Safari: veja como garantir mais privacidade na internet

Navegador web nativo dos sistemas Apple oferece opções avançadas de privacidade, garantindo mais tranquilidade aos usuários.

Adentrar o universo online é como explorar uma selva cheia de possibilidades – mas, também, repleta de perigos. Afinal, ninguém quer ficar à mercê dos caçadores de dados, certo? É por isso que a proteção da privacidade se tornou essencial nos tempos modernos, principalmente diante dos crescentes casos de intrusão digital.

Em meio a esse cenário, surgem recursos que se revelam verdadeiros oásis de segurança digital. Atualmente, os navegadores oferecem recursos voltados à privacidade na internet, resultando em tranquilidade aos usuários. Um exemplo é o Safari, que pode garantir uma retaguarda segura e confiável ao longo da navegação.

 

Buscas mais seguras

Muitas vezes, quem preza pela privacidade tem receio de utilizar sites como o Google. Isso porque o buscador mais famoso do mundo acaba coletando dados diversos, incluindo a localização. Tenso, não? A alternativa pode ser um mecanismo de busca como o DuckDuckGo, que promete total privacidade ao usuário.

Para utilizá-lo, basta acessar o domínio duckduckgo.com e digitar o termo que deseja pesquisar. O funcionamento é similar ao de outros buscadores, porém sem rastreamento nem coleta de dados. Inclusive, o acesso se dá em qualquer navegador, até mesmo com uma extensão para o Safari.

 

Privacidade reforçada

Mas temos mais uma boa notícia para você que se preocupa com a privacidade na rede. Afinal, o navegador proprietário dos sistemas Apple é, de longe, um dos mais seguros do mercado. A sua configuração possui antirrastreamento e proteção de série contra sites perigosos, com a tecnologia Sandbox. Para oferecer ainda mais segurança durante a navegação, o browser possui opções avançadas de privacidade.

Aliás, acessá-las é muito fácil, como tudo nos produtos Apple. Basta acessar as Preferências do app e entrar em Privacidade. Ali você encontrará diversos ajustes. Veja só o que é possível:

Impedir rastreamento: o Safari limita cookies e dados de terceiros como padrão da ferramenta. Porém, é possível desativar essa opção para autorizar o rastreamento entre sites.

Ocultar endereço de IP: com esta configuração, o Safari protege automaticamente o seu IP de rastreadores conhecidos. Se for desativada, o endereço não ficará oculto.

Aviso de site fraudulento: o navegador exibe um alerta toda vez que o usuário abrir um site suspeito de phishing. Para não receber avisos, basta desativar esta opção.

Câmera e Microfone: é possível escolher os sites que podem usar a câmera e o microfone do dispositivo sem solicitar autorização prévia. Basta tocar em Câmera/Microfone > Perguntar > Negar ou Permitir.

Localização: você pode escolher se os sites acessarão a sua localização sem perguntar primeiro. Para isso, basta tocar em Localização > Perguntar > Negar ou Permitir.

 

Visite sites com privacidade no Safari

Além dessas configurações, é possível abrir abas de Navegação Privada, evitando o registro de navegação no dispositivo. Ao utilizar essa aba anônima, a navegação não aparecerá na lista de abas em outros aparelhos com o mesmo ID.

Outro recurso interessante é o Relatório de Privacidade. Com ele, o Safari ajuda a impedir que rastreadores na internet sigam você entre sites e vejam o seu IP. Aliás, você ainda pode conferir quais rastreadores passaram pelo seu caminho e foram impedidos pela Prevenção de Rastreamento Inteligente. Para tanto, basta acessar o resumo do Relatório.

No entanto, você ainda tem a opção de autorizar que um site veja o seu endereço de IP temporariamente. Como algumas páginas exigem esse endereço visível, é possível desativar a Retransmissão Privada do iCloud de forma momentânea. Após concluir a navegação, basta ativá-la novamente.

Navegar tranquilo e seguro é possível com o Safari! Veja mais dicas interessantes para a sua rotina em nosso blog.

 

Foto: iStock/anyaberkut
Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail