iPhone 12 Pro: pequeno guia para produzir fotos de flores

Enquanto ainda não é possível viajar nem realizar muitas “saídas de campo”, que tal usar sua criatividade em casa? Para quem gosta de fotografar, uma boa dica é explorar cores, texturas e os diferentes formatos de flores e plantas. Afinal, mesmo que você não tenha um jardim, é possível captar imagens deslumbrantes inclusive de folhagens cultivadas em vasos. Ainda mais com os poderosos e avançados sistemas de câmera do iPhone 12 Pro e do iPhone 12 Pro Max. Isso porque, além da qualidade profissional, suas fotos de flores ganham vida a partir dos modos Retrato e Apple ProRAW. Aliás, esse é mais um bom motivo para que os apaixonados por plantas – quem sabe?! – descubram um novo hobby! Afinal de contas, a tecnologia contribui não apenas na hora de fotografar, como no próprio processo de cultivo das plantinhas.

5 dicas para aprimorar suas fotos de flores

Para ajudar, a iPlace selecionou dicas de Nathan Underwood, do Tulipina – um dos principais estúdios de design floral do mundo. De acordo com o profissional, os dispositivos da Apple ajudaram suas fotos a florescer ainda mais. Então, inspire-se com este pequeno guia! 🙂

1.     Preparação

Conforme Underwood, tudo começa com a iluminação. Assim, encontre uma luz natural difusa, de preferência vinda de lado. Para tanto, sempre que fotografar em ambientes internos, procure ficar de 0,5 a 1 metro de uma janela. Enquanto isso, ao ar livre a dica é procurar um espaço com iluminação homogênea, evitando ofuscamentos e sombras. De modo geral, isso significa encontrar um local com tonalidade uniforme.

Em seguida, preste atenção ao fundo. De preferência, busque um fundo neutro, sem padronagens complexas. Aliás, tons de cinza e azul funcionam muito bem. Por outro lado, evite tijolos, listras, poás e outros padrões que possam competir com o objeto da foto. Afinal, o tema principal precisa se destacar, e uma boa combinação entre iluminação e plano de fundo certamente ajudará.

2.     Enquadramento

A chamada “natureza-morta” pode render imagens sensacionais. Nesse caso, conforme Underwood, o principal segredo é o enquadramento. Mesmo que seja possível recortar mais tarde, o ideal é obter enquadramento, ângulo e perspectiva adequados já no clique. Dessa forma, é possível garantir a melhor foto para trabalhar. Por isso, no iPhone, o profissional quase sempre escolhe a lente com a menor distância focal. Ou seja, nos modelos do iPhone 12 Pro, a eleita é a câmera teleobjetiva. Isso porque ela oferece zoom óptico (!) de 2x no iPhone 12 Pro e 2,5x no iPhone 12 Pro Max.

Ao enquadrar um arranjo floral, a dica é colocar o objeto no centro e preencher o quadro de maneira uniforme. Outra tática de Underwood é posicionar a lente na frente do tema principal e incliná-la alguns graus para baixo. Assim, é possível ver o vaso, mas também obter uma excelente profundidade e dimensionalidade das flores, que são as estrelas da foto.

3.     Modo Retrato

Para editar depois de fotografar e então fazer o upload, Underwood diz que gosta muito do modo Retrato. Aliás, ele está disponível em todos os modelos do iPhone 12. Segundo o fotógrafo, o modo Retrato captura fotos com uma profundidade sensacional, que pode ser ajustada durante a edição. Assim, é possível maximizar sua criatividade a partir do app Fotos. Aliás, isso é especialmente útil ao fotografar arranjos de flores, devido à sua complexidade e dimensionalidade. Portanto, o modo Retrato é certamente a melhor escolha para quem está apenas começando na fotografia de natureza-morta.

4.     Edição no app Fotos

Para Underwood, algumas edições são essenciais. Aliás, ele aplica retoques a 99% das imagens, sempre no app Fotos. Contudo, o profissional frisa que estas são preferências pessoais, e cada um deve experimentar e encontrar seu próprio estilo. “Por exemplo, no meu caso, gosto de brincar com recorte, proporção, exposição, saturação e calor”, enumera. Para encontrar essas ferramentas nas opções de edição do Fotos, toque numa foto para visualizá-la em tela cheia. Em seguida, toque no botão de regulagem, na parte inferior, e explore as opções. Se necessário, recorte a foto para que as flores ocupem todo o quadro, deixando-as tão grandes quanto possível.

Especialmente em telas de celular, aumentar um pouco a exposição iluminará o quadro e fará com que o arranjo se destaque. Além disso, aumentar um pouco a saturação (menos de 10) realçará ainda mais as cores. Especialmente para arranjos florais e outras naturezas-mortas coloridas. Por fim, reduza o calor da foto. Em geral, isso significa dar um efeito suave e elegante que ainda se aproxima bastante da cor real. Segundo Underwood, todas essas edições são simples, mas fazem muito sentido para garantir o melhor acabamento. Ainda mais quando a ideia é compartilhar e encantar outras pessoas. Aliás, caso deseje mais informações sobre como usar cada ferramenta, acesse a página “Edite fotos e vídeos no iPhone”.

5.     Apple ProRAW

Underwood afirma que achou muito legal o Apple ProRAW presente no iPhone 12 Pro e no iPhone 12 Pro Max. Isso porque o recurso fornece o máximo de informações de imagem possível, permitindo realizar edições mais profundas. Assim, é possível fotografar e exportar imagens RAW no iPhone, oferecendo novas possibilidades criativas. “Agora é mais fácil incorporar as fotos do iPhone às fotos DSLR em meu fluxo profissional de pós-produção”, comemora. Inclusive, para obter o máximo do Apple ProRAW, ele costuma editar imagens no Adobe Lightroom.

Em geral, o Lightroom faz as mesmas edições já conhecidas no app Fotos, como recorte, proporção, exposição, saturação e calor. “Porém, especialmente para naturezas-mortas como flores, gosto de usar a ferramenta Radial Filter para destacar uma flor em particular”, explica. Ou seja, é possível selecionar apenas uma pequena área e fazer edições específicas. Para tanto, talvez seja necessário aumentar a exposição de uma única flor cercada por outras no arranjo. Aliás, esse é um detalhe que pode ser visto a olho nu, mas difícil de capturar com qualquer câmera.

Para começar a usar o Apple ProRAW, vá até Ajustes > Câmera > Formatos e ative o recurso. Caso ainda não tenha um iPhone 12 Pro ou iPhone 12 Pro Max, confira as opções da iPlace!

Bônus: construindo a cena

Outra forma de investir em criatividade é usar o iPhone para produzir fotos de flores em close-up. Dessa forma é possível destacar pequenas particularidades ou até obter um resultado de imagens abstratas. Aliás, fotografias de brotos e detalhes que evidenciam o crescimento das plantas conseguem transmitir sensações de esperança e felicidade. Principalmente por representarem sinais de vida, renovação e desenvolvimento. Para tanto, aposte num fundo neutro e borrife água na planta para garantir a sensação de frescor. Além disso, procure posicionar a câmera a cerca de 10 cm de distância da planta. Em seguida, toque na tela para que o obturador faça o foco. Se for preciso, ajuste também a exposição, deslizando para cima ou para baixo.

Depois de testar todas as possibilidades de iluminação, enquadramento e profundidade, experimente fazer selfies com flores ao estilo Tumblr. Seja dentro de casa, no jardim, em frente a muros e floriculturas, em sítios ou até mesmo em estradas. Aliás, se tem algo que combina com flores são poses e produções descontraídas. Assim, invista na criatividade e busque inspirações para construir sua cena. Além disso, considere incluir objetos afins, como um cesto, um chapéu, bolsas coloridas ou itens de jardinagem, por exemplo. Ao mesmo tempo, priorize roupas que combinem com as cores das flores ou sigam uma paleta de cores predefinida.

Diferenciais do iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max

O versátil sistema de câmera Pro presente no iPhone 12 Pro e no iPhone 12 Pro Max ultrapassam limites. Afinal, trazem uma nova fotografia computacional poderosa e câmera ultra-angular com ângulo de visão de 120 graus. Aliás, sua câmera teleobjetiva é ideal para retratos e oferece distância focal ainda maior no iPhone 12 Pro Max. Além disso, a câmera grande-angular é incrível, proporcionando abertura de ƒ/1.6. Como se não bastasse, o sistema de estabilização óptica de imagem na câmera grande-angular faz cinco mil microajustes por segundo. Dessa forma, produz fotos incríveis no modo Noite e vídeos mais estáveis.

Os modelos do iPhone 12 Pro também têm Scanner LiDAR, que permite foco automático seis vezes mais rápido. Tanto com situações de pouca luz quanto para retratos no modo Noite. Enquanto isso, o poderoso chip A14 Bionic Deep Fusion está presente em todas as câmeras. Assim, possibilita fotos aprimoradas em qualquer ambiente. Por sua vez, o HDR Inteligente 3 usa aprendizado de máquina para realizar ajustes automáticos. Assim, equilíbrio de branco, contraste, textura e saturação inteligentes permitem fotos de aparência incrivelmente natural. Por fim, o Apple ProRAW combina os recursos de processamento de imagem em vários quadros e fotografia computacional da Apple com a versatilidade do formato RAW. Isso dá total controle criativo sobre cores, detalhes e alcance dinâmico, tanto no iPhone quanto em outros apps profissionais de edição de fotos.

E aí, gostou dessas dicas? Então não deixe de aproveitar todas as ofertas e vantagens de adquirir seu novo iPhone na iPlace!

Foto: iStock/Anna Koberska

Tags

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail