Saiba como manter a segurança ao usar redes wi-fi abertas

Tentadoras, as redes wi-fi abertas ao público são apresentadas de forma automática nos dispositivos. Assim, tornam-se especialmente atrativas para quem deseja poupar seu plano de dados ou está sem sinal da rede móvel. Porém, ao mesmo tempo em que oferecem praticidade, elas podem trazer riscos à segurança e à privacidade. Afinal, estão entre os pontos de acesso preferidos de hackers para a prática de ataques virtuais. Dessa forma, prevenir continua sendo a melhor estratégia para evitar problemas.

Por si só, usuários Apple já possuem grande vantagem no quesito segurança. Afinal, praticamente toda a proteção dos sistemas vem embarcada na forma de recursos nativos. Além disso, as atualizações automáticas do iOS ajudam a zelar pela proteção dos dispositivos. Mesmo assim, adotar algumas atitudes simples nunca é demais, certo?

 

Certifique-se de que seus dados estejam em segurança

As dicas a seguir são muito úteis para proteger suas informações e dados sensíveis durante a navegação na internet. Fáceis de implementar, elas ajudam a evitar as armadilhas escondidas em redes wi-fi públicas ou abertas. Entre elas, a captação de tráfego de dados e a distribuição de malware nos dispositivos conectados.

Então, sempre que for necessário usar uma rede wi-fi aberta, lembre-se de não deixar rastros. Para tanto, limpe seu histórico de navegação, cookies e arquivos temporários do navegador. Além disso, nunca se esqueça de encerrar uma sessão que você iniciou para se conectar a alguma conta. Inclusive ao usar seu e-mail e redes sociais, garanta um acesso seguro com a autenticação de dois fatores.

Por falar nisso, outra regra de ouro é jamais acessar sites ou apps bancários a partir de redes abertas. Evite também fazer compras online que demandem o preenchimento de informações de seus cartões (veja mais aqui). Afinal, nem sempre o roubo desses dados sensíveis é detectado de maneira instantânea. Assim, sem que você perceba, os hackers podem obter acesso a suas contas e cartões de crédito, gerando prejuízos.

Caso desconfie de algum link ou arquivo de anexo, não abra. Aliás, evite abrir qualquer site ou e-mail suspeito, pois os esquemas de phishing estão cada vez mais sofisticados. Assim, até mesmo anexos aparentemente confiáveis podem possibilitar brechas para ataques virtuais.

 

Seguro para iPhone e outros dispositivos Apple

Você sabia que pode proteger seu dispositivo Apple também contra ameaças “não digitais”, como roubo, furto qualificado e quebra acidental? Isso é possível por meio do iPlace Seguro Premium – oferecido para iPhone, iPad, iPod e MacBook. A contratação do serviço, que deve ser realizada no momento da aquisição do produto, garante muito mais tranquilidade.

No caso específico do iPhone, aliás, também é possível contratar o iPlace Seguro Premium de forma avulsa. Para tanto, basta que o aparelho tenha sido adquirido numa loja iPlace há não mais de seis meses. Para saber mais sobre o serviço da iPlace, clique aqui.

Foto: iStock/monkeybusinessimages

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail