Há mais de duas décadas, no dia 3 de dezembro se celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Instituída pela Organização das Nações Unidas em 1992, a data busca conscientizar sobre o bem-estar e os direitos dessas pessoas.
Nesse contexto, hoje vamos falar sobre os recursos de acessibilidade presentes no iPhone. Afinal, a Apple criou ferramentas que facilitam o uso dos aparelhos, visando a que todos possam usufruir da sua tecnologia.
Recursos do iPhone para pessoas com deficiência
A Apple está sempre atenta às soluções que proporcionam mais qualidade de vida, saúde e autonomia aos usuários. Por exemplo, os recursos de acessibilidade do iPhone, que se voltam especialmente às pessoas com deficiência. Assim, eles podem ser usufruídos em todos os momentos da rotina, permitindo maior facilidade de uso dessa ferramenta tecnológica.
Em geral, o iPhone e outros aparelhos Apple oferecem ajustes que suprem diferentes necessidades. Assim, a acessibilidade está disponível em recursos para visão, audição, fala, mobilidade e aprendizado. O objetivo é melhorar o uso seja em momentos específicos, de forma temporária, quanto continuamente.
Além disso, complementando os recursos nativos do iPhone, você pode fazer o download de apps específicos. Quer conhecer alguns exemplos? Então confira cinco excelentes opções de aplicativos de acessibilidade neste outro artigo do nosso blog.
Como configurar a acessibilidade no iPhone?
Ao ligar o iPhone pela primeira vez, é possível configurar todos os recursos de acessibilidade do aparelho. No entanto, caso você decida fazer isso num segundo momento, também é possível. Basta acessar Ajustes > Acessibilidade e optar pelos itens que deseja configurar. Entre essas opções está o Conteúdo Falado, que lê o texto selecionado pelo usuário na tela do iPhone. Os recursos dividem-se em cinco categorias distintas – Visão, Física e Motora, Audição, Fala e Geral.
Para pessoas com deficiência visual, por exemplo, é possível alterar o tamanho do texto na tela do iPhone, bem como suas cores. Já o recurso VoiceOver permite que o usuário ouça o que aparece na tela, facilitando sua interação com o aparelho.
No que se refere à mobilidade, o usuário pode navegar no aparelho sem usar suas mãos. Isso ocorre tanto por comandos de voz quanto pela conexão de um dispositivo de entrada específico, como um controle.
Entre os recursos de acessibilidade do iPhone estão ainda aqueles relacionados à audição. Nesse caso, o dispositivo pode transformar fala em texto, ajustar o áudio para ambientes com ruídos e até reconhecer alguns sons. Já os recursos de fala são extremamente úteis para pessoas que apresentam dificuldades na oralização.
Além disso, para quem precisa reduzir distrações com estímulos sensoriais, o iPhone oferece recursos de aprendizado. Com eles, é possível ter a ajuda necessária no dia a dia, incluindo identificação de objetos no entorno e até mesmo pessoas.
Já com o Acesso Assistivo, pessoas com deficiências cognitivas têm mais facilidade para realizar algumas tarefas com iPhone. Por exemplo, suas configurações permitem conversar com familiares e amigos ou mesmo tirar fotos de um jeito simples.
Configurando o Atalho de Acessibilidade
Pensando na praticidade no dia a dia, o Atalho de Acessibilidade reúne os recursos preferidos do usuário. Assim, fica mais fácil acessá-los de forma integrada num só painel. Dessa forma, é possível adicionar VoiceOver, Acesso Assistivo e outros a uma Central de Controle. Outra possibilidade é utilizar um toque triplo para acessar tais recursos.
Continue acompanhando o blog da iPlace para ficar sempre por dentro de todos os recursos do iPhone! E, caso esteja pensando em comprar ou trocar o seu dispositivo, não perca as ofertas da nossa loja virtual. 😉