Seja em viagens ou em momentos simples do cotidiano, dar falta de objetos importantes é algo bastante comum. Afinal, quem nunca saiu de casa e, horas depois, percebeu que a carteira, a chave ou até a mala simplesmente sumiram? Pensando nisso, preparamos um guia prático para mostrar como rastrear objetos perdidos com a ajuda da tecnologia. Desse modo você pode garantir uma grande aliada para evitar transtornos, prejuízos e imprevistos na rotina.
Para começar, você já deve ter ouvido falar em tags de localização ou rastreadores de bluetooth e aplicativos como o Buscar. Mas será que dá mesmo para encontrar qualquer coisa pelo celular no cotidiano? E quais itens realmente valem a pena monitorar, seja em casa ou também em viagens, festas e lugares cheios de gente?
Antes de investir em uma solução de rastreamento, surgem muitas dúvidas, desde o custo até a eficácia em situações reais. Por isso, a seguir, vamos esclarecer as principais delas para você. Então, se a ideia é ter mais tranquilidade e menos “cadê isso ou aquilo?”, você está no lugar certo.
Como rastrear objetos perdidos?
Tanto no dia a dia quanto em viagens ou festas, rastrear objetos perdidos não é mais um grande mistério. Afinal, se você é usuário da Apple, basta combinar seus dispositivos com o App Buscar e uma tag de localização, como o AirTag ou a Smart Tag de Originais iPlace. A seguir, saiba mais sobre esse conjunto de facilidades para o seu cotidiano e aprenda sobre como rastrear objetos perdidos.
App Buscar: praticidade nativa do iOS
O que é o app Buscar e quais dispositivos ele localiza
O app Buscar, disponível em todos os dispositivos do ecossistema Apple, é a forma mais fácil de encontrar seus aparatos tecnológicos. Com ele, é possível localizar iPhone, iPad, Mac, Apple Watch, AirPods, Beats e tags conectados ao seu ID Apple. Para isso, basta compartilhar a localização do item no aplicativo.
Como funciona o rastreamento online e offline
Com funcionamento online e offline, o app Buscar é capaz de encontrar até mesmo dispositivos desligados ou com a bateria descarregada. No entanto, essa funcionalidade está disponível apenas em modelos mais recentes, como iPhones da série 11 ou posterior, ou com iOS 15 ou superior.
Como localizar dispositivos pelo mapa ou pelo iCloud
Se você não lembra se deixou seus fones de ouvido em casa ou no escritório, por exemplo, basta abrir o app Buscar no iPhone e visualizar no mapa onde eles estão. Caso não tenha outro dispositivo Apple além do que foi perdido, também é possível acessar o site iCloud.com/find para realizar o rastreamento.
Rede do Buscar: localização colaborativa e anônima
Aparelhos compatíveis com o app Buscar e com AirTags podem ser encontrados a partir do compartilhamento de localização. Para isso, a rede do Buscar utiliza centenas de milhões de dispositivos Apple próximos para encontrar itens offline de forma anônima e segura. Inclusive, esse recurso permite que outras pessoas ou empresas ajudem no rastreio – entre elas, mais de 50 companhias aéreas, como Delta, Lufthansa, Singapore e United.
Alerta sonoro para facilitar a busca
Outra grande vantagem do app Buscar é a emissão de alertas sonoros. Se você acredita que o dispositivo esteja por perto, basta acionar o som pelo aplicativo para facilitar a localização. Aliás, o novo estojo dos AirPods conta com um alto-falante integrado, capaz de emitir um som ainda mais alto. Desse modo, fica ainda mais fácil encontrar dispositivos em ambientes internos, por exemplo.
Buscar Amigos: localização de pessoas em lugares movimentados
Já para quem deseja localizar amigos em shows, no carnaval ou até mesmo na praia, o app Buscar também pode ser um grande aliado. Afinal, o recurso Buscar Amigos permite visualizar contatos no mapa e, com a Busca Precisa, o aplicativo guia você até a sua turma, mesmo em ambientes movimentados.
Tags de localização: segurança em viagens e no cotidiano
Mas não são apenas os dispositivos da Apple que você pode localizar facilmente em seu dia a dia. Com a ajuda das tags de localização, como o AirTag da Apple ou Smart Tag de Originais iPlace, você consegue ampliar suas possibilidades de rastreamento. Desde chaves, bolsas e malas de viagem até pets, crianças e idosos.
Assim, integrado com o app Buscar, recursos como os AirTags são soluções simples que podem revolucionar sua rotina. Sobretudo porque o AirTag possui um sistema que emite o sinal sonoro para ajudar a encontrar o que você precisa. Com compartilhamento com até cinco pessoas, o AirTag também pode ser uma solução perfeita para pais de crianças e pets ou familiares e cuidadores de idosos.
Uso de AirTag para crianças: cuidados e acessórios adequados
Algumas famílias colocam o dispositivo no tênis da criança e monitoram, literalmente, todos os seus passos. No entanto, a Originais iPlace oferece um acessório perfeito para esses casos. Além de proteger o dispositivo contra impactos e arranhões, a pulseira para AirTag Kids Dino de Originais iPlace não compromete o sinal do rastreador.
AirTag para idosos: alternativa prática para o dia a dia
Já para idosos que não costumam carregar o iPhone sempre consigo, o AirTag pode ser usado de forma discreta e funcional.
Isso porque ele pode ser preso a chaveiros e laços, permitindo que familiares acompanhem a localização de forma simples.
Rastreamento de pets com tags de localização
Pensando no cuidado com os animais de estimação, a Originais iPlace também oferece capas próprias para AirTag que podem ser presas à coleira dos pets.
Assim, essa solução ajuda a localizar o animal em caso de fuga ou perda, trazendo mais tranquilidade para os tutores.
Vale a pena saber como rastrear objetos perdidos?
Utilizar a tecnologia para saber onde estão seus objetos ou, até mesmo, a sua família, é realmente um grande avanço que oferece tranquilidade e segurança. Afinal, a partir do seu iPhone, você tem tudo o que precisa na palma das mãos.
Quando e como o rastreamento de objetos funciona
O rastreamento de objetos funciona melhor quando o item está dentro do alcance de tecnologias como Bluetooth, GPS ou redes colaborativas, como a do app Buscar. Assim, é especialmente eficiente em ambientes urbanos, viagens, locais movimentados e no dia a dia, onde há muitos dispositivos conectados. Por meio de aplicativos no celular, é possível visualizar a localização em tempo real, emitir alertas sonoros e receber notificações quando o objeto se afasta ou reaparece.
O que considerar antes de escolher um dispositivo ou aplicativo
Antes de escolher uma solução de rastreamento, é importante avaliar a compatibilidade com seus dispositivos, o alcance da tecnologia utilizada, a duração da bateria, os recursos disponíveis (como alertas sonoros e compartilhamento) e o nível de privacidade oferecido. Também vale considerar quais objetos você pretende rastrear e em quais situações o uso será mais frequente.
Conte sempre com a iPlace
Seja para aprender como rastrear objetos perdidos ou adquirir itens que facilitem o seu cotidiano, conte sempre com a iPlace. Tanto em nosso site quanto em nossas lojas físicas você encontra o melhor do universo Apple! Então, não perca tempo: garanta o mais novo modelo de iPhone ou veja as opções de AirTags e Smart Tags.


