Enchentes no RS: o que fazer com os dispositivos molhados

Neste momento tão delicado para os gaúchos, veja algumas dicas sobre como recuperar os dispositivos molhados durante eventos climáticos

Enquanto contabilizam seus prejuízos com as enchentes no Rio Grande do Sul, muitas pessoas têm procurado orientações sobre o que fazer com aparelhos eletrônicos atingidos pela água. Nesse sentido, muitas são as dicas populares que já circulam nas redes sobre como recuperar os dispositivos molhados. No entanto, é preciso ter cuidado com as estratégias que serão adotadas – principalmente para não piorar a situação.

Diante deste momento delicado, separamos algumas informações seguras e recomendações oficiais da Apple para seguir caso seu iPhone tenha molhado.

 

Recuperando dispositivos molhados com segurança

 

1.    Não ligar na tomada

Primeiramente, ao lidar com dispositivos molhados, não tenha pressa para ligá-los. Por isso, ante de conectá-los a uma tomada ou outra fonte de energia, certifique-se de que estejam rigorosamente secos. Caos contrário, há risco de curto-circuito, comprometendo de vez os aparelhos.

Especialmente em relação ao iPhone, também não é recomendado utilizar o truque do saco de arroz tão difundido na internet. Isso porque partículas pequenas do arroz podem danificar os conectores do aparelho.

 

2.    Secar bem o aparelho

Para saber se a água ou outros líquidos atingiram a parte interna do iPhone, é possível observar alguns indicadores específicos. No caso do iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR ou posterior, o próprio sistema pode informar se há líquido no conector. Se o iPhone estiver ligado, ele exibirá na tela um desses alertas:

Carregamento Indisponível: será exibido quando o iPhone for conectado a um conector Lightning com presença de líquido;

Líquido Detectado no Conector USB‑C: aparece ao conectar um acessório ou carregador ao iPhone com um cabo de USB-C para USB-A e o líquido for detectado. Então, desconecte o cabo de carregamento imediatamente.
 

Para secar:

Primeiro, bata o iPhone suavemente na mão, com o conector virado para baixo, a fim de remover o excesso de líquido. A seguir, deixe o dispositivo molhado num local seco com bom fluxo de ar. Por fim, aguarde pelo menos mais meia hora para carregar o aparelho com um cabo ou conectar um acessório.

Se os alertas continuarem aparecendo, significa que ainda há líquido na parte interna. Nesse caso, mantenha o iPhone em local seco e bem arejado por até um dia.

Você pode tentar carregar o dispositivo ou reconectar um acessório durante esse período. Contudo, não é o mais recomendável, pois pode demorar até 24 horas para o iPhone secar totalmente.

 

Outros modelos de iPhone

Muitos modelos de iPhone têm indicadores de contato com líquido (LCIs) que podem ser vistos na parte externa. Assim, quando você estiver com seu dispositivo molhado por água ou por outros líquidos, o LCI será ativado.

Normalmente, a cor do indicador é branca ou prateada. Porém, em contato com água ou outro líquido, ele ficará todo vermelho.

 

O que não fazer com seus dispositivos molhados

  • Não seque os dispositivos molhados usando uma fonte externa de calor ou ar comprimido;
  • Não insira nos conectores qualquer objeto estranho, como uma haste flexível ou papel-toalha;
  • Não coloque o iPhone no arroz. Como já comentamos, pequenas partículas do alimento podem causar danos ao dispositivo.

 

Se nada der certo, não tente consertar seu iPhone em casa. Mesmo existindo diversos tutoriais e informações que se propõem a ajudar, é grande o risco, sem embasamento técnico, de causar danos ainda maiores ao dispositivo.

Caso seu iPhone ou qualquer outro aparelho Apple não volte a funcionar ou apresente falhas, conte com a Assistência Técnica da iPlace. Para isso, descubra qual a unidade mais próxima de sua residência e entenda como ela funciona. Desse modo, você pode garantir um pouco mais de tranquilidade e confiança o seu dia a dia. Fique bem e conte com a iPlace!

 

Foto: iStock/Eduard Lysenko
Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail