Apple apresenta o novo iPad Pro com a tela mais avançada do mundo, o chip M4 e o Apple Pencil Pro

Com novo design fino e leve, revolucionária tela Ultra Retina XDR e desempenho absurdamente rápido do chip M4 com poderosos recursos de IA, o novo iPad Pro representa um grande avanço

CUPERTINO, CALIFÓRNIA – A Apple apresentou hoje o novo e revolucionário iPad Pro com um design incrivelmente fino e leve, levando a portabilidade e o desempenho a outro nível. Disponível em prateado e preto-espacial, o novo iPad Pro vem em dois tamanhos: um modelo grande de 13 polegadas e um modelo superportátil de 11 polegadas. Os dois tamanhos contam com a tela mais avançada do mundo — uma nova e revolucionária tela Ultra Retina XDR com a moderna tecnologia OLED em camada dupla, que oferece uma experiência visual inigualável. O desenvolvimento do novo iPad Pro só foi possível graças ao novo M4, o chip da Apple de última geração que representa um salto enorme em desempenho e capacidade. O M4 conta com um novo mecanismo de tela que possibilita a precisão, a cor e o brilho da tela Ultra Retina XDR. Com uma nova CPU, uma GPU de última geração desenvolvida com base na arquitetura do M3, e o Neural Engine mais poderoso que já criamos, o novo iPad Pro é um aparelho absurdamente poderoso para inteligência artificial. Os novos acessórios também realçam a versatilidade e os recursos avançados do iPad Pro. O Apple Pencil Pro traz novas interações poderosas que levam a experiência com esse acessório ainda mais longe, e um novo Magic Keyboard mais fino e leve está repleto de recursos incríveis. O novo iPad Pro, o Apple Pencil Pro e o Magic Keyboard estarão disponíveis em breve em todas as lojas iPlace.“O iPad Pro abre novas possibilidades para profissionais de diversas áreas e é perfeito para qualquer pessoa que queira ter a melhor experiência com o iPad, com a combinação das melhores telas do mundo, desempenho extraordinário dos chips mais recentes da série M e acessórios avançados — tudo em um design portátil. Hoje vamos ainda mais longe com o novo e espetacular iPad Pro fino e leve, a maior atualização que já fizemos ao iPad”, afirmou John Ternus, senior vice president of Hardware Engineering da Apple. “Com a revolucionária tela Ultra Retina XDR, desempenho de última geração do M4, recursos incríveis de IA e compatibilidade com os novos Apple Pencil Pro e Magic Keyboard, nenhum aparelho se compara ao novo iPad Pro.”
O novo iPad Pro vem em dois tamanhos: um modelo grande de 13 polegadas e um modelo superportátil de 11 polegadas.

O produto Apple mais fino até hoje

O novo iPad Pro — o produto Apple mais fino até hoje — tem um design incrivelmente fino e leve, levando a portabilidade a um novo nível. O modelo de 11 polegadas tem apenas 5,3 mm de espessura, e o de 13 polegadas é ainda mais fino: 5,1 mm. E os dois modelos são tão resistentes quanto as gerações anteriores. O modelo de 11 polegadas pesa menos de meio quilo, e o de 13 polegadas é cerca de 100 gramas mais leve que a geração anterior, para que profissionais possam trabalhar de novas formas e em mais lugares. O novo iPad Pro está disponível em duas cores lindas, prateada e preto-espacial, com estrutura de alumínio 100% reciclado.

A tela mais avançada do mundo

O novo iPad Pro é o primeiro a ter a Ultra Retina XDR, a tela mais avançada do mundo, que oferece uma experiência visual ainda mais impressionante. A tela Ultra Retina XDR conta com a avançada tecnologia OLED em camada dupla, que combina a luz de dois painéis OLED para produzir um brilho fenomenal em tela cheia. O novo iPad Pro oferece 1.000 nits de brilho em tela cheia para conteúdo SDR e HDR, e pico de 1.600 nits para HDR. Nenhum outro aparelho de sua categoria atinge esse nível de alcance dinâmico extremo. A tecnologia OLED em camada dupla permite controlar a cor e a luminância de cada pixel em um nível abaixo do milissegundo, o que resulta em uma precisão do XDR jamais vista. Os pontos de luz especular em fotos e vídeos estão ainda mais brilhantes, as áreas com sombra ou pouca luz têm um nível de detalhe maior do que nunca em um iPad, e a tela responde ainda melhor ao conteúdo em movimento. Pela primeira vez em um iPad Pro, profissionais podem escolher a nova opção de vidro nano-texture, perfeita para processos avançados que precisam de gerenciamento de cores ou para trabalhos com as condições de iluminação mais exigentes1. Fabricado por meio de um processo preciso de gravação em escala nanométrica, o vidro nano-texture mantém a qualidade e o contraste da imagem enquanto dispersa a luz ambiente para reduzir o reflexo. Com a revolucionária tecnologia OLED em camada dupla, brilho extremo, contraste preciso, cores brilhantes e a opção de vidro nano-texture, a nova Ultra Retina XDR é a tela mais avançada do mundo e oferece uma experiência visual incomparável no iPad Pro.

Os dois tamanhos contam com a nova e revolucionária tela Ultra Retina XDR com a avançada tecnologia OLED em camada dupla, que oferece uma experiência visual inigualável.

Com a potência do M4

Por trás do design incrivelmente fino e leve do novo iPad Pro e da impressionante tela está o M4, o chip da Apple de última geração que oferece um enorme avanço em desempenho. O M4 é produzido com tecnologia de três nanômetros de segunda geração, que consome ainda menos energia, ideal para o design do novo iPad Pro. Com um mecanismo de tela completamente novo, o M4 introduz tecnologias pioneiras, viabilizando precisão incrível, cores perfeitas e uniformidade de brilho na tela Ultra Retina XDR. A nova CPU tem até quatro núcleos de desempenho e, agora, seis núcleos de eficiência2, com aceleradores de aprendizado de máquina de última geração, para oferecer um desempenho da CPU até 1,5 vez mais rápido em relação ao iPad Pro da geração anterior com chip M23. O M4, que se baseia na arquitetura de GPU do chip M3, inclui uma GPU de 10 núcleos com poderosos recursos como Dynamic Caching, além de Mesh Shading e traçado de raios acelerados por hardware, disponíveis pela primeira vez no iPad. Somando-se a isso uma maior largura de banda de memória unificada, os apps de renderização profissional, como o Octane, ficam até quatro vezes mais rápidos do que com o M23. Além do mais, o M4 oferece o melhor rendimento por watt do setor. O M4 só precisa de metade da energia que o M2 para proporcionar o mesmo nível de desempenho, e tem desempenho equivalente ao do chip para PC mais recente em um notebook fino e leve usando apenas um quarto da energia4. Um novo mecanismo de mídia avançado inclui compatibilidade com a decodificação AV1, garantindo um consumo mais eficiente ao reproduzir vídeos em alta resolução de serviços de streaming.

Graças ao desempenho absurdo do M4, os apps de renderização profissional, como o Octane, ficam até quatro vezes mais rápidos do que com o M2.

Aparelho incrivelmente poderoso para explorar a IA

O novo iPad Pro com M4 inclui o Neural Engine mais potente que a Apple já criou, capaz de realizar 38 trilhões de operações por segundo, o que é 60 vezes mais rápido que o primeiro Neural Engine do chip A11 Bionic da Apple. Combinado com os aceleradores de aprendizado de máquina de última geração da CPU, uma GPU de alto desempenho e maior largura de banda de memória, além de recursos inteligentes e os potentes frameworks de desenvolvimento do iPadOS, o Neural Engine transforma o novo iPad Pro em um aparelho absurdamente poderoso para a IA. No iPad Pro com M4, é possível agilizar tarefas baseadas em IA, como isolar uma pessoa do plano de fundo em um vídeo 4K com apenas um toque usando o recurso Scene Removal Mask no Final Cut Pro. Com esse avançado nível de desempenho, o Neural Engine do chip M4 é mais potente que qualquer unidade de processamento neural dos PCs atuais com IA.
O iPadOS também conta com frameworks avançados, como Core ML, que facilitam aos desenvolvedores aproveitarem ao máximo o Neural Engine e oferecerem recursos de IA em nível local, incluindo poderosos modelos de difusão e de IA generativa que são executados diretamente no aparelho com desempenho excelente. O iPad Pro também é compatível com soluções na nuvem, permitindo rodar apps de produtividade e criatividade que usam IA, como Copilot para Microsoft 365 e Adobe Firefly.
 

Câmeras Pro

O sistema de câmera atualizado do novo iPad Pro está ainda mais versátil e, com o áudio de alto nível dos quatro microfones com qualidade de estúdio, é possível fazer fotos e vídeos, editar e compartilhar sem sair do aparelho. A câmera traseira de 12 MP grava vídeos e faz fotos em HDR Inteligente com cores mais vivas, texturas aprimoradas e um nível de detalhe incrível, mesmo com pouca luz. Além disso, a câmera agora conta com um novo flash True Tone adaptativo que aumenta a qualidade dos documentos escaneados no iPad Pro. Por meio de IA, o novo iPad Pro identifica automaticamente os documentos no app Câmera e, se detectar uma sombra, faz várias fotos num instante com o novo flash adaptativo e as sobrepõe para criar um documento escaneado de alta qualidade.

