalizar os níveis de segurança no iPhone ao seu gosto. Inclusive, hoje a dica da Assistência Técnica da iPlace é justamente sobre esse assunto! Assim, além de garantir mais tranquilidade no uso do dispositivo, você aprenderá a prevenir acessos indesejados a apps e dados. Confira!
Segurança no iPhone: 4 dicas para sua proteção
1. Desabilite o acesso à Central de Controle na tela de bloqueio
A primeira coisa a ser feita é desabilitar o acesso à Central de Controle na sua tela de bloqueio. Dessa forma, ninguém poderá habilitar o Modo Avião, evitando que o iPhone fique sem acesso às redes móveis e wi-fi. Isso é útil em caso de perda ou roubo, pois evita que o dispositivo perca a função de rastreamento.
O passo a passo para ativar a função é simples. Basta abrir os Ajustes, selecionar Touch ID/Face ID e Código. Após digitar a senha da tela de bloqueio, arraste a tela de cima para baixo. Então, procure Permitir Acesso Quando Bloqueado e desmarque a opção Central de Controle.
2. Migre o dispositivo para o chip virtual (eSIM)
Caso o seu iPhone seja inferior ao 14, ele ainda pode utilizar o chip físico. Logo, para deixar mais seguro, você pode alterar para o eSIM. Ao migrar o dispositivo para o chip virtual se tem mais praticidade e segurança. O diferencial desse chip fica por conta do seu formato virtual. Assim, o iPhone nunca ficará sem conexão móvel, por exemplo. Isso porque, diferentemente do chip físico, que pode ser ejetado, o eSIM não tem como ser desativado com a tela bloqueada. Para aprender a remover o eSIM do iPhone, acesse este tutorial da Apple.
Aliás, você sabia que é possível cadastrar oito ou mais eSIMs no seu iPhone? Além disso, dá para usar dois números de telefone simultaneamente. Neste passo a passo, você descobre como configurar o eSIM. Mas atenção! Além de utilizar um aparelho disponível, é necessário verificar a disponibilidade do serviço junto à sua operadora, certo?
3. Ative a Proteção de Dispositivo Roubado para iPhone
A perda ou roubo do seu iPhone é sempre uma questão preocupante. Sendo assim, com a Proteção de Dispositivo Roubado ativada, recursos e ações têm requisitos de segurança adicionais quando o iPhone está longe de locais conhecidos. Como casa e trabalho, por exemplo.
Em primeiro lugar, ative a autenticação biométrica pelo Face ID ou Touch ID. Desse modo, acessar senhas e cartões de crédito armazenados exigem autenticação biométrica, sem alternativa da senha, para que só você possa acessar esses recursos. Além disso, o Adiamento de Segurança é um reforço importante. Com ele, a alteração de senhas, por exemplo, se torna mais difícil. Para mudar a senha da Conta Apple é necessário aguardar 1 hora e, em seguida, executar uma segunda autenticação pelo Face ID ou Touch ID.
4. Utilize a função de Acesso Guiado
Outra dica bastante útil é investir no Acesso Guiado do iPhone, uma função de acessibilidade que restringe o uso do aparelho a um único aplicativo. Logo, é ideal para quando outra pessoa for utilizá-lo. Assim, a navegação fica livre dentro do app autorizado, mas qualquer tentativa de sair dele será bloqueada.
Para ativá-lo, vá em Ajustes > Acessibilidade > Acesso Guiado e ative a opção disponível. Também é possível criar um atalho em Atalho de Acessibilidade para ativação rápida.
Com o atalho configurado, pressione três vezes o botão lateral do iPhone para ativar o Acesso Guiado. Para desativá-lo, basta repetir o processo e inserir a senha de desbloqueio. Essa funcionalidade oferece mais segurança ao compartilhar o dispositivo sem risco de acesso indevido a outros dados.
Bônus: cuidado com os golpes
Já que o assunto é segurança, é importante ressaltar que a Apple nunca se comunica com seus usuários via SMS. Ou seja, caso você perca o iPhone ou ele seja roubado, você não receberá mensagens sobre a localização do dispositivo. Fique alerta, pois há casos de criminosos que tentam obter informações do ID Apple e Senha do aparelho a partir dessa forma de contato. Então, se proteja contra os golpes e busque informações somente nos canais oficiais da Apple.
Esse conteúdo foi útil para você? As dicas foram enviadas pelo time de Assistência Técnica da iPlace no Shopping Iguatemi de Fortaleza/CE. Para ficar por dentro de outras informações como essa, é só continuar acompanhando nosso blog! 🙂