Lembrar momentos inesquecíveis, transportar para novos universos, entender exatamente o que estamos sentindo. A música é uma companhia no nosso dia a dia, faz parte da nossa rotina e nos acompanha no trajeto para o trabalho e na esteira da academia. Mas, afinal, por que gostamos tanto de música? Para entender melhor, continue lendo!
Música: história e origem
Na pré-história, homens e mulheres já faziam música. Porém, naquela época, isso consistia basicamente em imitar os sons da natureza. Assim, pássaros, rios, vento e outros sons faziam parte da sonoridade rudimentar. Inclusive, arqueólogos já encontraram instrumentos como flautas com mais de 35.000 anos!
Linguagem universal?
Pense agora na sua música favorita. Em qual idioma ela é cantada? Bom, isso basicamente não importa, não é mesmo? Afinal, você pode amar músicas em francês sem saber uma única palavra nessa língua.
Além de sobrepujar o sentido da letra, a música mexe com as emoções. Aliás, uma mesma canção pode despertar muitas emoções diferentes em cada pessoa que a escuta. Contudo, também pode desencadear exatamente a mesma emoção – inclusive entre culturas diferentes.
Como surge o gosto musical?
Estudos comprovam que a motivação para ouvir e apreciar uma música pode estar relacionada a empatia. Inclusive, a função da música e da empatia na evolução social humana já é pesquisada há muito tempo. Essa relação pode ter surgido de uma arquitetura neurocognitiva semelhante que evoluiu para unir as pessoas.
Ou seja: a música é um tipo de comunicação, evidenciada por sua presença em todas as culturas humanas ao longo da história. Já o gosto musical define, entre muitos outros aspectos, subgrupos dentro das emoções.
A empatia social, o fato de sentir ou inferir emoções em interações interpessoais, está intimamente relacionada à empatia musical. Isso quer dizer que uma pode impactar a outra.
Apple Music e as suas emoções à flor da pele
Como dito, as músicas são capazes de promover emoções. No Apple Music, você encontra mais de 100 milhões de músicas e mais de 30 mil playlists para tocar e se emocionar.
Para que o seu momento com a música seja ainda mais especial, você pode se deixar envolver com o Áudio Espacial e com o Lossless. Com o Áudio Espacial você consegue escutar o som perfeitamente por todos os lados. Já com o Lossless você aproveita o áudio em altíssima definição.
A playlist para o seu momento
Se a ideia é se sentir acolhido com a música, o Apple Music tem o recurso perfeito para isso. Assim, você pode aproveitar a playlist ideal para as emoções que estiver sentindo! Essas listas são selecionadas por editores especializados do Apple Music, abarcando grande diversidade de gêneros e “moods”.
O Apple Music tem planos a partir de R$ 11,90 e pode ser usufruído em todos os seus dispositivos: do iPhone ao iPad, passando pelo Apple Watch, pela Apple TV, pelo Mac e muito mais! Além das playlists personalizadas, você pode aproveitar o recurso Apple Music Live, focado em shows ao vivo.
Foto: iStock/Wavebreakmedia