Muitos são os estudos que comprovam os benefícios de se realizar algumas pausas entre suas tarefas do dia. Aliás, durante o trabalho, definir intervalos é um ótimo método para aumentar e produtividade e reduzir o estresse. Porém, em vez de apostar em distrações, a dica é investir em reflexões para dar mais propósito a essas paradas. Pelo menos é o que sugere uma pesquisa divulgada pela Forbes, recomendando “pausas produtivas” – especialmente antes e depois do expediente.
Como aumentar a produtividade com duas pausas ao dia
A ideia é que cada intervalo tenha um objetivo bem específico para garantir mais sucesso em sua rotina. Sobretudo porque você utilizará suas pausas para organizar e planejar as atividades. Portanto, para aumentar a produtividade no dia a dia, comece dedicando alguns instantes para registrar suas ideias. Afinal, o cérebro memoriza melhor o que você escreve, pois os planos saem apenas do campo das ideias. Isto é, migram factualmente para o espaço da ação.
1 – Pausa de 12 minutos antes do expediente
Para aumentar a produtividade, inicie seu dia com 12 minutos dedicados a planejar os passos necessários ao sucesso das missões. Ou seja: nada de verificar mensagens ou checar e-mails, já que isso pode acabar comprometendo o seu desempenho com distrações. Em vez disso, use seu iPhone ou iPad para traçar metas claras a perseguir durante o dia. Aliás, será valioso cumprir essa etapa antes mesmo de iniciar qualquer compromisso relacionado ao trabalho.
Para tanto, você pode usar o app Notas, escrevendo suas principais metas e objetivos para tornar o dia bem-sucedido. Em seguida, inclua as possíveis dificuldades capazes de impedir que eles sejam cumpridos. Desse modo, você antecipa meios e soluções, caso aquela dificuldade de fato se apresente. Aliás, é importante lembrar que esses objetivos podem ser bem diversos – basta que façam parte da sua realização pessoal.
2 – Pausa de 12 minutos após o expediente
Outro exercício de reflexão para aumentar a produtividade pode ser feito com mais uma pausa no final do dia. Porém, dessa vez, os 12 minutos de intervalo serão utilizados para refletir sobre o que foi aprendido. Logo, você poderá novamente contar com o Notas em seu iPhone ou iPad para registrar as principais lições da jornada. Antes disso, porém, lembre-se de verificar se os objetivos traçados pela manhã foram cumpridos. Em seguida, elenque pelo menos duas questões específicas que contribuíram com o seu dia.
Por exemplo: em vez de escrever que você não atingiu determinada meta, concentre-se naquilo que o ajudou a ser produtivo. Ou no que você percebeu que pode fazer melhor no dia seguinte para alcançar os objetivos. Então, mesmo que você não consiga fazer intervalos ao longo do expediente, tente incluir essas pausas produtivas na rotina. Afinal, basta incluí-las como primeira e última tarefas do seu cronograma diário.
Bônus: tecnologia para aumentar a produtividade
Assim como uma breve pausa pode aumentar a produtividade, outros recursos e dispositivos podem ajudar a melhorar seu desempenho. Sobretudo quando a ideia é manter o foco e eliminar as distrações. Por exemplo: a função “Cancelamento Ativo de Ruído” dos Airpods Pro é uma grande aliada da produtividade no home office. Da mesma forma, você pode contar com os menus do Finder, no Mac; e com o Modo Foco disponível no iPhone. Ou seja: com a Apple, opções não faltam para facilitar o seu dia a dia! Por isso, conte com a iPlace para ter acesso aos melhores dispositivos e acessórios para apoiar sua rotina.
Foto: iStock/fizkes