Qual sua frequência cardíaca ideal para queimar calorias?

Para muitas pessoas que praticam atividades físicas, suar é sinônimo de queimar calorias. Por isso, os exercícios curtos e mais intensos acabam ganhando a preferência de quem busca manter o corpo em forma. No entanto, atividades mais leves e duradouras podem ser igualmente eficazes na perda de gordura corporal. Para isso, basta saber calcular a frequência cardíaca ideal a ser atingida durante o treino. Afinal, ela é mais uma importante aliada para alcançar seus objetivos e modular o exercício de forma segura.

Zonas de intensidade

Em exercícios como a corrida, por exemplo, é possível atingir três zonas de intensidade. Assim, começando com uma caminhada leve, pode-se trabalhar a primeira zona. Ela fica entre 50% e 60% da frequência cardíaca (FC) máxima, fazendo com que a queima de gordura seja predominante.

Em seguida, com a intensidade do exercício aumentando, a segunda zona deve variar de 70% a 80% da FC máxima. Nessa etapa, o corpo precisa se reinventar para repor a quantidade de energia gasta. Assim, além da gordura, começa a ocorrer a queima de carboidrato.

Superando 80% da FC máxima, seu corpo irá atingir a terceira zona de treinamento. É quando o organismo começa a produzir lactato, um composto que fornece energia sem a presença do oxigênio. Afinal, a capacidade pulmonar não estará mais dando conta de ajudar na queima. Por isso, a duração do exercício acaba sendo mais curta – e forçar os músculos pode até acarretar dor e desconforto.

Como calcular a frequência cardíaca ideal

Apesar de não existir uma fórmula precisa, é possível fazer um cálculo que envolve subtração e multiplicação como referência. Ao aplicá-lo, você conseguirá descobrir a frequência cardíaca mínima e máxima ideal para queimar gordura durante o treino. Veja:

Homens: 220 menos a idade, multiplicado por 0.60 e por 0.75

Mulheres: 226 menos a idade, multiplicado por 0.60 e por 0.75

No caso de uma mulher de 30 anos, por exemplo, a conta será a seguinte:

226 – 30 = 196.
196 x 0.60 = 117
196 x 0.75 = 147

Ou seja: sua frequência cardíaca ideal para queimar calorias fica entre 117 e 147 batimentos por minuto.

Como acompanhar seus batimentos durante os treinos

Durante todo o dia, o Apple Watch Series 8 registra seus batimentos. Você pode verificar a qualquer momento sua frequência cardíaca e saber como está o coração. Além disso, se o relógio detectar uma frequência muito alta ou baixa, você recebe um alerta antes mesmo de sentir algum sintoma.

Com a ajuda do Apple Watch, você consegue obter medições mais precisas de suas atividades. A partir do app Batimentos, é possível monitorar sua frequência cardíaca durante repouso, caminhadas e outras atividades.

Para abrir o app Batimentos facilmente em seu dispositivo, você deve utilizar o mostrador Infográfico. Aliás, ele tem espaço para oito complicações, podendo ser personalizado com o que mais importa para você. Crie um mostrador para seus treinos adicionando Música, Batimentos ou qualquer outra complicação que faça seu coração bater mais rápido.

Zona de Batimentos Cardíacos auxilia no seu progresso

Com o recurso de Zona de Batimentos Cardíacos, presente no Apple Watch Series 8, você pode ver o nível de intensidade e as zonas de treino são calculadas e personalizadas automaticamente. Para tanto, o Apple Watch pode usar seus dados de saúde. No entanto, as zonas de batimentos também podem ser criadas manualmente.

Sua saúde sempre monitorada com o Apple Watch Series 8

Além disso, algumas dicas ajudam a obter medições mais precisas usando o Apple Watch (veja aqui). Aliás, o Apple Watch Series 8 foi feito para inspirar uma vida mais saudável. Assim, ele pode ajudar você a lidar melhor com o estresse ou saber quantas calorias queimou.

O Apple Watch Series 8 tem sensores avançados, oferecendo informações que ajudam a entender melhor sua saúde. Além do monitoramento completo do sono, você pode fazer um eletrocardiograma (ECG) quando quiser, bem como medir seu nível de oxigênio no sangue com leituras em segundo plano de dia e de noite.

O dispositivo da Apple também monitora seu coração, avisando se algo parecer errado. Para completar, oferece ainda mais proteção com os recursos Detecção de Queda e SOS de Emergência. Com o Apple Watch, sua saúde e a do seu coração estão em boas mãos. Aliás, que tal iniciar uma prática de yoga? 🙂

Tags

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail