Aplicativos gratuitos, porém com funções avançadas ou adicionais disponíveis mediante pagamento. Na sua App Store, você certamente já viu o rótulo “compras dentro do app” em algum título de seu interesse. Mas você sabe como esse recurso funciona? Neste artigo, explicaremos os tipos de compra existentes nos aplicativos, como efetuá-las e até como desabilitar essa opção.
O que são as compras dentro do app?
As compras dentro do app são opções de assinatura ou conteúdo extra que você pode adquirir num determinado aplicativo. Em geral, assim são comercializadas as versões “premium” de muitos apps, com funções avançadas e outros benefícios. Ou seja, a partir dessas compras, o usuário tem acesso a uma versão mais completa do que a gratuita.
Como saber se existem compras no app?
Para ver se o título que você pretende instalar tem opção de compras no app, basta localizá-lo na App Store. Em seguida, veja se abaixo do botão “Obter” – ou do preço do aplicativo, caso seja pago – existe a sinalização de “Compras dentro do app”.
Tipos de compras dentro do app
Existem três tipos de compras dentro do app: assinaturas, compras não consumíveis e compras consumíveis. Entenda melhor cada uma delas a seguir:
1. Assinatura
Na opção “assinatura”, como sugere o nome, você paga para acessar determinado conteúdo ou serviço por um período específico. As assinaturas abrangem os mais diversos serviços, como streaming de vídeos ou músicas. Por exemplo, podemos citar o Apple Music e o Apple TV+.
É importante frisar que, quando você realiza uma assinatura, ela geralmente tem renovação automática por padrão Dessa forma, caso você não deseje continuar, será necessário efetuar o cancelamento. Muitas assinaturas oferecem mais de uma opção de periodicidade. Assim, você pode optar por assinaturas semanais, mensais, trimestrais e anuais, por exemplo.
2. Compra não consumível dentro do app
As compras não consumíveis dentro do app são itens que você compra apenas uma vez e pode transferir para outros dispositivos associados ao seu ID Apple. Assim, mesmo que você perca uma compra não consumível, poderá restaurá-la gratuitamente. Remoção de anúncios, desbloqueios de jogo completo, atualização para versão profissional e níveis bônus de jogos são alguns exemplos de compras não consumíveis.
3. Compra consumível dentro do app
Entre as compras consumíveis dentro do app mais comuns, podemos citar as seguintes:
- dinheiro virtual para jogos, como moedas;
- vidas extras num jogo;
- pacote de exportações para um novo formato de arquivo.
Portanto, esses itens devem ser comprados todas as vezes que forem utilizados. Um dos pontos principais aqui é a impossibilidade de refazer seu download gratuitamente. Logo, se você remover e reinstalar o app (ou instalar o app em outro dispositivo), poderá perder as compras consumíveis. Então, se você tiver um game no iPhone e quiser instalá-lo no iPad, a sincronização abrangerá os níveis do jogo, mas vidas extras e outras compras consumíveis, não.
Gerenciamento de compras no app
No App Store, você pode gerenciar assinaturas, revisar e baixar compras feitas por você ou até por outros familiares via Compartilhamento Familiar. A partir isso, você pode definir restrições e personalizar as preferências da App Store nos Ajustes.
Quando você utiliza o Compartilhamento Familiar, o organizador da família pode revisar e aprovar compras feitas por outros familiares abaixo de uma idade predeterminada. Além disso, você pode ir em Compras e visualizar quais foram feitas por você ou por sua família.
Dentro da App Store, você pode alterar ou cancelar as assinaturas de forma simples. Para tanto, basta tocar na sua foto, na parte superior direita, e escolher Assinaturas. Nos Ajustes, você consegue restringir o conteúdo e impedir compras dentro de apps, seguindo o caminho Tempo de Uso > Restrições de Conteúdo e Privacidade > Restrições de Conteúdo. Assim, você pode restringir apps por idade e impedir a abertura de Clipes de Apps, por exemplo.