“Para aqueles que gostam de Rock, nós saudamos vocês”. Esse é um trecho da aclamada banda australiana AC/DC que traduz o sentimento dos apaixonados por esse gênero musical. No Dia Mundial do Rock, 13 de julho, celebramos essa comunidade apaixonada por riffs de guitarra e solos de bateria! Mas você sabe como surgiu essa data? Neste artigo, a gente conta a história toda e ainda compartilha uma superdica para você apreciar o rock em grande estilo!
Como surgiu o Dia Mundial do Rock?
Em primeiro lugar, vamos a uma curiosidade: apesar de ser conhecido como “Dia Mundial do Rock”, a data é efetivamente celebrada só aqui no Brasil. Isso acontece porque a comemoração foi incentivada por duas rádios brasileiras – a 89 Rock e a 97 FM. Sabia dessa?!
Live Aid: a origem de tudo
Todavia, apesar da celebração acontecer apenas no Brasil, o evento que originou a data tem uma história nobre e internacional. Em 13 de julho de 1985, os cantores Bob Geldolf e Midge Ure criaram o Live Aid. O evento tinha como objetivo arrecadar dinheiro para pessoas em situação de vulnerabilidade na Etiópia.
Dessa forma, simultaneamente, mais de 150 mil pessoas foram ao estádio Wembley, em Londres e ao JFK Stadium, na Filadélfia (EUA). Além disso, milhões acompanharam a transmissão ao vivo do show em aproximadamente 100 países.
No line-up, as bandas consagradas do momento (e que fazem sucesso nos seus AirPods até hoje, temos certeza!):
- Na Filadélfia, subiram no palco Black Sabbath, Bob Dylan, Mick Jagger, Tina Turner, Eric Clapton, The Beach Boys, Santana e Madonna, por exemplo. O Led Zeppelin também esteve presente – com Phil Collins na bateria;
- Em Londres, Queen, Elton John, The Who, David Bowie, U2 e Dire Straits foram os grandes destaques. Mas talvez o mais incrível tenha sido a presença também de Phil Collins! Isso mesmo: antes de tocar com o Led Zeppelin nos EUA, ele se apresentou em Wembley. Depois, seguiu de helicóptero até o aeroporto, onde embarcou num Concorde com destino a Nova Iorque. Por fim, pegou outro helicóptero até a Filadélfia.
Após o feito, o próprio Phil Collins sugeriu que 13 de julho fosse lembrado como um marco para o rock.
A data
Como dito, duas rádios paulistas resolveram abraçar a ideia, estimulando a instituição dessa data comemorativa no Brasil. Concorrentes, a 97 FM e a 89 FM investiram forte em campanhas promocionais. Logo, o país todo embarcou, com mais e mais rádios adotando o Dia Mundial do Rock – uma data não necessariamente oficial, mas comemorada no Brasil inteiro.
JBL Authentics 300: seu rock’n roll em grande estilo!
Retrô, potente e com uma bateria que aguenta qualquer rolê! A caixa de som JBL Authentics 300 é a escolha certa para escutar suas bandas de rock favoritas e ainda deixar sua casa ainda mais estilosa!
Som incrível e desempenho excelente
Quando ouvimos rock, queremos um som limpo para apreciar a música da melhor forma possível. Por isso, a JBL Authentics 300 é uma escolha certeira. Com ela, você pode preencher qualquer ambiente da casa com som estéreo. A caixa é feita com componentes de alto qualidade, que garantem um áudio perfeito e equilibrado.
Design Retrô
Para quem ama decoração, esta também é a caixa de som perfeita. Afinal, a JBL Authentics 300 tem um estilo retrô icônico, inspirado em designs clássicos da JBL. Além disso, ela acompanha você a qualquer lugar, graças a uma prática alça de alumínio. Para completar, seu revestimento personalizado que lembra couro e a grade Quadrex reimaginada não passam em branco, demonstrando atenção em cada detalhe.
Bateria para a festa toda
Curta oito horas ininterruptas de música com a bateria integrada e deixe o rock invadir qualquer ambiente! Então, que tal relembrar o melhor do Live Aid de 1985 no Apple Music? 😀
Você pode encontrar esta e outras incríveis caixas de som JBL no site da iPlace ou em nossas lojas físicas. E se você ama rock e quer se desafiar, conheça também o GarageBand, um app que permite criar música diretamente no seu Mac!