A música tem grande influência na qualidade de vida, e isso não é novidade para ninguém. Afinal, ela está presente em quase todos os momentos, não é? Mas você sabia que, além do bem-estar e das boas memórias, ela pode ajudar a ter uma velhice mais saudável? Isso mesmo! Ao menos, é o que diz um estudo recente publicado pela Universidade de Edimburgo, na Escócia. Ficou curioso? Então continue a leitura, que explicamos direitinho essa relação para você… Ah! E no final, você ainda confere nossa dica de app para tocar um novo instrumento musical!
O que diz o estudo
A pesquisa identificou que indivíduos que haviam aprendido a tocar instrumentos musicais na infância ou na adolescência apresentavam capacidades cognitivas melhores na velhice. Assim, os investigadores concluíram que estimular a habilidade musical protegia a função cerebral ao longo dos anos. O estudo ainda aproveitou dados coletados em uma pesquisa anterior, datada de 1947, com mais de 70 mil crianças nascidas na Escócia em 1936. Naquela época, os nascidos eram obrigados a realizar um teste de inteligência, que veio a calhar com o objetivo do novo estudo.
Em busca de voluntários
Os pesquisadores da Universidade de Edimburgo foram, então, em busca das crianças voluntárias daquela pesquisa, com o objetivo de verificar hábitos de vida e relacioná-los à saúde mental. Um dos tópicos levantados foi a influência das habilidades musicais e como elas poderiam impactar no desenvolvimento cognitivo. Assim, selecionaram um grupo de voluntários que participara dos testes no passado, aos 11 anos de idade. Dos 366 indivíduos localizados, 117 disseram ter aprendido a tocar algum instrumento musical naquela época.
Com isso, os então idosos passaram a ser testados em diversas habilidades físicas e mentais. Para tanto, foram aplicados diferentes testes de competências, incluindo o teste de inteligência padronizado feito na infância. Isso incluiu perguntas voltadas ao raciocínio lógico, consciência espacial e análise numérica.
A partir disso, os pesquisadores tiveram seus primeiros resultados. Eles constataram que os indivíduos que tocavam instrumentos apresentavam melhores condições cognitivas em relação àqueles que não tocavam. A título de curiosidade, os instrumentos mais tocados eram piano, violão, violino e gaita de fole.
Simply Piano: seu novo app para tocar piano
Agora que você entendeu mais sobre a relação entre experiência musical e envelhecimento saudável, que tal aprender um instrumento? Não importa a sua idade, o que vale é começar desde já a estimular o cérebro. Afinal, comprovou-se que esse aprendizado impacta diretamente na qualidade de vida e nas habilidades cognitivas durante toda a vida.
Para começar, você não precisa necessariamente se matricular numa escola de música, é claro. Afinal, pode simplesmente baixar um app para tocar piano no seu iPhone ou iPad. Nossa dica é o Simply Piano, disponível gratuitamente na App Store. Isso porque esse fantástico aplicativo é capaz de oferecer aulas personalizadas. Para tanto, ele ouve as notas e fornece feedback em tempo real sobre sua desenvoltura. Além de sugerir melhorias, o Simply Piano auxilia em aquecimentos, exercícios para níveis diversos e ensina algumas partituras.
Dicas e tutoriais personalizados
De acordo com o nível de experiência de cada musicista, o app fornece dicas e tutoriais personalizados. Assim, tanto iniciantes quanto quem já está craque pode se beneficiar. Ah! Mesmo para quem já é superexperiente, o aplicativo é uma boa opção, pois tem cursos de nível avançado para melhorar as habilidades.
E aí, que tal testar essa habilidade e aprender um novo hábito? Ah! E se você estiver pensando em adquirir um novo dispositivo Apple, conte com a iPlace! Afinal, aqui você tem vantagens como o BuyBack – no qual seu celular usado vale como desconto na compra de outros produtos!