Na parte frontal, o sistema de câmera TrueDepth mudou a localização para usar o novo iPad Pro na horizontal. A câmera ultra-angular de 12 MP com Palco Central melhora as chamadas de vídeo na horizontal, principalmente quando o iPad é usado com um Magic Keyboard ou Smart Folio.

 

Conectividade Pro

O iPad Pro inclui um conector USB-C de alto desempenho compatível com Thunderbolt 3 e USB 4, que garante uma conexão por fio ultrarrápida de até 40 Gb/s. A tecnologia Thunderbolt permite conectar todo um ecossistema de acessórios avançados, incluindo monitores externos como o Pro Display XDR com resolução 6K e unidades de armazenamento externo por meio de cabos e bases de alto desempenho. O iPad Pro é compatível com o Wi-Fi 6E, que oferece conexões Wi-Fi ultrarrápidas para executar processos de trabalho profissionais em qualquer lugar. Nos modelos Wi-Fi + Cellular com 5G, é possível acessar arquivos, se comunicar com colegas e fazer backup dos dados em um instante, de qualquer lugar. Os modelos com rede celular do novo iPad Pro são ativados com o eSIM, uma alternativa mais segura do que o cartão SIM físico. Com ele, é fácil se conectar ou transferir rapidamente os planos de maneira digital, além de armazenar vários planos de dados celulares em um aparelho. Os clientes podem ativar planos de dados sem fio no novo iPad Pro em mais de 190 países e regiões do mundo, sem precisar comprar um cartão SIM físico de uma operadora local.
 

Apple Pencil Pro

O Apple Pencil Pro vem com ainda mais funções e novas interações poderosas que levam a experiência com esse acessório ainda mais longe. Graças a um novo sensor, ao apertar o Apple Pencil Pro, ele responde mostrando uma nova paleta, que permite mudar de ferramenta, espessura do traço e cor, tudo sem interromper o processo criativo. Um mecanismo de resposta tátil feito sob medida para o Apple Pencil envia uma vibração suave de confirmação ao apertar, tocar duas vezes ou encaixar uma figura inteligente. É uma experiência incrivelmente intuitiva. Com o giroscópio, é possível controlar com precisão as ferramentas em uso ao rodar o Apple Pencil Pro. A orientação das ferramentas de pincel e caneta muda ao girar o Apple Pencil Pro, como ao usar papel e caneta. E o cursor do Apple Pencil permite ver a orientação exata da ferramenta antes de desenhar.
 

 

Com esses recursos, o Apple Pencil Pro ajuda a dar vida às ideias de um jeito novo. Desenvolvedores também podem criar suas próprias interações. Pela primeira vez, ele é compatível com o app Buscar, que ajuda a encontrar o Apple Pencil Pro em caso de perda. Ele emparelha, recarrega e se fixa à lateral do iPad Pro pela nova interface magnética. O iPad Pro também é compatível com o Apple Pencil (USB-C), perfeito para anotar, desenhar, escrever e muito mais, tudo ao seu alcance.

 

Ele emparelha, recarrega e se fixa à lateral do iPad Pro pela nova interface magnética.

 

Novo Magic Keyboard e Smart Folio

Projetado para o novo iPad Pro, o novo Magic Keyboard mais fino e leve deixa o aparelho mais portátil e versátil do que nunca. Ele vem com um design suspenso que parece mágica e que os usuários adoram, e agora inclui teclas de função para acesso a recursos como brilho da tela e volume. Graças ao elegante apoio de pulso em alumínio e ao trackpad maior com resposta tátil, é a mesma experiência de usar um MacBook. O novo Magic Keyboard se fixa magneticamente, e o Smart Connector providencia carga e dados imediatamente, sem precisar do Bluetooth. A dobradiça de alumínio usinado também tem um conector USB-C para recarga. O novo Magic Keyboard está disponível em duas cores que combinam com o novo iPad Pro: preto com apoio de pulso preto-espacial em alumínio e branco com apoio de pulso prateado em alumínio.
O novo Smart Folio para iPad Pro se fixa magneticamente e agora oferece mais flexibilidade com vários ângulos de visualização. Disponível em preto, branco e denim, para combinar com as cores do novo iPad Pro.
 

