Com tantas opções incríveis na App Store, apontar os melhores apps e jogos do ano não é tarefa fácil. Mas, como sempre, a Apple reuniu seu time editorial global e condecorou os campeões de 2021 no “App Store Awards”. Nessa premiação anual, são considerados aspectos como inovação técnica, experiência do usuário e design. Depois, considerando o impacto desses apps nas vidas dos usuários, são indicados os vencedores de cada categoria.
A lista reúne os 15 melhores apps e jogos do ano para iPhone, iPad, Mac, Apple TV e Apple Watch. Segundo a Apple, são aplicativos que ajudam a explorar suas paixões, expressar sua criatividade, se conectar e se divertir. Consequentemente, há apps desenvolvidos no mundo inteiro, reconhecidos por sua qualidade excepcional, tecnologia inovadora, design criativo e impacto cultural positivo.
“Os ganhadores dedicaram-se de corpo e alma para criar os melhores apps do ano”, declarou Tim Cook, CEO da Apple. Ele salientou o efeito potencializador desses aplicativos e jogos em relação à criatividade e à paixão de milhões de usuários. “De desenvolvedores autodidatas independentes a líderes inspiradores de empresas globais, esses escolhidos inovaram usando a tecnologia da Apple”, acrescentou. “E muitos aumentaram nosso sentimento de união – algo de que precisávamos neste ano”.
Conheça os 15 melhores apps e games de 2021
Entre novatos e veteranos, os melhores apps e jogos do último ano ofereceram experiências poderosas nos aparelhos Apple. Por exemplo, o Toca Life World, dez anos após estrear na App Store, segue se superando entre os jogos infantis. Já os desenvolvedores por trás do DAZN deram destaque à cultura do esporte local para que todos pudessem aproveitar. Por sua vez, o Carrot Weather apresentou a melhor forma de mostrar a previsão do tempo no Apple Watch.
No campo das artes visuais, o LumaFusion deixou a edição de vídeos mais rápida, menos intimidadora e mais portátil. Enquanto isso, de forma criativa, o Craft tornou eficiente o talento artístico por meio de um caderno com capacidades ilimitadas.
Por fim, gráficos incríveis e narrativas ricas transportaram jogadores de todas as idades a experiências de jogos envolventes. Nesse segmento, foram destacados League of Legends: Wild Rift, MARVEL Future Revolution, Myst, Space Marshals 3 e Fantasian.
Confira a lista completa dos ganhadores a seguir.
Vencedores do App Store Award 2021
Melhores apps
- Toca Life World, do Toca Boca – App do ano para iPhone.
- LumaFusion, do LumaTouch – App do ano para iPad.
- Craft, do Luki Labs Limited – App do ano para Mac.
- DAZN, do DAZN Group – App do ano para Apple TV.
- Carrot Weather, do Grailr – App do ano para Apple Watch.
Melhores jogos
- League of Legends: Wild Rift, da Riot Games – Jogo do ano para iPhone.
- MARVEL Future Revolution, da Netmarble Corporation – Jogo do ano para iPad
- Myst, da Cyan – Jogo do ano para Mac
- Space Marshals 3, da Pixelbite – Jogo do ano para Apple TV.
- Fantasian, da Mistwalker – Jogo do ano do Apple Arcade.
Além dos melhores apps e jogos para dispositivos Apple, os editores globais da App Store escolhem a “tendência do ano”. Assim, o objetivo é identificar um movimento com impacto duradouro na vida das pessoas, premiando aplicativos que contribuíram para isso.
A maior tendência de 2021 foi “Conexão”. Portanto, os eleitos nessa categoria aproximaram as pessoas de maneiras significativas, considerando as necessidades sociais, pessoais e profissionais dos usuários. A seguir, confira os melhores apps dentro da categoria “Tendência do ano”.
Tendência do ano: Conexão
- Among Us!, da Innersloth. Misturando cooperação e competição, Among Us! cultivou a ideia de comunidade por meio de partidas rápidas online. Para tanto, os usuários precisavam falar e ouvir aos outros por meio de blefes, gracejos e trabalho em equipe.
- Bumble, da Bumble Inc. Famoso como app de paquera, o Bumble soube se adaptar às circunstâncias do “novo normal”. Assim, aprimorou e acrescentou recursos desenvolvidos não apenas para namorar, como para fazer amizades ou aumentar sua rede profissional. Aliás, tudo isso em conversas que fomentam o empoderamento feminino.
- Canva, da Canva. Com ferramentas de design elegantes e templates lindos, o Canva ajuda os usuários a explorar seu espírito empreendedor. Isso porque torna o design simples e acessível para profissionais, estudantes, candidatos a emprego, líderes e times de qualquer natureza.
- EatOkra, de Anthony Edwards Jr. e Janique Edwards. O EatOkra criou um guia robusto e direcionado aos usuários de mais de 11 mil restaurantes com proprietários negros. Assim, ajudou as pessoas a encontrar maneiras literalmente deliciosas de investir em suas comunidades, fortalecendo-as cada vez mais.
- Peanut, da Peanut App Limited. De gravidez e menopausa a relacionamentos e autocuidado, o Peanut cria espaço para conversas francas sobre temas sociais femininos. Isso é feito por meio de podcasts apresentados por especialistas, ajudando mulheres em todas as fases da vida.
Para saber mais sobre os apps e jogos prestigiados este ano no App Store Awards, acesse a App Store! Além das escolhas editoriais, os melhores apps e jogos do ano estão disponíveis, bem como os melhores do Apple Arcade.