Sem sinal ou buscando rede da operadora? Saiba o que fazer!

Quem tem um iPhone sabe que conta com um dispositivo de alta qualidade e incomparável desempenho. Tanto como um meio de comunicação quanto como uma plataforma completa de entretenimento, organização e produtividade. Porém, alguns problemas pontuais com sua operadora podem afetar os serviços de internet e telefonia móvel. Por isso, é sempre importante ficar atento a mensagens como “buscando rede” ou “sem sinal”. Afinal, diferentemente de questões técnicas mais delicadas, é bem possível resolver por conta própria esse tipo de situação.

Buscando rede: possíveis causas e soluções

Às vezes, seu dispositivo pode ficar sem sinal de rede celular ou acesso à internet. Quando isso acontece, uma notificação de “iPhone buscando rede” ou “Sem serviço” aparece no canto superior esquerdo da tela. Nesse caso, pode ser que os dados móveis mensais tenham ultrapassado o limite de seu plano. Ou, ainda, que o seu wi-fi não esteja se conectando. Outra possibilidade, apesar de remota, é você estar fora da área de cobertura da rede celular.

Independentemente da situação, você pode começar testando algumas coisas. Como, por exemplo, ativar ou desativar a rede. Para isso, vá em Ajustes e toque em Celular ou Dados Móveis. Se você estiver usando um iPad, talvez veja Ajustes > Dados Celulares. Se estiver em viagem internacional, o dispositivo deve estar ajustado para roaming de dados. Nesse caso, basta acessar Ajustes > Celular > Opções de Dados Celulares > Roaming de Dados. Outra dica é reiniciar o dispositivo para que ele possa retomar seu melhor desempenho e restaurar as configurações do sistema.

Além disso, outro método que costuma dar resultado é a redefinição dos ajustes de rede. Para tanto, acesse Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede. Inclusive, isso também redefine redes wi-fi e senhas, ajustes celulares e ajustes de VPN e APN usados anteriormente. Caso o problema persista, atualize seu iPhone ou iPad para a versão mais recente do sistema operacional. Se ainda assim a notificação persistir, siga para as próximas dicas.

Efetuando outros testes de rede

Além de ativar e desativar ou redefinir os ajustes de rede, você pode testar algumas alternativas. Isso porque, às vezes, a notificação de “iPhone buscando rede” aparece simplesmente porque o GPS está desligado. Embora o GPS não seja diretamente ligado à rede

de conexão, ele pode ajudar a reconhecer o chip. Logo, para ver se esse é o seu problema, basta ativar o GPS. Além disso, se o sinal for fraco no local em que você está, a busca automática de rede pode falhar. Afinal, o iPhone sempre procura o sinal mais forte, a fim de garantir a melhor experiência para o usuário. Nesse caso, habilite a busca manual de rede, clicando em Ajustes > Operadora > Desligar busca automática. Outra possibilidade de erro de conexão é alguma mudança de senha na rede wi-fi. Para conferir, vá em Configurações > Wi-Fi. Se a rede de conexão estiver com um cadeado, basta preencher com a nova senha.

Verificando seu chip

O chip (ou SIM card) é aquele pequeno cartão fornecido pela operadora – por vezes, a fonte do problema. Caso o chip esteja danificado, será preciso comprar outro e transferir seu número para ele. De qualquer forma, o primeiro passo é remover o cartão SIM e colocá-lo de volta. Aliás, erros na leitura do chip podem ser resultado de sujeira no slot (aquela peça onde o cartão é encaixado). Por isso, limpá-lo com um pano seco e testar o SIM card novamente é mais uma alternativa válida.

Verificando seu IMEI

O IMEI é o código de identificação único de cada iPhone, conectando-se à placa lógica do chip. Logo, caso haja um erro no circuito integrado, a leitura do cartão não poderá ser realizada. Consequentemente, o IMEI não vai aparecer e, para a operadora de telefonia, o celular “não existirá” na rede. Portanto, clique em Ajustes > Geral > Sobre (ou digite *#06# no teclado de chamadas). Se o número do IMEI aparecer, é porque não há problema nesse registro.

Contatando a operadora

Depois de testar as alternativas acima, considere fazer contato direto com a operadora. Dessa forma, você poderá confirmar se sua conta está ativa e em situação regular. Além disso, descobrir se há interrupções na região ou algum tipo de bloqueio do dispositivo.

Por falar nisso, na iPlace você encontra o iPhone dos sonhos e o plano de telefonia perfeito para suas necessidades! Dessa forma, além de adquirir os melhores dispositivos, pode equipá-los com muita internet e serviços extras de uma só vez. Afinal, a iPlace possui parcerias especiais com as operadoras Claro e Vivo para garantir ainda mais vantagens a seus clientes. Além disso, oferece uma rede de assistência técnica autorizada Apple em todo o Brasil. Então não perca tempo: visite já uma das lojas físicas ou faça suas compras online!

Foto: iStock/AaronAmat

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail