Em plena era digital, nunca foi tão fácil aprender novas habilidades. Afinal, hoje existem inúmeros apps e plataformas online que disponibilizam aulas de todas as áreas possíveis. De idiomas a programação, de fotografia a esportes, de design gráfico a culinária. Aliás, muitas vezes nem precisamos procurar pelos cursos: eles já surgem como anúncios nas redes sociais conforme nossos interesses.
Porém, apenas estudar e treinar uma nova habilidade é o suficiente para de fato dominá-la? Se tomarmos o esporte como exemplo, o que diferencia os atletas mais vitoriosos daqueles com poucas conquistas? Seria apenas talento ou sorte? Isso é o que a ciência vem tentando explicar.
O segredo para dominar novas habilidades
Segundo o psicólogo e pesquisador sueco Anders Ericsson, a tese de que determinadas pessoas simplesmente nascem com um dom não procede. Assim, em seu livro “Direto ao Ponto” (disponível no Apple Books), ele defende a existência do que denomina “prática deliberada”. Ou seja, um tipo de treinamento sistemático e intencional, mais focado do que aquele executado pela maior parte das pessoas.
De acordo com Ericsson, há três pontos principais que explicam a diferença entre a prática deliberada e a prática comum:
- Só é possível em áreas e habilidades em que a pessoa já tem um certo conhecimento acumulado. Logo, a prática deliberada é um treino aprofundado, e não o primeiro contato com algum assunto;
- Na grande maioria dos casos, envolve um professor ou treinador que possa dar atenção exclusiva ao aluno;
- Requer avaliações e feedbacks em tempo real, de modo que se possa corrigir falhas e repetir o treino imediatamente.
Além disso, a prática deliberada exige que a pessoa tenha plena consciência de quais habilidades já domina e quais precisa aperfeiçoar. Dessa forma, é possível se dedicar a treinos específicos, seguindo as etapas descritas acima.
Comece por um passo de cada vez
Porém, conhecer e entender o conceito da prática deliberada não significa que você necessariamente precise segui-lo. Afinal, trata-se de um método bastante avançado, que pode exigir um grande investimento de tempo e dinheiro. Logo, se você está interessado em adquirir novas habilidades, comece pelo básico.
Aliás, como sinalizamos no início deste artigo, uma boa forma de fazer isso é através da tecnologia. Afinal, basta um iPhone ou iPad para acessar milhares de apps dedicados ao ensino e à prática de novas aptidões. Inclusive, já trouxemos várias dicas nesse sentido, desde cursos gratuitos até aplicativos para aprendizado de programação, lettering e soft skills.
Então… Qual dessas habilidades você vai treinar primeiro? 🙂