O isolamento social desencadeado pela pandemia do coronavírus tem instigado as pessoas a buscar diferentes formas para combater a solidão. Consequentemente, muitas ONGs têm vivenciado um importante aumento no interesse pela adoção de animais.
Porém, embora esta combinação seja inicialmente positiva para todos os envolvidos, é preciso avaliar bem antes de acolher um pet. Sobretudo porque lidar com a quarentena não pode servir como motivação exclusiva para esta tomada de decisão. Afinal, é preciso considerar como será sua rotina pós-pandemia.
Por outro lado, novamente a tecnologia possibilita diversas vantagens. Tanto para adotar quanto para adestrar cachorro, alguns apps para iPhone podem ser seus melhores companheiros.
Adotar e adestrar cachorro: uma relação duradoura
O MeAuDote é um aplicativo gratuito para iPhone e iPad dedicado à doação e adoção de animais abandonados. Com ele, a distância entre você e o seu próximo melhor amigo pode ser de apenas alguns toques na tela. Aliás, para o pet, seu tempo livre em casa deverá favorecer o processo de adaptação.
Enquanto isso, para você, a presença do animal adotado representará uma oportunidade de praticar solidariedade e empatia. Além disso, ajudará a formar novos laços de carinho e afeto.
Além da companhia e da diversão, é essencial desenvolver o respeito mútuo e instituir algumas regas de convivência. Para isso, ensinar comandos de obediência é fundamental, especialmente pensando no período pós-quarentena. Então entra em cena o app Dogo. Afinal, se você não sabe o que ensinar ao seu pet, vai encontrar muita inspiração neste aplicativo.
Gratuito na App Store, ele é compatível com iPhone, iPad e iPod touch. Assim, dá acesso a mais de 70 truques para adestrar cachorro, bem como a jogos e exames por vídeo. Inicialmente, você pode checar a biblioteca do app e escolher de comandos básicos a avançados. Por exemplo: é possível ensinar o nome, a sentar, a ficar no chão e treinar a ida ao banheiro. Da mesma forma, ensinar a girar, a ficar junto, sentar e ficar também fazem parte da tarefa de adestrar cachorro.
Além disso, pode ensiná-lo a pegar a coleira, para quando vocês puderem passear juntos na rua. Para tanto, o app oferece um sinal sonoro que marca tanto o bom comportamento quanto o momento exato da recompensa. Assim, funciona como um reforço positivo e, segundo os desenvolvedores, reduz o tempo de adestrar cachorro em até 40%.
Diversos programas e acompanhamento para adestrar cachorro
Segundo os desenvolvedores do Dogo, nunca é tarde para começar a adestrar cachorro. Seja um filhote cheio de energia ou um cão já adulto. Inclusive, o app disponibiliza treinadores profissionais para ajudar a resolver problemas de comportamento e desenvolver habilidades.
Além disso, toda a semana há um novo tema para o desafio de adestrar cachorro compartilhado entre a comunidade Dogo. Assim, você consegue mostrar como seu cão está bem treinado e acompanhar as atividades de outros usuários do app.
Com o programa para filhotes, seu pet conseguirá dominar 42 truques em 4 semanas. Enquanto isso, o programa de obediência básica ensinará seu cão a escutá-lo e, em 3 semanas, desenvolverá 25 habilidades.
Além disso, os treinamentos dinâmicos ajudarão com a prática regular de exercícios físicos, fundamental para a qualidade de vida. Aliás, ao retomar sua rotina, é possível dar continuidade a essas atividades com a ajuda do DogHero. Também disponível para iPhone e iPad, o app oferece passeios e hospedagem para pets.
Pronto para ganhar um novo melhor amigo?
Foto: iStock/Eva Blanco