iPadOS com poderosos recursos

O iPadOS está repleto de recursos que redefinem os limites do que é possível fazer em um iPad. O Modo de Referência permite ao iPadOS calibrar as cores da tela com precisão milimétrica, para tarefas em que cores precisas e qualidade de imagem consistente são cruciais, incluindo revisão e aprovação, gradação de cores e composição. O Organizador Visual permite trabalhar com várias janelas sobrepostas em uma única exibição, mudar o tamanho das janelas, tocar para alternar entre apps e mais. A compatibilidade com monitores externos até 6K do iPad Pro possibilita ampliar o escopo de projetos, além de usar a câmera integrada de um monitor externo para melhorar a qualidade das videoconferências. Os usuários podem contar com as poderosas funções de IA do iPad Pro e os recursos inteligentes do iPadOS, como Pesquisa Visual, captura de Texto ao Vivo e separar objeto do fundo, ou funções de acessibilidade como Legendas ao Vivo e Voz Pessoal.
Com o iPadOS 17, os usuários podem aproveitar todo o espaço oferecido pelo iPad para personalizar a Tela Bloqueada do jeito que quiserem. Os widgets interativos permitem obter mais informações num instante e realizar tarefas rapidamente com um simples toque. O app Notas oferece novas maneiras de organizar, ler, fazer anotações e colaborar em PDFs, e trabalhar com documentos PDF é mais fácil com o Preenchimento Automático, que usa inteligência para identificar e completar campos em formulários.

Logic Pro para iPad 2

Logic Pro para iPad 2, disponível a partir de segunda-feira, 13 de maio, introduz recursos incríveis do Studio Assistant, que leva o processo de composição musical ainda mais longe. Assim, os artistas têm a ajuda de que precisam, exatamente quando precisam, tudo isso sem perder nenhum controle criativo. Esses recursos incluem os Session Players, que ampliam as funcionalidades populares do Drummer do Logic Pro com os novos Bass Player e Keyboard Player; ChromaGlow, que adiciona cor e profundidade às faixas; e Stem Splitter, que permite extrair as diferentes partes de uma gravação para trabalhar nelas de maneira independente.

Final Cut Pro para iPad 2

Final Cut Pro para iPad 2, disponível ainda este ano, introduz o recurso Live Multicam, que transforma o iPad em um estúdio de produção móvel para que os usuários possam ver e controlar até quatro aparelhos iPhone e iPad conectados sem fio5. Um complemento para o Live Multicam é o Final Cut Camera6, app de captura de vídeo para iPhone e iPad. Ele permite ajustar opções como balanço de branco, ISO e velocidade do obturador, além de controlar a gravação com ferramentas como indicadores de superexposição e assistência de foco. O Final Cut Camera funciona como app independente de captura de vídeo ou com o recurso Live Multicam. O Final Cut Pro para iPad 2 também permite criar ou abrir projetos de unidades de armazenamento externo, o que se traduz em processos de edição ainda mais flexíveis e novas opções de conteúdo7.

O iPad Pro e o meio ambiente

O novo iPad Pro foi criado pensando no meio ambiente, incluindo 100% de alumínio reciclado na estrutura, 100% de metais de terras raras reciclados em todos os ímãs e 100% de ouro reciclado no revestimento e 100% de estanho na solda de várias placas de circuito impresso. O novo iPad Pro atende aos altos padrões da Apple para eficiência energética e não contém mercúrio, retardadores de chama bromados nem PVC. A embalagem tem 100% de fibras na composição, o que coloca a Apple mais próxima do seu objetivo de remover o plástico de todas as embalagens até 2025.

Hoje, a Apple é neutra em emissão de carbono nas operações corporativas globais e, até 2030, planeja alcançar a neutralidade de carbono em toda a cadeia de produção e no ciclo de vida de cada produto.

 


 

  1. O vidro nano-texture é uma opção nas configurações de 1 TB e 2 TB dos modelos de iPad Pro de 11 e 13 polegadas.
  2. Os modelos de iPad Pro com 256 GB ou 512 GB de armazenamento vêm com o chip M4 da Apple e CPU de 9 núcleos. Os modelos de iPad Pro com 1 TB ou 2 TB de armazenamento vêm com o chip M4 da Apple e CPU de 10 núcleos.
  3. Os testes foram conduzidos pela Apple em março e abril de 2024. Consulte apple.com/br/ipad-pro para obter mais informações.
  4. Os testes foram conduzidos pela Apple em março e abril de 2024 usando unidades em pré-produção do iPad Pro de 13 polegadas (M4) com CPU de 10 núcleos e 16 GB de RAM. O desempenho foi medido usando alguns benchmarks padrão da indústria. Os dados de desempenho do processador de notebook PC foram obtidos por meio de testes com sistemas ASUS Zenbook 14 OLED (UX3405MA) com Core Ultra 7 155H e 32 GB de RAM. Os testes de desempenho são conduzidos com sistemas específicos e refletem o desempenho aproximado do iPad Pro.
  5. O Final Cut Pro para iPad 2 é compatível com modelos de iPad com chip M1 ou posterior, e o Logic Pro para iPad 2 estará disponível em modelos de iPad com chip A12 Bionic ou posterior.
  6. O Final Cut Camera é compatível com iPhone XS e posterior com iOS 17.4 ou posterior, e modelos de iPad compatíveis com iPadOS 17.4 ou posterior.
  7. A compatibilidade com projetos externos requer iPadOS 17.5 ou posterior.

Tags

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail