Mindfulness: app para iPhone ajuda a praticar meditação

O ritmo acelerado do dia a dia facilmente coloca as pessoas no “piloto automático”. Embora sair desse estado mental não seja tão simples, algumas práticas podem ajudar a retornar o pensamento ao momento presente. Atualmente, uma das técnicas mais adotadas tem sido o chamado mindfulness. Especialmente porque esse tipo de meditação tem um objetivo diferenciado. Enquanto outras técnicas procuram acalmar a mente para atingir um estado de serenidade, o mindfulness foca na “atenção plena”.

Contudo, a meditação mindfulness ainda provoca muitas dúvidas. Afinal, o que e como fazer? Nesse sentido, o Wemind é o aplicativo perfeito para quem deseja conhecer essa prática e incorporá-la à rotina.

 

Wemind: seu guia de meditação mindfulness

Um dos diferenciais do app é ter sido elaborado por psiquiatras. Dessa forma, a terapia oferecida pelo Wemind combina mindfulness a outras técnicas cientificamente comprovadas – tudo sob supervisão de especialistas. Assim, ao navegar pelo aplicativo, você encontra técnicas que atendem a diversos quadros – ansiedade, depressão, TDAH e insônia, por exemplo. Além disso, inclui ciclos de meditação guiada que regulam as emoções e melhoram o desempenho cognitivo. Esses ciclos atuam em aspectos como consciência, foco, pensamentos e humor.

Outro ponto relevante são as meditações rápidas de até 5 minutos, ideais para recobrar o equilíbrio em situações inesperadas. Do mesmo modo, vale destacar as opções de práticas especialmente voltadas a gestantes e crianças. Aliás, não existe contraindicação, nem idade certa para começar a meditar.

Conforme os estudos relacionados à meditação mindfulness, os resultados são percebidos a partir do exercício diário da técnica. Entretanto, não é necessário despender muito tempo: poucos minutos diariamente são o suficiente para sentir os benefícios.

Por fim, as meditações são guiadas pelos próprios psiquiatras idealizadores do app, priorizando técnicas fáceis e objetivas. Principalmente, é importante ressaltar que o propósito do mindfulness não é “esvaziar” a mente, deixando-a “sem pensamentos”. Mas, isto sim, trabalhar o turbilhão de ideias com tranquilidade, a ponto de reconduzir a mente ao momento presente. Assim, é possível diminuir a ansiedade e restabelecer a  concentração.

 

Benefícios do mindfulness

Realizar tarefas com foco no presente gera uma grande lista de benefícios. Entre eles estão a redução do estresse e da ansiedade e o aumento da produtividade e da capacidade de memória, bem como a melhora da concentração. Além disso, contribui com a empatia e a paciência (com os outros e consigo), o autocontrole das emoções e a positividade dos pensamentos. Aliás, esse último faz com que o mindfulness seja um forte aliado contra a depressão.

A atenção plena proporciona qualidade de vida na medida em que auxilia as pessoas a realmente vivenciarem o momento. Assim, o foco não se perde temendo o futuro nem remoendo o passado – gatilhos comuns para ansiedade e depressão.

 

Então, pronto(a) para sair do automático com a prática do mindfulness? Como você já sabe, o iPhone é um grande parceiro para quem quer aprender a praticar meditação. Portanto, para ter o Wemind na palma da mão sempre que precisar, basta baixá-lo no seu dispositivo. Uma última dica: para deixar sua experiência ainda mais completa, conheça as playlists de músicas para meditar do Apple Music!

 

Foto: iStock/YakobchukOlena

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail