Se você é usuário do sistema macOS, possivelmente já tenha se deparado com a necessidade de desinstalar programas no MacBook. Aliás, você sabia que diversos aplicativos instalados no seu dispositivo Apple podem ser facilmente removidos? Para isso, existe um passo a passo importante a ser seguido.
Dicas para desinstalar programas no MacBook
Desinstalar um aplicativo baixado da internet no seu MacBook Air ou MacBook Pro é muito simples! Depois de localizá-lo na aba de Aplicativos na barra lateral do Finder, é só seguir essas dicas:
- Caso o app esteja em uma pasta, você precisa abrir a respectiva pasta e procurar o Desinstalador. Ao encontrá-lo, é só clicar duas vezes sobre ele e seguir as instruções que aparecerão na tela. Tudo muito fácil e intuitivo!
- Se o app não estiver em uma pasta ou mesmo se não possuir um Desinstalador, você pode arrastá-lo da pasta de Aplicativos para o Lixo. A lixeira do Mac está localizada no final do Dock. Porém, lembre-se: ao esvaziar o Lixo, o aplicativo será removido permanentemente do seu MacBook, o que pode impedir a abertura de arquivos criados com ele.
Desinstale aplicativos com o Launchpad
Para desinstalar aplicativos que foram transferidos pela App Store, a dica é utilizar o Launchpad. Para isso, basta abri-lo e permanecer clicando no ícone de um aplicativo até que todos comecem a tremer. Em seguida, é só clicar no botão Apagar sobre o app em questão.
Como se pode ver, o Launchpad é uma maneira rápida e simples de apagar aplicativos que já não têm utilidade. Lembrando que, além de clicar no ícone do Launchpad no Dock, você pode abri-lo diretamente na pasta de Aplicativos. Outra opção é fazer o gesto de juntar o polegar com outros três dedos sobre o trackpad. Simples, não é?
Vale a pena ressaltar que esse método somente é válido para deletar aplicativos baixados da App Store. Para apps e programas instalados via navegador, a dica é seguir o passo a passo que está no início do artigo.
Por que desinstalar apps do MacBook?
Seja você usuário do MacBook Pro ou do MacBook Air, muitos motivos podem levá-lo a querer desinstalar um programa. Mas a verdade é que essa simples ação ajuda a liberar espaço de armazenamento no sistema. Por isso, sempre que um aplicativo ou programa não é mais utilizado, o ideal é fazer a sua remoção.
Seja aquele programa que você baixou e percebeu que não tem utilidade ou mesmo aqueles apps que já foram muito utilizados, mas que agora perderam a função. Assim, seu dispositivo não ficará armazenando dados que possam, no futuro, interferir no seu desempenho.
Agora que você já sabe como remover apps e programas no MacBook, que tal conferir outras dicas que preparamos? Acesse o blog da iPlace e fique por dentro de todas as novidades!
Foto: iStock/Pinkypills